None

COLUNA DO JAECI

Brasil resgatado e classificado por Tite

postado em 27/03/2017 12:00 / atualizado em 27/03/2017 08:57

CBF / DIVULGAÇÃO


O Brasil entra em campo amanhã, na “Arena da vergonha” – que pertence ao Corinthians, mas está enrolada com os escândalos do “petróleo” –, para enfrentar o Paraguai e selar, definitivamente, a classificação para o Mundial da Rússia. É curioso como há sete partidas pelas Eliminatórias, com o pseudotécnico Dunga, a Seleção estava ameaçada de ficar fora de uma Copa pela primeira vez. Sete vitórias depois, com Tite, o Brasil está garantido, pois com os 30 pontos, na pior das hipóteses, terminaria em quarto lugar. É claro que será o primeiro do grupo, se bem que em Eliminatórias tanto faz chegar em primeiro ou em quarto, pois não vale taça. Mas a equipe que chega na frente ganha moral e o respeito do mundo.

Tite resgatou o orgulho de torcer pela Seleção. Confesso que andava angustiado, nesses 26 anos em que acompanho a equipe canarinho pelo mundo. Via um time combalido, desrespeitado e achincalhado, principalmente depois dos 7 a 1, que ninguém vai apagar. Fico embasbacado ao perceber que ninguém se lembra que Paulinho, que fez três gols na vitória de 4 a 1 sobre o Uruguai, no Centenário, na quinta-feira, é o mesmo que participou do vexame dos 7 a 1, ao lado de Fernandinho, do City. Entregou vários gols e não o perdoo. Exceto Neymar, eu não levaria nenhum jogador fracassado, mas os técnicos têm o hábito de querer resgatar quem não tem resgate. Paulinho fez um partidaço na quinta, não pelos gols, mas por ter fechado o meio-campo, protegendo a defesa como poucos. Mas o futebol dele cresceu graças a Casemiro, este sim belíssimo jogador. Não gosto do Paulinho jogador (a pessoa não conheço) e não daria a ele a vaga de titular na Seleção, mas o técnico é Tite, respaldado pelo belíssimo trabalho, e que hoje tem o apoio de toda a mídia. Vejam bem: hoje, pois bastará a eliminação no Mundial  para os que estão elogiando fazer críticas contundentes. Aí vão lembrar de Paulinho, dos 7 a 1, e de outros fracassados.

Pelo trabalho, pela evolução e pela sinceridade de Tite, lhe daria um contrato até 2022, independentemente do que ocorra na Rússia. É excelente treinador, cresceu ao longo do tempo, apanhando e aprendendo com os erros. Já provou que sabe montar excelentes times. A Seleção é sua cara: vibrante, bem treinada e com esquema de jogo definido. Se joga em dois terços ou no terceiro terço, não me importa, é nomenclatura. A verdade é que joga bonito, dá gosto e resgatou nosso amor. Resgatou Daniel Alves, que nunca jogou nada na Seleção, e Marcelo, que falhou contra o Uruguai por excesso de confiança. Ele está acostumado a atrasar a bola de peito, como fez, no Real Madrid, onde o goleiro é treinado como líbero. Alisson não entendeu, chegou atrasado e cometeu o pênalti. Mas Marcelo tem jogado muito bem e merece ser titular.

Acredito que o Brasil dará outra grande exibição amanhã, carimbando seu passaporte para a Rússia. A um ano e quatro meses da principal competição do futebol, vejo o Brasil forte, respeitado, mas não favorito. Alemanha, França e até Portugal estão degraus à frente. A euforia do povo e de alguns companheiros da imprensa é que mata a Seleção. Se joga bem é perfeita, genial. Se joga mal, é a pior do mundo. Prefiro manter a coerência e seguir passo a passo essa evolução. Em qualquer Copa do Mundo, o Brasil larga como favorito, mas entre o sonho e a realidade há uma distância grande. Boa sorte, Brasil. Um grande jogo amanhã, para lavar a alma. E que Tite use o resto do ano para treinar o time contra equipes do mesmo tamanho para que chegue à Rússia em condições de ganhar o hexa. Pelo que tenho visto, a possibilidade é real. Mas, sempre, com os pés no chão.


Atlético 100%

No Indepa, o Galo, ainda comemorando seus 109 anos, venceu a URT por 2 a 0, gols de Fred e Luan, mantendo os 100% na competição, líder isolado, abrindo sete pontos para o Cruzeiro e praticamente garantindo a vantagem na fase final. Com mais de 17 mil pagantes, foi lindo ver na camisa dos jogadores nomes de ex-atletas do clube, como Cerezo, Reinaldo, Dadá e Nelinho. Uma homenagem justa aos grandes gênios da bola, que fizeram história no clube. A torcida está animada e otimista, esperando o próximo jogo, pela Libertadores, em casa, em abril.


Níver

Hoje é aniversário do ex-presidente do Atlético Ricardo Guimarães, que teve grande importância em sua gestão por ajudar o clube, principalmente, financeiramente. Ricardo é apaixonado pelo Atlético, assim como a mulher, Cláudia e os filhos, Dani e Flavinho. Recentemente, foi um dos responsáveis pela contratação de Elias, ajudando o clube a ficar mais forte. Devoto de São Judas Tadeu como eu, só posso desejar muita saúde e felicidade ao lado de sua maravilhosa família. Parabéns, presidente.

Tags: atleticomg americamg cruzeiroec jaeci