Basquete
None

Ginástico respira

postado em 14/10/2011 07:50

O sentimento dos jogadores do Ginástico, que disputam o Novo Basquete Brasil (NBB), categoria Sub-21, é de esperança. Ontem, a equipe conseguiu a primeira vitória no Grupo A da fase de classificação, em São Sebastião do Paraíso, 75 a 56 sobre Araraquara-SP, resultado que mantém a chance de classificação à segunda fase do torneio. De acordo com o regulamento, os três primeiros colocados de A e de B passam ao hexagonal semifinal, que apontará os quatro melhores, que vão para o quadrangular final.

Foi um dia diferente na vida dos jogadores do time mineiro. Alguns fatores serviram também para mudar a atitude do grupo. O técnico Lu sofreu uma queda e fraturou o joelho esquerdo. Teve de voltar a Belo Horizonte para ser operado. Com isso, a equipe foi dirigida pelo auxiliar Pedrão e pelo diretor de basquete do clube, Ricardo Zhouri, o Ricardão, ex-jogador e ex-presidente do Ginástico.

Antes do jogo, Ricardão chamou os jogadores para tentar estimulá-los. Entrou no vestiário e disparou: “Eu sou vencedor. O Ginástico também. Faltam três jogos e a chance de classificação existe. Vocês estão na primeira competição nacional, de alto nível da carreira de vocês. Temos de mudar o comportamento em quadra, a postura. Pensem também no Lu e sua situação”. E usou o filho, o pivô Matheus Zhouri, como exemplo. “Seu Matheus, não admito jogador morno em quadra. Hoje, temos de correr. Vamos vencer na velocidade, no contra-ataque. Marcar como nunca.”

As palavras surtiram efeito. O Ginástico foi outro em relação às derrotas para o Joinville (65 a 51); Paulistano (66 a 63) e Flamengo (89 a 49). Ditou o ritmo, do início ao fim: 19 a 13 no primeiro quarto; 37 a 22 no primeiro tempo; 56 a 37 no terceiro quarto. A vitória foi muito festejada.

O Ginástico, para avançar na competição, tem de vencer seus dois últimos jogos, sábado, contra Franca, concorrente direto, e Tijuca, domingo. Ontem, o Flamengo venceu o Joinville, 88 a 65, e garantiu vaga no hexagonal. O pivô Kesley, do Ginástico, vem se destacando. É o segundo em eficiência. Ontem, foi o cestinha, com 18 pontos, além de nove rebotes.

Ginástico: Dalla (13), Bernardo (2), Gazaro (9), Matheus Zhouri (6) e Kesley (18), depois Pablo (4), Muller (14), Eric (6), Thompson (3), Gui Araguari, Marquinhos e Cadu. Técnicos: Pedrão e Ricardão. Araraquara: Vitor (8), Raphael (4), Rafael Waffty (9), Leonardo (10) e Bruno (10), depois Augusto (5), Danielton (2) e Gustavo (8). Técnico: Fábio Apolinário.