None

COLUNA DO JAECI

Façam suas apostas

Futebol não tem lógica, mas eu apostaria 95% em Cruzeiro e Atlético

postado em 23/04/2017 12:00 / atualizado em 23/04/2017 08:12

Divulgação
O Atlético recebe a URT, no Independência, precisando apenas do empate para chegar a mais uma final do Mineiro. O Cruzeiro enfrenta o América, no Mineirão, também com a vantagem do empate. Ambos tiveram jogos desgastantes no meio da semana. O time azul avançou às oitavas de final da Copa do Brasil após perder a invencibilidade, no ano, para o São Paulo. Mas garantiu a vaga e vai pegar a Chapecoense. O Galo, que jogou num campo de várzea em Assunção, foi derrotado. Vai estrear na Copa do Brasil contra o Paraná. Hoje, porém, as atenções estão voltadas para a última partida da semifinal do Mineiro. Futebol não tem lógica, mas eu apostaria 95% em Cruzeiro e Atlético. Não acredito que os técnicos vão pôr times reservas, já que ficar fora da fase final do Estadual (que na verdade nada vale) pode até custar o emprego. Mas a realidade é que a competição quase toda é disputada por equipes alternativas, pois Galo e Raposa têm pretensões maiores.

Como venho alertando, o Atlético pratica futebol pobre, sem criatividade, pondo o trabalho de Roger em dúvida. Após a derrota para o Libertad, os jogadores isentaram o treinador, afirmando que a culpa é deles. Já Roger assume a responsabilidade pelo péssimo futebol. Acho legal essa cumplicidade, mas o que temos visto são jogadores rendendo abaixo do esperado e um Atlético sem norte. A bola é rifada da defesa para o ataque sem que alguém no meio a ponha no chão e mostre como se joga futebol. O esquema de jogo não me agrada, assim como não tem agradado a maioria dos torcedores. Sou contra a demissão de técnicos em poucos meses de trabalho, porém, não há quem resista a resultados ruins e futebol feio.

Em seu grupo na Libertadores, um dos mais fracos, o Atlético tinha a obrigação de vencer os jogos com os pés nas costas, em casa ou fora. Quando eu disse que a goleada sobre o Sport Boys foi mentirosa, muita gente torceu o nariz. Agora, percebem que eu estava certo, pois até os 27min do segundo tempo os bolivianos venciam por 2 a 1 jogando bem e perdendo gols. Aí, a sorte entrou em ação e o Galo fez 5 a 2. Não iludo ninguém. O Brasil está vendo o futebol pobre do Galo. Que a partida contra a URT seja um divisor de águas, e que o time mostre qualidade, futebol competitivo, mas bonito. E não venham me dizer que não há mais bobo no futebol, já sabemos disso. Bobo é quem paga ingresso caro para ver futebol ruim, e até aqui o Atlético não justifica o investimento feito pela diretoria, nem tampouco o fato de o torcedor gastar seu suado e minguado dinheiro para ver um time sem a menor inspiração.

Já o Cruzeiro tem mostrado futebol de alto nível, embora no jogo de volta contra o São Paulo (derrota por 2 a 1) tenha jogado mal. Mas o São Paulo é do tamanho do Cruzeiro e a dificuldade se justifica. Altamente técnico, contou com a sorte no gol de Thiago Neves, em bola desviada na defesa, mas tem jogadores de qualidade rendendo muito bem. Deve passar pelo América, mas não terá facilidade. Mano Menezes ainda não achou a dupla de zaga ideal, embora tenha dado crédito a Manoel e Leo. Com a contusão de Manoel, Caicedo é o preferido, já que Dedé ainda recupera a forma física. Isso é, contudo, um problema pequeno, pois o time está muito bem servido, com dois bons jogadores por posição. Continuo acreditando que este ano vai dar caldo. Bom jogo, torcedor. Lembre-se de que, independentemente do resultado, é apenas uma partida de futebol e nenhum tipo de violência se justifica.

Liga dos Campeões

Real Madrid e Atlético de Madrid farão uma das semifinais da Liga dos Campeões, e Juventus e Monaco a outra. Nas duas últimas (final de 2014, em Lisboa, e de 2016, em Milão), deu Real, que tem 11 conquistas. Quem mais se aproxima é o Milan (sete). Aí temos Bayern de Munique, Liverpool e Barcelona (cinco). A Juventus tem duas taças. Monaco e Atlético de Madrid, nenhuma. Não arrisco palpite, embora veja o Real mais encorpado e com um craque que desequilibra: Cristiano Ronaldo. Gostaria muito de ver o time de Simeone na final, pois já faz por merecer o título há tempos, mas não torço contra o Real jamais. No outro jogo, a Juventus tem tudo para chegar à final, pois fará o jogo de volta em casa. É muito bem treinada e, mesmo sendo italiana, pratica futebol de primeira. É a favorita. Dono de poderoso ataque, o Monaco terá de fazer um grande resultado em casa para avançar. Serão jogos de tirar o fôlego, que nos mostrarão mais uma vez o quanto estamos mal por estes lados do mundo.

Tags: futinternacional cruzeiroec americamg interiormg atleticomg