Velocidade
None

SUPERENDURO

Treinos livres mostram o caminho das pedras para 'novatos' no Superenduro, em BH

Pilotos mais jovens ou novatos aproveitam treinos para se acostumar com percurso

postado em 28/02/2015 16:04 / atualizado em 28/02/2015 19:06

{'id_site': 1, 'imagem_destaque': 'ns1/app/foto_126510467054/2015/02/28/6508/20150228163814857432e.jpg', 'id_content': 3056533L, 'url': 'https://www.mg.superesportes.com.br/app/fotos/automobilismo/2015/02/28/galeria_automobilismo,6508/fotos-dos-treinos-livres-e-mais-bastidores-no-mineirinho-em-bh.shtml', 'titulo_destaque': 'Fotos dos treinos livres e mais bastidores no Mineirinho, em BH', 'samesite': True, 'id_pk': 6508L, 'id_conteudo': 3056533L, 'id_aplicativo': 11, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Fotos dos treinos livres e mais bastidores no Mineirinho, em BH', 'id_treeapp': 189, 'descricao_destaque': 'Pen\xfaltima etapa do Mundial da categoria \xe9 realizada em Belo Horizonte', 'schema': 'foto_126510467054'}

Fotos de Rodrigo Gini e Gladyston Rodrigues/EM/D. A Press

A pista montada dentro no estádio do Mineirinho para a disputa da quinta e penúltima etapa do Mundial de Superenduro vai exigir além de técnica, para superar os obstáculos, estratégia. Com cerca de 400 metros, simula várias situações encontradas nas trilhas, como troncos caídos, água, areia, saltos, e costelas. Porém, uma pilha de pedras de grandes proporções e, ainda em curva, tem dado dor de cabeça para alguns pilotos das categorias Júnior, para pilotos de até 23 anos e Nacional, para pilotos brasileiros. Pouco acostumados à modalidade, que completa apenas a segunda edição no Brasil, aproveitaram os treinos livres para descobrir o caminho das pedras.

Rômulo Botrel, várias vezes campeão nacional de enduro nos moldes tradicionais, e que compete na categoria Prestige, junto com pilotos internacionais, explica que a moto que utiliza, uma Honda CRF 250, da equipe chefiada pelo também multicampeão Felipe Zanol, praticamente não sofreu alterações desde a última prova, semana passada, abertura da Copa EFX (que venceu), além de não estar acostumado ao tipo de competição. Desta forma, consegue passar sem dificuldades pelos obstáculos, especialmente as pedras, mas ainda não tem a velocidade desejada.

Já Ronald Santi, também brasileiro e que compete na categoria Júnior, não teve dificuldades para subir as pedras, mas sim para descer, indicando as muitas quinas como dificuldade. Para andar rápido, vai adotar uma tocada mais fluída. O piloto Gabriel Badaró, mineiro, da categoria Nacional, vê as pedras como uma vantagem, já que as trilhas de Minas também são repletas de pedras e isso pode representar uma vantagem. Entretanto, a “piscina” de tocos foi um problema.

O problema, segundo a organização, é que a parte das pedras pode representar um “congestionamento”, com vários pilotos tentando subir, a ponto de interromper a prova. desta forma, estão estudando uma variante, ou atenuar o obstáculo para a categoria nacional. Entretanto, os pilotos são contra.

Programação

13h Módulo 1 (aberto ao público)
» Treinos livres categorias Prestige A/B, Junior e Nacional

15h Módulo 2 (aberto ao público)
» Treinos cronometrados, baterias classificatórias e repescagem categoria Prestige (A/B)
» Treinos cronometrados Junior
» Treinos cronometrados e corrida classificatória categoria Nacional

19h Evento principal
» Final categoria Nacional
» Três baterias finais categoria Junior
» Superpole e três baterias finais categoria Prestige

Rodrigo Gini

Tags: superenduro mineirinho belo horizonte