Velocidade
None

SUPERENDURO

Dia de acelerar

Mineirinho vive a emoção da etapa brasileira do Mundial de Superenduro. Nas três categorias, promessa é de bons pegas, e evento tem tudo para consagrar um inédito hexacampeão

postado em 28/02/2015 08:23 / atualizado em 28/02/2015 08:51

Leandro Couri/EM/D.A Press
Emoção, perícia, intensidade, técnica, espetáculo. Substantivos que resumem bem as disputas do Superenduro. E que o público mineiro poderá sentir na pele hoje, a partir das 13h, no Mineirinho, quando a pista for aberta para as primeiras atividades da programação da penúltima etapa do Mundial. Ao longo de toda a tarde e até as 22h, quando está prevista a bandeirada da terceira e última corrida da categoria Prestige, os melhores do mundo e os destaques brasileiros vão medir forças num traçado repleto de obstáculos e dificuldades, escolhidas a dedo pelo francês Eric Peronnard, responsável pelo surgimento da modalidade, em 2004. “Estou acostumado a desenhar pistas de motocross, supercross, desafios que unem competidores de várias categorias, como os X Games, e posso afirmar sem dúvida: estes são os mais completos pilotos do motociclismo fora de estrada. Se alguém duvida, basta acompanhar de perto”, explica.

E entre eles, um nome é a grande referência. Físico diminuto, inconfundível barbicha e bom humor constante, o polonês Taddy Blazusiak (KTM), de 31 anos, pode tornar o evento ainda mais especial, já que tem tudo para confirmar o hexacampeonato antecipado – precisa aumentar em 14 pontos a vantagem para o britânico David Knight, com 63 em jogo na etapa. Depois de uma carreira de sucesso no trial (chegou a ser o sétimo do mundo), ele levou sua pilotagem impressionante para as provas de enduro extremo e para o Superenduro, com igual sucesso. E, por mais que os adversários tentem, é difícil superá-lo. Cena comum é ver o piloto da moto 111 se desequilibrar, perder momentaneamente o controle, ser ultrapassado e dar início a uma recuperação sensacional, para voltar à ponta. Neste ano, ele está invicto – venceu em casa, na Alemanha, Finlândia e no México. Hoje, nem precisa repetir o feito.

“Posso dizer que estou acostumado a decisões, então não é algo que me pressione ou deixe ansioso. Sei do que preciso fazer na pista e é assim que vou competir, quanto antes puder definir o campeonato, melhor”, diz Taddy, que tem tudo para repetir a celebração no pódio do ano passado, que levou o público à loucura e se transformou na imagem da prova – cerca de 70 países acompanharão hoje as corridas pela TV, com direito a clipe mostrando a capital mineira.

E não é que os rivais não tentem. Terceiro colocado na classificação e companheiro de equipe de Blazusiak, o britânico Jonny Walker lembra que, além do talento e dos treinos do polonês, a experiência neste tipo de prova pesa muito. “Não tenho tanto tempo quanto Taddy competindo no Superenduro, então, acredito que com o passar das temporadas minha pilotagem evoluirá bastante. Não é falta de trabalho e esforço”, garante. Outro que promete brigar pelas primeiras posições é o também britânico Paul Bolton, em sua primeira vinda a BH. Um dos nomes de maior evolução nos eventos extremos, como o Romaniacs e o Last Man Standing, ele ocupa a sexta posição no campeonato.

Intruso E quem espera pôr os pneus de sua moto à frente das demais é o norte-americano Ian Blythe. Um dos mais promissores nomes do cenário fora de estrada dos EUA, ele foi contratado pela equipe Orange BH KTM para disputar o Brasileiro e as principais provas da temporada no país. Natural de Denver, no Colorado, Ian lembra que as disputas em recinto fechado não são sua especialidade, mas espera se divertir, e ao público. “A experiência de treinar e correr no Brasil tem sido muito boa, a equipe tem toda a estrutura e os companheiros são muito fortes e andar no meio de adversários como Taddy é uma oportunidade que não pode ser desperdiçada”, afirma, duplamente feliz por estar distante das fortes nevascas que atingem sua região natal.

Na Prestige, as cores verde e amarela serão defendidas pelos mineiros Rômulo Bottrel, o Onça, e Júlio Eliziário, ambos defendendo a equipe de Felipe Zanol (com motos Honda). Na Júnior (pilotos até 23 anos), Ronald Santi e Loandro Anton comandam a representação brasileira, e esperam andar mais próximos dos gringos. A categoria Nacional promete uma briga à parte, já que 30 pilotos estão inscritos e apenas 16 deles vão disputar as finais.

Ingressos

» Os ingressos para a penúltima etapa do Mundial de Superenduro, que tem apoio dos Diários Associados, estão à venda no site oficial da prova, o www.mundialdesuperenduro.com.br e nas bilheterias do Mineirinho, com preços entre R$ 45 (meia-entrada da arquibancada, para estudantes e pessoas acima dos 60 anos) e R$ 450 (camarote VIP, com open bar e visitação aos boxes). Crianças até 10 anos acompanhadas de responsável entram de graça.

Programação


13h Módulo 1 (aberto ao público)
» Treinos livres categorias Prestige A/B, Junior e Nacional

15h Módulo 2 (aberto ao público)
» Treinos cronometrados, baterias classificatórias e repescagem categoria Prestige (A/B)
» Treinos cronometrados Junior
» Treinos cronometrados e corrida classificatória categoria Nacional

19h Evento principal
» Final categoria Nacional
» Três baterias finais categoria Junior
» Superpole e três baterias finais categoria Prestige

ARTE DE PAULINHO MIRANDA/EM

 

Tags: arte mineirinho superenduro