Velocidade
None

MOTOCICLISMO

Nas trilhas do Mineirinho

Ginásio vai receber, dia 28, as feras das duas rodas para a penúltima etapa do Mundial de Superenduro. Prova pode definir o título

postado em 21/02/2015 08:14 / atualizado em 21/02/2015 08:18

Euler Júnior / EM DA PRESS
Uma das disputas mais sensacionais do motociclismo internacional está de volta a Belo Horizonte. No dia 28, o Mineirinho será palco, pelo segundo ano consecutivo, de uma etapa do Mundial de Superenduro, modalidade que reproduz, em recintos fechados, as dificuldades encontradas pelos pilotos nas provas de enduro tradicional. E desta vez, o público mineiro acompanhará a penúltima prova da temporada 2014/2015, com grande possibilidade de acompanhar a consagração do polonês Taddy Blazusiak (KTM), atual pentacampeão mundial. Neste fim de semana, as feras aceleram na Arena VFG, em Guadalajara.

Os organizadores já iniciaram a montagem do percurso, que terá em torno de 400m de extensão, mas será completamente inédito em relação ao de 2014 – troncos, pneus de trator, dormentes, pedras de vários tamanhos, caçambas de entulho e muita terra fazem parte do cardápio. Um desafio que dificilmente surpreenderá europeus e norte-americanos, acostumados a treinar com motos de trial para aprimorar a técnica; mas que novamente exigirá bastante dos brasileiros – quem competiu ano passado espera se valer da experiência para andar mais próximo das feras da categoria Prestige, como Blazusiak, o inglês David Knight; o francês Matthias Bellino; o espanhol Alfredo Gómez; Cody Webb e Kyle Redmond, dos EUA.

Uma atração à parte é a categoria Júnior, para pilotos até 23 anos, em que os mineiros Ronald Santi e Vítor Garcia e o paranaense Loandro Anton vão encarar o sueco Andreas Linusson, o norte-americano Ty Tremayne e o alemão Andreas Lettenbichler. Mais uma vez haverá a disputa de uma categoria Nacional, para os brasileiros que dão seus primeiros passos na modalidade.

FORMATO Uma das principais características das provas do Superenduro é o formato dinâmico, com muita exigência física, treinos e baterias rápidas. A programação terá início às 13h, com treinos livres e baterias classificatórias que vão apontar quem se juntará aos destaques da Prestige. Às 19h25 será disputada a superpole, que vale pontuação extra, seguida pelas finais – três baterias de 6 minutos mais uma volta. O pódio está previsto para as 22h.

O segundo lote de ingressos para a etapa brasileira do Mundial de Superenduro, que conta com apoio dos Diários Associados, está à venda no site oficial da prova, o www.mundialdesuperenduro.com.br; com preços que vão de R$ 45 (arquibancada, meia-entrada para estudantes e torcedores com mais de 60 anos) a R$ 450 (camarote vip com open bar, visão privilegiada da pista e acesso aos boxes). Crianças até 10 anos, acompanhadas do responsável, entram de graça.