None

COLUNA DO JAECI

Três pontos fundamentais

Com a decisão do TJD, Fred sai ganhando e o futebol perde. O mau exemplo está caracterizado

postado em 27/04/2017 12:00 / atualizado em 27/04/2017 15:59

Foi dramático, sofrido, mas o Atlético conseguiu três preciosos pontos ao derrotar o Libertad, ontem, no Independência, por 2 a 0, gols de Robinho e Cazares. O time paraguaio marcou muito bem, não deu espaços e dificultou a vitória alvinegra. Mais uma vez, o Galo teve dificuldades na criação das jogadas, embora tivesse a posse de bola a maior parte do tempo. Otero fez um bom primeiro tempo e até procurou criar alguma coisa. No segundo tempo, caiu e saiu para a entrada de Rafael Moura. E, curiosamente, o gol só saiu quando Fred recebeu, fez o pivô e viu Robinho entrar livre. Ele fuzilou, sem defesa para o goleiro paraguaio. No fim do jogo, Cazares pegou rebote do goleiro e fez o segundo gol. O resultado deixou o Galo em primeiro lugar, mas o Godoy Cruz, que joga hoje contra o Sport Boys, pode chegar aos 10 pontos se vencer – e praticamente garantir a vaga. Mas a vitória de ontem foi fundamental para as pretensões do Galo em avançar à próxima fase, na pior das hipóteses como segundo lugar do grupo. Agora, o time vira o foco para a decisão do Mineiro, que começa domingo, no Mineirão. E para fechar, só um detalhe: Victor é segurança total para o time alvinegro.

Uma vergonha

Tulio Kaizer / Superesportes


Fred teve a pena reduzida e poderá disputar os dois jogos da finalíssima do Mineiro. Do ponto de vista do espetáculo, é muito bom, pois Fred vive grande fase. Do ponto de vista do desporto, uma tristeza. Fred atuou por muitos anos no Lyon, da França, e sabe que lá não teria a menor chance de isso acontecer, pois as penas são determinadas e arbitradas, e não cabe nenhum tipo de recurso. Lembro-me de Ramires, fora da final da Liga dos Campeões, porque levou o segundo amarelo na semifinal, contra o Barcelona. Encontrei com ele no Allianz Arena, na tribuna, vendo o seu Chelsea ser campeão. E, cá pra nós, a atitude de Fred foi vergonhosa, pois ele deu um soco na cara do zagueiro Manoel. A bola deixou de ser objeto de disputa para que ele agredisse um companheiro de profissão. Não é uma atitude normal em Fred, que é ótimo caráter, um cara do bem. Sei que acontece na disputa entre atacantes e zagueiros, mas agressão é inadmissível. Com a decisão do TJD, Fred sai ganhando e o futebol perde. O mau exemplo está caracterizado.

Por isso, o futebol brasileiro agoniza e vive nessa lama. São casos e mais casos, efeitos suspensivos daqui e de lá, novos julgamentos para atenuar a pena do jogador. Isso é vergonhoso.

Outra coisa que me entristece é ver o Atlético se apequenar em uma decisão de campeonato, levando o jogo final para o Independência. Que ele jogue lá contra adversário de pequeno porte, tudo bem, mas enfrentar seu maior rival num estádio com capacidade para 20 mil pagantes, em decisão de campeonato, não concordo. O palco do Galo sempre foi o Mineirão. Ali é a casa dele e do Cruzeiro.

Acho que os clubes deveriam se acertar, dividir o número de torcedores nos dois jogos e encher o Gigante da Pampulha. E vale lembrar que, no Independência ou no Mineirão, nos últimos jogos, tem dado Cruzeiro, o que não justifica o Atlético querer jogar no Horto. E as autoridades deveriam ser obrigadas, por lei, a dar segurança aos torcedores do bem. Prender os bandidos, evitar confrontos e deixar apenas a emoção e o lazer tomarem conta de quem vai ao estádio. Porém, ao invés disso, elas dizem que não podem dar segurança às duas torcidas no Independência. Mais um motivo para que a partida seja no Mineirão.

Os dirigentes deveriam selar uma bandeira da paz, conversar e entender que o Mineirão é bom para os dois, tanto tecnicamente quanto financeiramente. Será que é difícil pegar o vídeo de Real Madrid e Barcelona e entender que os dois presidentes podem, sim, sentar lado a lado, ver as duas equipes jogar e se confraternizar ao fim do jogo, perdendo ou ganhando.? Seria um belíssimo exemplo de civilidade. E olha que estou falando de dois presidentes sérios, corretos e da paz. Nepomuceno e Gilvan deveriam acordar as duas partidas no Mineirão e dar o exemplo aos torcedores. O futebol só tem sentido se for pela paz, pela emoção, pela brincadeira sadia. Qualquer coisa fora disso é bobagem e ignorância. Fica aqui a sugestão. Quem vai ganhar com isso é o torcedor, razão de ser dos clubes.

Tags: manoel agressão fred americamg cruzeiroec atleticomg