Velocidade
None

FÓRMULA 1

Hamilton conquista pole position em Suzuka pela primeira vez na carreira

Sebastian Vettel largará na segunda posição, logo atrás de Hamilton

postado em 07/10/2017 08:40 / atualizado em 07/10/2017 10:19

BEHROUZ MEHRI/AFP
Lewis Hamilton largará na primeira posição no Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1 deste domingo. Neste sábado o líder do campeonato conquistou pela primeira vez na carreira a pole position no traçado de Suzuka ao cruzar a linha de chegada em 1min27s319. Embora Valtteri Bottas (1min27s651) tenha garantido a dobradinha para a Mercedes, o finlandês não dividirá a segunda fila com o seu companheiro de equipe, uma vez que trocou a caixa de câmbio e desta forma perderá cinco posições no grid.

Assim, quem largará logo atrás de Hamilton será Sebastian Vettel. O agora vice-líder do campeonato tentou superar o tempo do britânico durante todo treino deste sábado, porém, não pôde fazer frente ao ótimo desempenho da Mercedes no Japão. O piloto da Ferrari, ao menos, conseguiu frear o ímpeto de Daniel Ricciardo, da Red Bull, que chegou a ameaçar o tetracampeão mundial em alguns momentos, mas teve de se conformar com a terceira colocação, ao cravar 1min28s306.

Companheiro de Ricciardo, Max Verstappen dividirá a segunda fila com o australiano, já que ficou com o quarto melhor tempo neste sábado (1min28s332). Kimi Raikkonen, por sua vez, terminou a sessão somente como o quinto mais rápido do dia, cravando 1min28s498, desempenho bem abaixo ao de seu companheiro de Ferrari, Sebastian Vettel.

Atrás das duas Force Indias, Felipe Massa fez o que esteve ao seu alcance e garantiu a nona colocação no grid de largada, ao cruzar a linha de chegada em 1min29s480, colocando a Williams em uma boa posição para pontuar neste domingo. Em décimo, fechando o bloco que participou do Q3, Fernando Alonso, com sua McLaren, cravou 1min30s687.

Q1 - Romain Grosjean foi o principal destaque do período. Depois de passar sobre a parte "suja" da pista, o piloto francês perdeu o controle do carro e acabou colidindo com a barreira de pneus. Como restava apenas 1min18s para o fim do Q1, os organizadores da prova preferiram pular diretamente para o Q2, eliminando desta maneira os detentores dos cinco piores tempos registrados: Grosjean, Pierre Gasly (Toro Rosso), Lance Stroll (Williams), Marcus Ericsson (Sauber) e Pascal Wehrlein (Sauber).

Companheiro de Felipe Massa na Williams, Lance Stroll não conseguiu avançar ao Q2 embora conte com um carro capaz de superar os tempos das equipes que habitualmente acabam ficando pelo Q1. O jovem canadense desta vez foi consideravelmente prejudicado por Sergio Perez, da Force India, que o forçou a mudar de trajetória quando completava uma de suas voltas no traçado de Suzuka, fato que o fez perder preciosos centésimos.

Q2 - Fernando Alonso por pouco não se classificou ao Q3. O piloto espanhol conseguiu superar o tempo de Stoffel Vandoorne nos segundos finais do período, roubando a décima colocação de seu companheiro de equipe e confirmando a leve melhora recente de sua McLaren. Outro nome experiente do grid que também conseguiu se manter na briga pelas primeiras posições para a corrida deste domingo foi Felipe Massa que, com o nono melhor tempo, se manteve na cola dos dois carros da Force India durante a sessão.

Foram eliminados neste período Stoffel Vandoorne (McLaren), Nico Hulkenberg (Renault), Kevin Magnussen (Haas), Jolyon Palmer (Renault) e Carlos Sainz (Toro Rosso).

O Grande Prêmio de Japão acontece neste domingo, às 2h (de Brasília), no circuito de Suzuka. Com 34 pontos atrás de Lewis Hamilton na classificação do campeonato, Sebastian Vettel precisa mais do que nunca de uma vitória, algo que não acontece desde o GP da Hungria, para não deixar o rival da Mercedes se distanciar ainda mais na liderança.