Santa Cruz
None

SÉRIE B

Na luta contra Série C, Santa Cruz e Náutico fazem parte de inédito Z4 juntos

Nunca dois times de Pernambuco ficaram na zona de degola juntos na Série B

postado em 21/08/2017 08:30 / atualizado em 21/08/2017 08:44

Peu Ricardo/DP
A quinta derrota consecutiva do Santa Cruz na Série B inaugurou um ciclo inédito na história recente do futebol pernambucano. Em queda livre decorrente do péssimo momento, o Tricolor entrou pela primeira vez nesta temporada na zona de rebaixamento do Brasileiro. Lá, encontrou o Náutico - imerso no Z4 desde a segunda rodada da competição. Agora juntos, tricolores e alvirrubros, estão pela primeira vez abraçados entre os quatro últimos colocados. É a primeira vez nas 12 edições em que o Campeonato Brasileiro da Segunda Divisão foi disputado no atual sistema de pontos corridos que duas equipes pernambucanas ocupam juntas posições dentro da zona de rebaixamento da competição.

Durante o período, já disputaram a Série B nacional pelo estado: Náutico, Salgueiro, Santa Cruz e Sport. Jamais dois deles concomitantemente estiveram nos quatro últimos lugares - embora todos já tenham tido suas passagens “solitárias” pela incômoda parte da tabela. Timbu e Cobra Coral disputam a Segunda Divisão nacional juntos no atual regulamento pela terceira vez (anteriormente dividiram a competição em  2014 e 2015).

Em termos de aproveitamento, a situação do Náutico ainda é a mais delicada. Recém-saído da lanterna da competição, a probabilidade de rebaixamento, segundo dados do departamento de matemática na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é de 81,2%. Já o Santa Cruz tem chance de 47,6% de queda.

Times em fases distintas

Em campo, porém, os dois times vivem fases distintas. O Tricolor de Givanildo Oliveira é quem atravessa, neste momento, o maior jejum de vitórias na Série B com seis jogos em branco, sendo um empate e cinco derrotas. Já o Timbu vem em recuperação desde o anúncio da chegada do treinador Roberto Fernandes.

Nas últimas dez partidas, o Náutico soma 15 pontos. É o oitavo melhor. Em contraste, o Santa Cruz soma apenas oito. É o terceiro pior time nesse recorte. O que abre uma possibilidade de inversão de posição na tabela de classificação da Série B. Hoje, no entanto, a realidade aponta para o pior dos cenários: uma queda para a Série C juntos. 

Clubes de Pernambuco que jogaram a Série B dos pontos corridos

2006 - Sport e Náutico
2007 - Santa Cruz
2008 - nenhum
2009 - nenhum
2010 - Sport e Náutico
2011 - Náutico, Salgueiro e Sport
2012 - nenhum
2013 - Sport
2014 - Náutico e Santa Cruz
2015 - Náutico e Santa Cruz

2016 - Náutico

Chances matemáticas

UFMG

Probabilidade rebaixamento
Náutico: 81,2% / Santa Cruz - 47,6%

Probabilidade de acesso
Menos de 1%

Atingir 45 pontos
Probabilidade de permanência 83%

Chance de gol

Probabilidade rebaixamento
Náutico: 85,6% / Santa Cruz: 49,9%

Probabilidade de acesso

Menos de 1%

Atingir 45 pontos
Probabilidade de permanência 80%