None

BOLA MÚNDI

Itália e + 8

Alguns dizem que é superstição, mas os italianos geralmente se dão bem nos Mundiais em que chegam por baixo

postado em 09/11/2017 12:00 / atualizado em 09/11/2017 09:01

AFP

Agora não tem escapatória! Nos próximos seis dias serão conhecidos os últimos classificados à Copa do Mundo’2018. Serão quatro ‘sobreviventes’ da Europa, três da África e os vencedores das repescagens Oceania x América do Sul e Concacaf x Ásia. O foco está todo na Itália, única campeã mundial ainda sem vaga na Rússia, mas nos duelos ‘secundários’ também há muito em jogo.

Se as batalhas começam hoje sem favoritismos – Irlanda do Norte x Suíça e Croácia x Grécia, com volta no domingo –, a primeira vaga pode sair amanhã, quando Senegal visita a África do Sul, em jogo da segunda rodada, remarcado devido à denúncia de manipulação de arbitragem. Vitória leva Senegal ao Mundial.

Também amanhã, os italianos tentarão fazer valer a tradição diante da azarada Suécia: pegou Portugal, de Cristiano Ronaldo, na repescagem da Copa’2014, e foi eliminada, o que deve se repetir agora. Não que seja uma equipe ruim. Teve o sexto melhor ataque da Eliminatória Europeia, com 26 gols, e ficou só atrás da França no Grupo A. Mas perdeu três jogos fora de casa. É aí que a Itália deve se impor, com a volta (segunda-feira) em seus domínios. Alguns dizem que é superstição, mas os italianos geralmente se dão bem nos Mundiais em que chegam ‘por baixo’. Dinamarca x Irlanda fecha a cota europeia do Mundial.

No sábado saem dois representantes africanos. Se a Tunísia é barbada no Grupo A (pode se garantir até com derrota para a eliminada Líbia), um duelo direto decide o Grupo C: Costa do Marfim x Marrocos. Aos marroquinos, que têm mais tradição, basta o empate. Tem tudo para pegar fogo! Assim como os duelos Honduras x Austrália (amanhã e dia 15) e Peru x Nova Zelândia (dias 11 e 15). Sem ficar em cima do muro, aposto nas vagas de Austrália e Peru, mesmo que a seleção sul-americana fique sem Guerrero, suspenso preventivamente pela Fifa por doping. Vamos aguardar. Depois, é só conferir o sorteio dos grupos do Mundial, marcado para 1º de dezembro. Façam suas apostas.
 

Torcendo por derrota?

Ninguém assume, os dirigentes tentam colocar panos quentes, mas o ‘extra-campo’ no Paris Saint-Germain anda mesmo de mal a pior. E olha que o time lidera o Francês com certa tranquilidade e segue 100% na Liga dos Campeões. Mesmo assim, é evidente que o técnico Unai Emery perdeu as rédeas do grupo. Não conseguiu sequer controlar a briga de egos entre Neymar e Cavani. A diretoria já pensaria até no português José Mourinho como solução, mesmo que seu estilo de jogo não “se encaixe” muito ao perfil do elenco do PSG. Mas fica a pergunta: o clube vai só esperar a primeira derrota para mandar o técnico espanhol embora?

Sem garantia

A Inglaterra fez a festa este ano, faturando os Mundiais Sub-17 e Sub-20. No primeiro, com direito a 3 a 1 sobre o Brasil na semifinal e 5 a 2 na Espanha na decisão, destaque para o meia Foden (Manchester City), bola de ouro, e o atacante Brewster (Liverpool), artilheiro e bola de bronze. No Sub-20, 1 a 0 na final sobre a Venezuela, com brilho do atacante Solanke (Liverpool) e do goleiro Woodman (Kilmarnock, da Escócia). Só o Brasil havia conseguido a ‘dobradinha’ em Mundiais, em 2003, coincidentemente, batendo a Espanha por 1 a 0 na final de ambos. Só que, da equipe Sub-17, poucos vingaram (Arouca, Jonathan e Éderson). Da Sub-20, Jefferson, Nilmar, Kléber e Dagoberto até se destacaram, mas só Daniel Alves e Fernandinho estarão na Copa’2018.

Não é tão fácil...

Ir pra Europa é sonho de todo jogador brasileiro. Mas, para alguns, a vida real é bem diferente. Que o diga o atacante Murilo Mendes, de 22 anos. Natural de Pirapora, desconhecido no Brasil, foi para a Itália aos 16 para atuar na base do Napoli. Sem chances, foi parar no Livorno. Pouco aproveitado, foi emprestado ao Olhanense, de Portugal. Após três temporadas (12 gols em 62 jogos), teve retorno requisitado pelo Livorno para disputar a Lega Pro (Série C do Italiano). Fez seis gols em 36 jogos, mas a equipe não conseguiu o acesso. Murilo resolveu ficar. Missão: ajudar o clube a voltar à Série B e, quem sabe, descolar uma proposta de algum time da elite.
 

de olho

Federico Valverde


Armador de 19 anos, Federico Valverde, será atração uruguaia na Copa’2018. Habilidoso e dono de bom chute, começou na base do Peñarol, onde estreou no time de cima aos 17. Em 2015, com sete gols em nove jogos do Sul-Americano Sub-17, chamou atenção de Chelsea e Arsenal, mas foi o Real Madrid quem o contratou. Foi o bola de prata do Mundial Sub-20 deste ano, quando a Celeste perdeu a semifinal para a Venezuela, nos pênaltis. Em setembro, estreou na seleção principal, fazendo gol no Paraguai. A parceria com Suárez promete... Sem espaço no Real, foi emprestado ao La Coruña.Armador de 19 anos, Federico Valverde, será atração uruguaia na Copa’2018. Habilidoso e dono de bom chute, começou na base do Peñarol, onde estreou no time de cima aos 17. Em 2015, com sete gols em nove jogos do Sul-Americano Sub-17, chamou atenção de Chelsea e Arsenal, mas foi o Real Madrid quem o contratou. Foi o bola de prata do Mundial Sub-20 deste ano, quando a Celeste perdeu a semifinal para a Venezuela, nos pênaltis. Em setembro, estreou na seleção principal, fazendo gol no Paraguai. A parceria com Suárez promete... Sem espaço no Real, foi emprestado ao La Coruña.