Velocidade
None

FÓRMULA 1

Desfalques no grid

postado em 30/10/2014 11:00 / atualizado em 30/10/2014 08:39

Estado de Minas /

REUTERS/Max Rossi

Pela primeira vez desde 2005, a largada de uma prova da Fórmula 1 terá apenas 18 carros. Com a desistência de Marussia e Carteham, por causa de crise financeira, o GP dos Estados Unidos, domingo, em Austin (Texas), vai repetir o número do GP de Mônaco’2005 – quando a BAR não participou por irregularidades de peso.

Desde então, somente uma prova teve menos de 18 carros no grid, e por motivo inusitado: no próprio GP dos Estados Unidos de 2005, à época disputado em Indianápolis, apenas seis carros largaram. Na última hora, a maioria das equipes não pôde correr por causa dos pneus. Só três escuderias (seis carros), que utilizavam um composto de outro fabricante, foram autorizadas a ir para a pista: Ferrari, que fez a dobradinha com Michael Schumacher e Rubens Barrichello, Minardi e Jordan.

Marussia e Caterham estão fora das próximas provas da F-1 e à beira da falência. No Mundial da categoria, elas têm zero e um ponto, respectivamente. A Marussia, por exemplo, é dona do menor orçamento do circo, com 63,5 milhões de euros (aproximadamente R$ 190 milhões), enquanto equipes top, como a Ferrari ou a Mercedes, estão perto dos 160 milhões (cerca de 480 milhões). A ausência nos GPs é mais um capítulo turbulento de uma temporada infeliz para a equipe, marcada pelo grave acidente encolvendo Jules Bianchi, no GP do Japão. O francês ainda está em estado grave, no hospital.

FERRARI Apesar de ainda estar na disputa com a Williams pela terceira colocação no Mundial de Construtores da F-1, a Ferrari já mudou seu foco para o campeonato de 2015. A três corridas do encerramento e com apenas dois pódios em 16 etapas, a equipe italiana vai aproveitar os treinos para o GP dos EUA para testar partes de seu carro do ano que vem, quando deverá ter Sebastian Vettel como piloto.

“Depois do Japão e Rússia nós tivemos três semanas para nos prepararmos para as provas nos EUA e no Brasil. Essa semana extra nos deu tempo para preparar alguns itens específicos para testar”, explicou Pat Fry, diretor de engenharia da Ferrari. A última vitória da escuderia foi no GP da Espanha do ano passado, com Fernando Alonso. Desde então, o melhor resultado foi a segunda colocação do espanhol no GP da Hungria, em julho.

O primeiro treino livre para o GP dos EUA será amanhã, às 13h (de Brasília). A corrida é no domingo, às 18h.

Tags: GP de Austin formula1