None

COLUNA DO JAECI

Cruzeiro está pronto para o Grêmio

Torcida e Cruzeiro voltaram a reatar o casamento (...) E se o Cruzeiro passar pelo Grêmio, aí será como a música do saudoso Claudinho e de Bochecha: "Só love"

postado em 21/08/2017 12:00 / atualizado em 21/08/2017 09:09

Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

O Cruzeiro fez a sua parte derrotando o Sport por 2 a 0 ontem, no Mineirão. Chegou ao G-6 do Brasileirão, em sexto lugar, e agora as atenções se voltam somente para o Grêmio, adversário de quarta-feira, em jogo decisivo da Copa do Brasil que apontará o finalista para enfrentar Flamengo ou Botafogo. Se repetir o placar de hoje no Gigante da Pampulha, que estará lotado, o time azul chegará a mais uma final para tentar a quinta conquista e se igualar ao próprio Grêmio. Ontem, o técnico Mano Menezes ouviu minha sugestão e pôs Hudson e Henrique lado a lado. Essa é, sem dúvida, a melhor formação para encarar o time gaúcho. Hudson e Henrique não é nome de dupla caipira, mas sim de dois volantes de muita marcação e qualidade. E foi além: manteve o time titular quando se esperava que pusesse o time reserva. Thiago Neves fez uma boa partida, mas ainda não foi o que dele se espera. Sassá, que fez o primeiro gol, não pode jogar pela Copa do Brasil por ter sido contratado depois do prazo de inscrição. Dessa forma, Rafael Sobis, outro que até aqui não convenceu, terá a grande chance de se consagrar diante da China Azul.

Acho curioso determinadas coisas no futebol brasileiro. As equipes lutam para disputar todas as competições, mas sempre que têm uma partida decisiva, caso de Grêmio e Cruzeiro, sempre se opta pela montagem de um time reserva na partida anterior. Mano Menezes foi peitudo e botou os titulares. Renato Gaúcho optou por um time reserva, empatou e perdeu a chance de encostar no Corinthians, que perdeu para o Vitória, sábado. Porém, se o Cruzeiro perder para o Grêmio, os torcedores dirão que Mano errou ao colocar o time titular ontem. Eu até pensei que ele iria montar uma equipe alternativa. E não vou culpá-lo, caso não consiga classificar o time azul. Mano não pode, e não deve, se descuidar do Brasileiro, pois o time chegou ao G-6 e vai em busca de vaga na Libertadores. E, pelo grupo que tem, o Cruzeiro tem a obrigação de chegar entre os três primeiros. É a expectativa da torcida pelo investimento feito. Mas a gente percebe que Mano é um cara aberto, que toma decisões, as assume, e sabe ouvir também. Ter voltado com a dupla Henrique-Hudson, para mim, foi a melhor coisa que ele fez. Vale lembrar que o Cruzeiro terá o problema de não poder levar gol. Se o Grêmio fizer um gol, vai complicar muito. Por isso, a marcação, principalmente em cima de Luan, será fundamental. Se não tem Sassá, Mano ganhou Raniel, que fez o segundo gol ontem e ganhou moral para o jogo de quarta. Provavelmente vai ficar no banco de Sobis. Provavelmente, pois Mano pode surpreender, já que o camisa 7 não vive bom momento. Porém, pela experiência, é bem provável que escale Sobis. Torcida e Cruzeiro voltaram a reatar o casamento. Pelo menos até depois de amanhã, a trégua estará mantida. E se o Cruzeiro passar pelo Grêmio, aí será como a música do saudoso Claudinho e de Bochecha: “Só love”.

Dois gols


O garoto Vinícius Júnior, contratado por R$ 160 milhões pelo Real Madrid, marcou os dois gols nos 2 a 0 do Flamengo sobre o Vitória, sábado. Que ele tem qualidades, não há dúvida. Mas acho um absurdo um clube pagar tanto por alguém que é apenas uma promessa. O futebol chegou a valores irreais.

Neymar


Contratado pelo PSG por R$ 820 milhões, Neymar marcou dois gols na vitória sobre o Toulouse ontem, no Parque dos Píncipes, em Paris. Tomara que sejam os primeiros de muitos e que ele leve seu time a uma final da Liga dos Campeões da Europa. Ganhar apenas o francês ou Copa da França não o levará ao posto de melhor do mundo. Mesmo assim, particularmente, acho Neymar muitos degraus abaixo de Messi e Cristiano Ronaldo.

Jerry Lewis


Passei minha infância vendo os filmes de Jerry Lewis. Como ele nos fazia rir. Um gênio da comédia, um astro de Holywood. Ontem, aos 91 anos, nos deixou. Ele morreu, segundo a família, que estava ao seu lado, de morte natural. Que Deus receba o maior comediante do show business que nós vimos, de braços abertos.

Tags: cruzeiroec