Futebol Nacional
None

SÉRIE A FEMININA

Reencontro do Sport com a goleira Bárbara marca a 3ª rodada do Campeonato Brasileiro

Leão enfrenta o Kindermann, de Santa Catarina, atual equipe da atleta, que começou a carreira no time pernambucano

postado em 25/03/2017 00:01 / atualizado em 24/03/2017 17:17

Ana Neri Gomes/Sport Club do Recife
“Na primeira convocação para a seleção brasileira sub-20, eu estava com ela. Foi perto da final da gente (pelo Pernambucano), contra o Santa Cruz. Jogamos juntas também em 2008, quando fomos vice-campeãs da Copa do Brasil. E, antes disso, outros anos de futsal. Depois ela deslanchou, foi embora. Mas ainda cheguei a jogar com ela uma outra Copa do Brasil. Dessa vez, chegamos até as quartas de final, quando fomos eliminadas pelo Vitória de Santo Antão, em 2013.”

A lembrança da lateral direita Amanda Leite é de outras passagens do Sport, time que voltou a defender neste ano, com a reativação da equipe. A referência é a Bárbara. Natural do Recife, a goleira trilhou seus primeiros passos no futebol feminino na Ilha do Retiro. Na tarde deste domingo, as jogadoras voltam a se encontrar. Desta vez, em lados opostos. Enquanto Amanda carrega o Leão ao lado esquerdo do peito, a arqueira veste o amarelo e preto do Kindermann. O jogo, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino, será no estádio Carlos Alberto Costa Neves, em Santa Catarina, às 15h30.

O reencontro com Bárbara não será exclusividade de Amanda. Nesses mesmo anos, as jogadoras Bicê, Pintinho, Regiana e Keila, além da supervisora do futebol feminino do Sport, Nira Ricardo, dividiram a Ilha do Retiro com a goleira. E a relação de cumplicidade construída em meio aos percalços enfrentados pelas atletas da modalidade nunca foi ofuscada pela distância.

“Estava com Bárbara agora há pouco, antes dela viajar para o Kindermann. Ela nunca deixou esse contato cair. Sempre que a gente se reencontra, nunca nos deixa livre. Bárbara sempre está no dia a dia da gente. Em festas, para jogar uma pelada... Coisas de amigos”, comentou Amanda aos risos, que prevê dificuldades para superar a amiga. “Com certeza, pela qualidade que têm, teremos algumas dificuldades com ela no gol.”

TIME
Técnico do Sport, Jonas Urias utilizou duas formações diferentes para cada jogo. E pode manter a “tradição”. Durante esta semana, ele testou três times. Só vai definir momentos antes da partida. Sem contar com a atacante Ariadina, convocada para a seleção sub-20, ele deve optar por Soraya no setor ofensivo do Sport. Urias também não contará com a meia Jayanne. Com um estiramento de grau dois na parte posterior da coxa esquerda, ela só retorna aos gramados em duas semanas.

KINDERMANN
Finalista do Brasileiro em 2014 e campeão da Copa do Brasil em 2015, o Kindermann retornou ao cenário do futebol feminino após ficar longe das competições do futebol feminino por um ano. E investiu para voltar a ter um lugar de destaque. Além de Bárbara, convocada pela técnica Emily Lima para enfrentar a Bolívia em um amistoso em Manaus, integra o elenco a lateral direita Julia Bianchi, destaque das seleções femininas de base.

Apesar disso, o time catarinense, ocupando a 7ª colocação na tabela, ainda não pontuou na competição. Retrospecto que anima as rubro-negras, que pensam em obter um bom resultado fora de casa. “Estou esperando que dê tudo certo, porque desde o jogo do Audax a gente vem colocando em prática tudo que estamos treinando. Acho que só está faltando colocar a bola na rede. No mais, vejo que estamos bem completas.”
Ricardo Fernandes/DP

Agora vai, Vitória?

Na Zona da Mata, é tempo de pontuar. Ainda sem vencer no Brasileiro Feminino 2017, o Vitória de Santo Antão precisa reagir. Na terceira rodada da competição, o cenário não poderia se desenhar de forma mais favorável. Neste domingo, às 15h30, enfrenta o São Francisco, no Junqueira Ayres, na Bahia. Ocupando a última colocação do Grupo 1 e ainda sem pontuar, o clube baiano é dono da defesa mais vazada do torneio. Em dois jogos, as redes do São Francisco balançaram por seis vezes.

A situação adversária não contamina as atletas do Vitória. O discurso é de respeito extremo. “Será um jogo difícil, porque é um adversário direto às nossas pretensões e na posição da tabela. Vai ser de suma importância trazermos pontos de São Francisco do Conde. Tivemos oportunidade de fazer dois gols no último jogo. Espero que nosso time crie situações de gol e as converta, pois será importante para conseguirmos um resultado positivo”, analisou o técnico Beto Coelho.

No time do Vitória, pelo menos uma novidade já é certa. A goleira Silvia, que deixou os gramados na última partida com o joelho machucado, não estará em campo. Ainda sem previsão de volta, fará uma ressonância na próxima semana para saber por quanto tempo desfalcará a equipe. Assim, a arqueira Thalia assumirá a meta das Tabocas na partida. Atleta que, inclusive, jogou os 70 minutos restantes do jogo contra o Audax, quando Silvia foi substituída por conta da lesão.

SÃO FRANCISCO-BA
Fraco no sistema defensivo, o time baiano também figura com o mais baixo rendimento do torneio até o momento no ataque. Somente um gol marcado. Sob o comando do técnico Ivo Assis, o clube baiano tem uma equipe quase toda reformulada para a temporada. Contratou dez jogadoras no início do ano. Antes, porém, havia perdido outras seis titulares. Ainda que apresentando um mau desempenho na competição, o São Francisco se encaixa na ala dos times com tradição na modalidade. Com boas campanhas na Copa do Brasil, marcou presença em todas a edições do Brasileiro Feminino. No entanto, nunca chegou muito longe na competição. A melhor campanha registrada pela equipe no torneio foi a 6ª colocação na edição de 2013.

FICHAS DOS JOGOS
Kindermann: Barbara; Bruna, Zizi, Tuani, Julia; Mariana, Matos, Giovana, Adailma; Maressa, Karla. Técnico: Jorge Luiz Barcelos

Sport: Lorena; Amanda Leite, Bruna, Bicê, Rebeca; Ingryd, Regiana, Juliana, Laís; Johanna, Soraya. Técnico: Jonas Urias

-------------------------------------------------------------------------
São Francisco: Mirian; India, Andiara, Beatriz, Yana; Rosimeire, Faby, Ellen, Rayssa; Jumaria, Maria. Técnico: Ivo Assis

Vitória de Santo Antão: Thalia, Japinha, Roberta, Keila, Jucélia, Godoy, Rafaela, Larissa, Bruna, Tamires. Técnico: Beto Coelho
Luciano Abreu/Vitória