None

COLUNA DO JAECI

De olho na Copa do Brasil

O Cruzeiro fez belíssima partida. O problema é que perdeu gols demais, dando chance ao azar

postado em 14/08/2017 13:39

Marcello Zambrana/Light Press
O Cruzeiro começou bem no Morumbi. Fez 2 a 1, virando o jogo, mas acabou por entregar um resultado que lhe era favorável ao perder gols incríveis e não liquidar o São Paulo. O time paulista venceu por 3 a 2, saiu da zona de rebaixamento e impediu a Raposa de chegar ao G-6. Vale lembrar que Mano Menezes optou por um time alternativo, pois na quarta-feira tem um jogo decisivo contra o Grêmio, pela Copa do Brasil, em Porto Alegre, no jogo de ida da semifinal. E é nessa competição que o time celeste aposta todas as suas fichas para garantir uma taça na temporada e a vaga na Libertadores do ano que vem. Porém, o resultado no Morumbi foi muito injusto. Mesmo sem seus principais jogadores, o Cruzeiro foi bem melhor, teve mais qualidade. O futebol é injusto e não perdoa quem perde gols. Menos mal que é apenas a primeira rodada do returno. O fato de a equipe estar na semifinal da Copa do Brasil também atenua um pouco o resultado negativo no Brasileirão.

O Cruzeiro fez belíssima partida. Marcou belos gols, perdeu pênalti e encurralou o São Paulo. O problema é que o time azul perdeu gols demais, dando chance ao azar. O primeiro tempo foi todo azul, porém, o pênalti perdido por Sassá, logo aos 11min, abateu tanto ele quanto todo o time. E a bola pune. No último lance do primeiro tempo, Ezequiel fez falta desnecessária. Hernanes bateu com perfeição, sem chances para Rafael. Uma injustiça muito grande. Era sabido que no segundo tempo o Cruzeiro voltaria melhor. E Sassá se redimiu ao marcar um belíssimo gol, de voleio, mostrando ao tricolor paulista que o time mineiro estava disposto a começar o returno com os três pontos. E foi Sassá quem virou a partida, após bela jogada de Robinho: 2 a 1.

O time comandado por Mano Menezes mostrava excelente futebol, parecia que ia aumentar a vantagem. Mas os erros defensivos permitiram que o São Paulo empatasse, com Arboleda, e virasse, com Hernanes, em cobrança de pênalti – na minha visão, duvidoso. O Cruzeiro não merecia esse castigo. Pelo que havia jogado, principalmente até os 20min do segundo tempo.

O Cruzeiro também poupou seus principais jogadores, pois tem uma decisão na quarta-feira, contra o Grêmio, pela Copa do Brasil. É a última chance de tentar conquistar um título na temporada. Fez muito bem o técnico Mano Menezes. E o time azul mostrou que tem um grupo forte e bom, pois, mesmo com muitos reservas, dominou a maior parte do tempo, criou situações e perdeu muitos gols.

O empate, pelo que o São Paulo fez a partir dos 20min da fase final, teria sido mais justo. O Cruzeiro perdeu com time reserva, mas jogando bem. Foi visível a boa partida que o time azul fez. É claro que a cabeça dos jogadores e da própria torcida está em Porto Alegre. O Cruzeiro é tetracampeão da Copa do Brasil e vai querer igualar-se ao Grêmio, único pentacampeão. O título do torneio mata-mata poderá coroar o belo trabalho do presidente Gilvan de Pinho Tavares, bicampeão brasileiro em 2013’2014. Se tivesse vencido ontem, o Cruzeiro estaria no G-6. Porém, daqui pra frente, é se concentrar mesmo na competição que pode lhe dar a taça e a vaga direta na Libertadores do ano que vem. Vai encarar o melhor time do Brasil, o Grêmio. A equipe gaúcha é muito bem treinada por Renato Gaúcho, que é ídolo da torcida azul também. O Cruzeiro tem a vantagem de decidir em casa, mas vai precisar jogar muito na quarta-feira para conseguir trazer para BH uma boa vantagem. É isso que a China Azul espera.


Vitória do Galo
No Horto, o Atlético se aproveitou do time reserva do Flamengo, meteu 2 a 0 e subiu na tabela. O alvinegro jogou uma boa partida, tendo como destaque o baixinho Luan. O primeiro gol foi de Fabio Santos, em cobrança de penalidade. E o segundo marcado por He-Man, em belo passe de Luan. A vitória quebra uma sequência do Atlético de quatro derrotas em casa, dando tranquilidade ao técnico Rogério Micale para trabalhar durante a semana e ajustar ainda mais a equipe. Se o Galo ainda não jogou aquilo que dele se espera, pelo menos mostrou mais qualidade e disposição. Na quarta-feira, o Flamengo vai encarar o Botafogo, pela Copa do Brasil, no Engenhão. O time carioca espera pela chegada de Reinaldo Rueda, técnico colombiano contratado para tentar dar um título ao rubro-negro. O Galo começa o returno com três pontos importantíssimos, pois seu único objetivo na competição é chegar ao G-6 e se garantir na Libertadores do ano que vem. Ainda faltam pontos importantes, mas já é um começo animador.

Tags: nacional seriea atleticomg cruzeiroec