Fred Melo Paiva
None

DA ARQUIBANCADA

E se a gente se preocupasse com futebol?

Por que o ti­me não jo­ga? Por que a fal­ta de von­ta­de? O Ga­lo 2017 vai dar li­ga?

postado em 08/04/2017 12:00

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

O fu­te­bol nun­ca é ape­nas o fu­te­bol. O Atlé­ti­co, en­tão, é mui­to mais do que is­so: é um es­ta­do de es­pí­ri­to, fé na vi­da e fa­ca amo­la­da. Um jei­to de es­tar jun­to e mis­tu­ra­do con­tra as in­jus­ti­ças do mun­do, uma for­ma lu­do­pé­di­ca de ci­tar o Mi­llôr: “Quem se cur­va aos opres­so­res mos­tra a bun­da aos opri­mi­dos”.

Is­so tu­do é ver­da­de, e eu acre­di­to pia­men­te. Acon­te­ce, po­rém, que o Ga­lo tam­bém é fu­te­bol e nes­ses úl­ti­mos dias, es­sa par­te pa­re­ce ne­gli­gen­cia­da e es­que­ci­da. Tu­do se dis­cu­te e se ce­le­bra, me­nos o jo­go jo­ga­do. Co­mo ele não evo­luiu a con­ten­to, ter­gi­ver­sa­mos em con­ver­sas pa­ra­le­las. O Ga­lo das úl­ti­mas se­ma­nas pa­re­ce o jor­na­lis­ta Ri­car­do No­blat, de O Glo­bo, en­tre­vis­tan­do o Te­mer na­que­le já an­to­ló­gi­co Ro­da vi­va gra­va­do no Pa­lá­cio do Pla­nal­to com jor­na­lis­tas ami­gos do pre­si­den­te. Com tan­ta coi­sa a ques­tio­nar, No­blat saiu-se com es­ta: “Co­mo o se­nhor co­nhe­ceu Mar­ce­la?”. Ah, vá...

O Atlé­ti­co fez três jo­gos im­por­tan­tes na tem­po­ra­da: con­tra o Go­doy Cruz, na es­treia da Li­ber­ta­do­res, e os dois clás­si­cos con­tra o Cru­zei­ro. Em­pa­tou um e per­deu dois. Foi pés­si­mo em to­dos. Na Ar­gen­ti­na e no Mi­nei­rão to­mou gol an­tes do ter­cei­ro mi­nu­to. Fal­tou aten­ção e fal­tou von­ta­de: pa­re­cia jo­go de ca­sa­do con­tra pro­fis­sio­nal – e a gen­te era os ca­sa­dos, bar­ri­gu­dos de cho­pe e pron­tos pro in­far­to ful­mi­nan­te, ca­so acon­te­ces­se um tro­te de uma dú­zia de me­tros.

Por que o ti­me não jo­ga? Por que a fal­ta de von­ta­de? O Ga­lo 2017 vai dar li­ga? Os jo­ga­do­res en­ten­dem o que pe­de Ro­ger Ma­cha­do? Fal­ta um Pier­re, um Lean­dro Do­ni­ze­te? O que hou­ve com Fá­bio San­tos? Quan­do o Mar­cos Ro­cha vol­ta­rá a ser o Mar­cos Ro­cha? Fe­li­pe San­ta­na me­re­ce uma se­quên­cia de jo­gos co­mo ti­tu­lar? É pos­sí­vel, no fu­te­bol de ho­je, mon­tar um ti­me com Ro­bi­nho, Ca­za­res e Fred, sen­do que ne­nhum dos três mar­ca nin­guém? Em­bo­ra há ques­tões fun­da­men­tais, es­ta­mos no mo­do No­blat: “Co­mo o se­nhor co­nhe­ceu Mar­ce­la?”.

É im­por­tan­te que se co­me­mo­re o ani­ver­sá­rio do Ga­lo do jei­to que se co­me­mo­rou es­te ano. É mo­ti­vo de enor­me or­gu­lho ver que es­sa ce­le­bra­ção in­de­pen­de de tí­tu­los – a gen­te co­me­mo­ra o sim­ples fa­to de o Ga­lo exis­tir, e is­so é de uma sim­bo­lo­gia úni­ca pa­ra quem te­ve tan­to cam­peo­na­to rou­ba­do na mão gran­de e mes­mo as­sim nun­ca dei­xou a pe­te­ca cair. Mas, fin­do o dia 25, o fo­co que de­ve­ria ser no fu­te­bol foi des­via­do pa­ra os de­sen­con­tros en­tre as di­re­to­rias de Atlé­ti­co e Cru­zei­ro nos pre­pa­ra­ti­vos pro clás­si­co. Bri­gou-se por ban­dei­ras, tam­bo­res e mas­co­tes, no que o Atlé­ti­co ti­nha to­da ra­zão. Mas den­tro de cam­po es­que­ceu-se de bri­gar pe­la vi­tó­ria.

Veio en­tão a no­tí­cia de que am­plia­re­mos o In­de­pen­dên­cia com ar­qui­ban­ca­das mó­veis. O Amé­ri­ca, que não gos­ta de ar­qui­ban­ca­da por­que seu tor­ce­dor não en­che uma Kom­bi, ten­ta bar­rar o im­bar­rá­vel. De­ve­riam bri­gar pe­lo con­trá­rio: exi­gir que o Atlé­ti­co não ape­nas ocu­pas­se o es­tá­dio, mas que tam­bém ane­xas­se o pró­prio Amé­ri­ca, ofe­re­cen­do um fu­tu­ro me­lhor àque­le jo­vem ame­ri­ca­no (ra­ro co­mo uma ara­ra-azul) que pas­sa­ria a atle­ti­ca­no do dia pra noi­te. En­quan­to es­se as­sun­to se de­sen­ro­la­va, sur­giu o ranking da IFFHS, que eu sem­pre achei tra­tar-se da si­gla do Ins­ti­tu­to Fer­nan­do Hen­ri­que Car­do­so. Es­ta­mos em 13º no mun­do! Mas ga­nhar do Cru­zei­ro e do Go­doy Cruz que é bom, na­da.

Es­ta co­lu­na é en­tre­gue ao jor­nal na tar­de de sex­ta-fei­ra. Não vi, por­tan­to, o des­fi­le de lan­ça­men­to da no­va ca­mi­sa do Ga­lo, ho­je com mais re­per­cus­são do que a São Pau­lo Fashion Week. Fa­ço vo­tos de que te­nha si­do um su­ces­so, que as mu­lhe­res te­nham si­do res­pei­ta­das, que a ca­mi­sa te­nha os nú­me­ros ver­me­lhos e que o pa­tro­ci­na­dor acei­te não apa­re­cer ne­la. So­bre­tu­do, fa­ço vo­tos de que a gen­te vol­te a se preo­cu­par com fu­te­bol, por­que tem Li­ber­ta­do­res na pró­xi­ma quin­ta e cam­peão de des­fi­le só acon­te­ce no car­na­val.

Tags: galo atleticomg