Santa Cruz
None

Série C

Confira o comunicado da FIFA que determinou a perda de pontos do Betim

A CBF acatou determinação da FIFA para que decisão do comitê disciplinar da entidade máxima fosse cumprida. Leia o documento em português

postado em 17/10/2013 15:12 / atualizado em 17/10/2013 15:19

Redação Superesportes /Diario de Pernambuco

Uma dívida contraída em 2008. Essa é a causa da eliminação do Betim na Série C de 2013. Sucessor legal do Ipatinga, o Betim foi acionado na FIFA por parte do The Strongest, que reclamava a falta de pagamento de parte do valor acordado na transação do atleta Pablo Escobar do clube boliviano para o brasileiro. A decisão da entidade saiu em abril de 2013, porém apenas na quarta-feira (16) veio a exigência da FIFA para que a CBF sancionasse o Betim com a perda dos seis pontos na competição em que estivesse disputando. A CBF, então, puniu o clube, que está eliminado da Série C e não deverá ser mais o adversário do Santa Cruz, que já tem confronto marcado para a próxima segunda-feira (21) com o Mogi Mirim, seu novo oponente nas quartas de final da terceirona.

Confira, abaixo, a íntegra em português do comunicado da FIFA em que a entidade máxima do futebol mundial determina que a CBF puna o Betim.

À Confederação Brasileira de Futebol

Sr. Julio Cesar Avelleda

Secretário Geral

Zurique, 16 de outubro de 2013

Número de referência: 130062 kis

Clube The Strongest, Bolívia / Clube Betim Esporte Clube (sucessor legal do clube Ipatinga Futebol Clube), Brasil

Caros Senhores,

Nos referimos ao caso citado acima e reconhecemos o recebimento da carta datada de 24 de setembro de 2013 do clube The Strongest, enviada através da Associação Boliviana de Futebol em 25 de setembro de 2013, com uma cópia que foi anexada para a atenção da outra parte.

De acordo com o conteúdo desta carta, o clube The Strongest pede que seis (6) pontos sejam deduzidos do primeiro time do clube Betim Esporte Clube. Consequentemente, pedimos a sua associação que, imediatamente, implemente o ponto 4 da decisão tomada pelo Comitê Disciplinar da FIFA em 10 de abril de 2013, deduzindo seis (6) pontos do time principal do clube.

Como membro da FIFA, sua associação é responsável por implementar a decisão, como estabelecido no ponto 6 da decisão do Comitê Disciplinar da FIFA. Portanto, nós pedimos gentilmente que nos mandem imediatamente a prova da dedução dos pontos, particularmente a classificação da divisão relevante, na qual seja possível ver que seis (6) pontos foram deduzidos do time principal do clube, Betim Esporte Clube. Por favor, permitam-nos lembrar que, em caso da sua associação falhar em fazê-lo, o Comitê Disciplinar da FIFA irá pronunciar uma sanção apropriada contra a Confederação Brasileira de Futebol. Isso pode acarretar na expulsão de todas as competições da FIFA.

Agradecemos sua valiosa cooperação neste caso e esperamos ouví-lo.

Atenciosamente,

FIFA