Basquete
None

Com esta, já são 13

postado em 11/01/2013 08:33

O pivô Anderson Varejão passou por nova cirugia ontem, desta vez para tratar uma lesão no quadríceps próximo ao joelho direito, que o tira de quadra justamente no melhor momento de sua carreira. Líder das estatísticas de rebote da NBA (14,4 por jogo), ele tinha boas chances de ser chamado para o Jogo das Estrelas, mas se machucou em 18 de dezembro, em partida contra o Toronto Raptors, e só deve retornar no início de março.

Desde que estreou na liga, em 2004, Varejão tem sofrido uma série de lesões. Ao desfalcar o Cavs por mais dois meses, que é o tempo previsto pelos médicos, ele vai ultrapassar a marca de 200 jogos afastado por problemas físicos, segundo levantamento que leva em consideração as informações do perfil do atleta no site da liga.

Até o ano passado, ele havia perdido 164 partidas – o que equivale a duas temporadas regulares completas. Na atual campanha, já desfalcou o time de Ohio em 12 compromissos e vai ficar de fora dos próximos 25 jogos. “Eu fico pensando: ‘Por que de novo, por que eu?’”, disse Varejão à imprensa norte-americana após a vitória de seu time sobre o Atlanta Hawks por 99 a 83, quarta-feira. “É algo de que você não tem controle. Só o que posso fazer é continuar trabalhando e focar em minha recuperação”, completou.

A situação se agravou nos últimos dois anos, quando Varejão esteve à disposição em apenas 71 dos 185 jogos do Cavaliers. Em janeiro de 2011, ele sofreu uma ruptura completa do tendão entre o tornozelo e o pé direito e perdeu o restante da temporada. Em fevereiro do ano passado, sofreu lesão no punho que chegou a ameaçar sua participação nos Jogos Olímpicos, mas se recuperou. Em nove anos, sofreu 13 contusões. “Acho que todas as minhas lesões foram acidentes. Tenho que continuar jogando do mesmo jeito e o que acontecer aconteceu. Só espero não me machucar mais”, explica. Em baixa desde a ida de LeBron James, maior ídolo da história da franquia, para o Miami Heat, o Cavaliers ficou fora dos dois últimos playoffs e amarga a vice-lanterna da Conferência Leste, com nove vitórias e 28 derrotas.

NBB O Uberlândia venceu o clássico mineiro ontem no Triângulo por 88 a 86, de virada – perdia até quando faltavam 36 segundos para o fim do jogo. O MTC fechou o primeiro tempo com 40 a 30 e se manteve à frente no terceiro, 65 a 62. No último, empurrados por sua torcida, os donos da casa viraram. O ala Betinho, do MTC, foi o cestinha, com 23 pontos. Cipolini (20), Audrei (18) e Gruber (16) foram os destaques do time da casa.