Velocidade
None

FÓRMULA 1

Chefe da Toro Rosso quer "congelar" Mercedes e redução de custos na Fórmula 1

Tost quer Red Bull, Mercedes e Ferrari lutando pelo título da competição

postado em 09/02/2017 13:20 / atualizado em 09/02/2017 13:16

Peter Fox/AFP
Atual chefe da Toro Rosso, o austríaco Franz Tost acredita que os chefões da Fórmula 1 deveriam tomar algumas medidas drásticas para equiparar a competição na categoria. Uma dessas medidas, segundo Tost, deveria ser "congelar" o desenvolvimento do motor da Mercedes, equipe que domina as pistas da F1 desde 2014, quando começou o uso do motor híbrido.

"Espero que cedo ou tarde exista uma paridade de motores, porque isso não acontece atualmente. Precisamos de, pelo menos, Red Bull, Mercedes e Ferrari lutando pelo título. Eu congelaria o motor da Mercedes, então as outras alcançariam esse desenvolvimento e daí congelaria todos os motores", afirmou Tost em entrevista ao site autosport.com.

Visando recuperar certa competitividade na Fórmula 1, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e as construtoras entraram em acordo para parar o desenvolvimento de alguns elementos e aproximar os desempenhos das equipes.

"Eu deixaria livre o desenvolvimento para as baterias, porque isso é algo para o futuro e é muito importante para as construtoras", acrescentou o chefe da Toro Rosso. Em 2016, a equipe de Tost ficou na sétima colocação do ranking de construtoras, com 63 pontos conquistados.

Para Tost, as mudanças deveriam ir ainda além das tecnologias, também promovendo igualdade financeira nas equipes. "Precisamos diminuir os custos. Nós discutimos isso por anos, mas nada acontece. Eu criaria um teto de custo. As pessoas dizem que isso é incontrolável, mas isso é baboseira. Na Toro Rosso temos um histórico de cada parafuso e podemos dizer de onde cada um vem e quanto custou", completou.