None

COLUNA DO JAECI

Cruzeiro vai em busca do penta, estreando com vitória

O Cruzeiro larga na frente, faturando os três primeiros pontos, sabedor de que em competição por ponto corrido cada jogo é uma decisão

postado em 15/05/2017 12:00 / atualizado em 15/05/2017 08:49

Washington Alves/Cruzeiro
O Cruzeiro estreou no Brasileirão com vitória sobre o São Paulo, , no Mineirão, por 1 a 0, gol de Ramón Ábila. O jogo era de duas equipes contestadas e eliminadas da Copa Sul-Americana. Tanto o técnico Mano Menezes como seu colega, Rogério Ceni, precisavam da vitória para esfriar os ânimos de corneteiros e torcedores. Mano levou a melhor. Porém, o jogo foi muito ruim na fase inicial, com poucos lances importantes, mas melhorou muito no segundo tempo, quando o gol de Ábila foi marcado logo aos 2min. E assim, a partida esquentou, com as duas equipes procurando o melhor resultado. O Cruzeiro larga na frente, faturando os três primeiros pontos, sabedor de que em competição por ponto corrido cada jogo é uma decisão.

O segundo tempo começou bem diferente do primeiro. As equipes já haviam se estudado e sabiam o que deveriam fazer. E foi o Cruzeiro quem saiu na frente. Numa bobeira da zaga são-paulina, o lateral foi cobrado rapidamente para Alisson, que avançou pela esquerda e tocou para Ábila, livre, fuzilar o gol de Renan Ribeiro: 1 a 0. Em seguida, o Cruzeiro teve outras duas boas chances, mas não soube aproveitá-las. O São Paulo também saiu mais para o jogo, principalmente pela esquerda, com Luiz Araújo. Lucas Pratto teve boa chance na marca do pênalti, mas chutou para fora, bem longe do gol de Fábio. Aliás, que bom ver Fábio de volta ao gol azul. Um goleiraço, com conquistas e histórias. Não que Rafael estivesse mal. Longe disso. Atuou com muita segurança durante a ausência do titular e ídolo. Porém, Fábio é incontestável e com certeza deixou a torcida feliz com sua volta. Outro monstro na zaga é Dedé. Ele não perde uma bola por cima ou por baixo, dando a segurança necessária. Só que formava dupla com Leo, e não com Caicedo, como eu imagino. Acho a zaga ideal.

O tempo foi passando, o Cruzeiro administrando o resultado e, volta e meia, contra-atacando. Lennon, que entrou na vaga de Romero (sentiu câimbras) na lateral-direita, foi muito mal, me parecendo sem condição física e muito deficiente na parte técnica. O Cruzeiro recuou de forma perigosa, mas o São Paulo não teve competência nem qualidade para conseguir o empate. Se o futebol não é o desejado pelo torcedor, pelo menos o Cruzeiro faturou três pontos, ao lado de Palmeiras, Ponte Preta, Bahia e Fluminense. Agora, a equipe vai se preparar para encarar o Sport, no Recife, no fim de semana.

Palmeiras

O atual campeão brasileiro, Palmeiras, derrotou o Vasco por 4 a 0 ontem, em sua casa, mostrando que é sério candidato ao bicampeonato. O Vasco volta a viver o drama dos últimos rebaixamentos: tem um time de segunda na Primeira Divisão. Desse jeito, vai amargar mais um rebaixamento. O Bahia enfiou 6 a 2 no Atlético-PR, enquanto a Ponte fez 4 a 0 no Sport. No jogo das 11h, o Flu derrotou o Santos por 3 a 2. É apenas a primeira rodada, mas é sabido que quem vai disputar a taça são Flamengo, Palmeiras, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Santos, Grêmio e Fluminense. Não acredito em nada diferente disso.

Promiscuidade

Já passou da hora de os presidentes de clubes brasileiros tomarem medidas enérgicas contra diretores de futebol que fazem conchavo com empresários e jogadores. Há gente que contrata o técnico via empresário e o técnico se vê obrigado a contratar jogadores do tal empresário. Por isso o futebol brasileiro está na lama. Há muita gente séria no mercado, mas eu sou de uma época em que os presidentes faziam negócios entre eles sem precisar da intervenção de diretor de futebol. E olha que há diretor que ganha salários astronômicos, bem acima da maioria dos atletas, que, na verdade, são a razão do espetáculo. Os valores no Brasil estão invertidos e a promiscuidade reina em todos os setores.

Tags: cruzeiroec