Basquete
None

NBA

Campeões da NBA decidem não visitar Donald Trump na Casa Branca

Críticos do bilionário, jogadores e técnico do Golden State Warriors vão quebrar tradição

postado em 13/06/2017 12:14 / atualizado em 13/06/2017 12:26

Jesse D. Garrabrant/NBAE via Getty Images/AFP

É tradição no esporte dos Estados Unidos que o presidente receba, na Casa Branca, os campeões das principais ligas do país. O costume será quebrado pelo Golden State Warriors, vencedor da NBA, a liga de basquete. Uma votação dos jogadores teria decidido, de forma unânime, que o time não aceitará o convite de Donald Trump.

A informação foi divulgada por repórteres setoristas de basquete do canal CNBC, da revista Sports Illustrated e do jornal The Independent. Jogadores, comissão técnica e dirigentes do Golden State Warrios ainda não se pronunciaram oficialmente.

Quase todos os jogadores do Golden State criticaram Trump publicamente nos últimos meses. O astro do time, Stephen Curry, ironizou a declaração de apoio de um patrocinador ao transformar um elogio em xingamento, tirando as duas últimas letras do termo asset. O reserva David West disse que o bilionário se comporta "de uma forma que ensinamos aos jovens a não se comportarem". O técnico Steve Kerr deu diversas entrevistas criticando o banimento de viagens de cidadãos de seis países majoritariamente muçulmanos aos Estados Unidos.

Esta não será a primeira recusa do meio esportivo sofrida por Donald Trump desde que o magnata tomou posse, em 20 de janeiro. Alguns dos campeões da NFL, a liga de futebol americano, declinaram do convite por questões políticas. "Como o presidente tem tantas opiniões fortes e tantos preconceitos, eu acredito que algumas pessoas possam se sentir bem-vindas, enquanto outras não", disse Devin McCourty, do New England Patriots.

Trump x Obama

Yuri Gipas/AFP
Em 2015, quando o Golden State conquistou o título da NBA, todo o time participou da cerimônia organiza por Barack Obama, então ocupante da Casa Branca. Os jogadores do Cleveland Cavaliers fizeram o mesmo no ano passado.

Nesta temporada, o Chicago Cubs, campeão da World Series no beisebol, chegou a antecipar a festa para que Obama fizesse parte do evento.

O Golden State foi campeão ao bater o Cleveland Cavaliers por 129 x 120 no jogo 5 das finais, fechando a série em 4 x 1. Foi o segundo título do time da Califórnia em três anos. Kevin Durant recebeu o título de MVP das finais.