None

COLUNA DO JAECI

O dilema de Tite

"Eu colocaria o máximo possível o time titular em campo para dar a ele um alto padrão de jogo e chegar voando ao Mundial da Rússia"

postado em 10/10/2017 12:00 / atualizado em 10/10/2017 08:50

Lucas Figueiredo/CBF

São Paulo – O Brasil que joga contra o Chile hoje, às 20h30, no Allianz Parque, será diferente daquela que Tite vem colocando em campo, considerado titular, por duas mudanças: Ederson no gol e Alex Sandro na lateral-esquerda, embora ele tenha jogado contra a Bolívia. Marquinhos volta a ser titular, ao lado de Miranda. O resto é aquele time que o torcedor já conhece de cor e salteado: Daniel Alves, Casemiro, Paulinho e Renato Augusto, Felipe Coutinho, Neymar e Gabriel Jesus. A nove meses da Copa da Rússia, Tite vive um dilema: treina o time titular, dando-lhe corpo e alma, ou aproveita os amistosos, daqui pra frente, para experimentar jogadores que para ele ainda são dúvida? Eu colocaria o máximo possível o time titular em campo para dar a ele um alto padrão de jogo e chegar voando ao Mundial da Rússia. Na verdade, quem tinha que mostrar alguma coisa já o fez e, cá pra nós, dos 23 jogadores que irão ao Mundial, Tite tem pelo menos 19 garantidos. As quatro últimas vagas ele vai preencher, provavelmente, com atletas que joguem em mais de uma posição. Pelo visto, os goleiros estão definidos: Ederson, Alisson e Cássio. Infelizmente, Fábio não terá a tão merecida chance. Uma pena, pois com a carreira vitoriosa que ele tem, quem ganharia é a Seleção. Em conversa com alguns companheiros de imprensa que cobrem a Seleção há 31 anos, como eu, eles acham que o problema do goleiro do Cruzeiro é a forte ligação com a religião. Eu acho o contrário. Que bom que ele é religioso e tem Deus no coração. O ser humano está precisando mais disso.

Confesso que o Brasil melhorou muito, mas ainda está aquém de França, Portugal, Itália, Espanha e Alemanha. Uma coisa é ganhar de adversários desqualificados por essas bandas da América do Sul. Outra, bem diferente, é enfrentar adversários europeus, com uma escola forte técnica e fisicamente. É sabido que nossos jogadores atuam na Europa, mas na Seleção a história é outra. É preciso muito mais do que estamos vendo. Neymar evoluiu bastante. Numa roda, no CT do Palmeiras, domingo, conversávamos eu, Mauro Naves, Wellington Campos, Alexandre Mattos e o pai de Neymar. Mauro disse a ele que seu filho fizera uma de suas melhores partidas na Seleção contra a Bolívia, mesmo sem ter feito gol. É verdade. Neymar pintou, bordou e consagrou o goleiro Lampe, que fez defesas incríveis. Além disso, correu como um garoto de 15 anos na altitude de 3.600m, sem nada sentir. Um partidaço desse que é a nossa maior esperança. E ele parou de cair, de levar cartão, e parece bem mais consciente do seu papel à frente dos companheiros. É isso que queremos ver de Neymar na Copa. Um jogador integrado ao time, com confiança, que é a estrela maior, com humildade. Ele deve isso ao técnico Tite, que conversou com ele, o orientou e mostrou a importância de ele ser um jogador de conjunto, de grupo, mesmo sendo nossa grande referência.

E o futebol de Neymar cresce quando ele atua ao lado de Philippe Coutinho, que está comendo a bola no Liverpool, e, que na janela de janeiro, poderá ser contratado pelo PSG, que entrou na briga com o Barcelona. Vejo o Brasil mais respeitado, mais forte, mais coeso e muito focado no objetivo. Já disse que acredito que a Alemanha vá ganhar a Copa novamente, mas acho que se Tite fortalecer esse grupo mentalmente e aplicar sua filosofia até o Mundial, poderemos crescer bastante. Não há como negar que Brasil, Itália e Alemanha figuram como favoritas em todos os Mundiais. Mas, hoje, há outras equipes correndo por fora, como França e Espanha, cada uma com um título mundial, e Portugal, doido para entrar para o seleto grupo.

Tem muito brasileiro torcendo contra hoje para deixar a Argentina fora da Copa. Claro que Tite e seus jogadores têm compromisso com a vitória e a decência. Se perdermos, no que não acredito, será porque jogamos mal realmente.  Os jogadores têm caráter, são decentes e Tite, nesse aspecto, é um dos caras mais corretos que conheço. Como eu disse no começo da coluna, Tite tem um dilema, mas acho que vai optar por manter sempre o time titular e colocá-lo para jogar o máximo possível, mudando algumas peças no intervalo dos amistosos. É assim que uma equipe ganha conjunto e que o treinador dissipa suas últimas dúvidas.

Lindo CT

Eu não havia entrado nesse novo CT do Palmeiras, e confesso que fiquei impressionado com a estrutura e o conforto. Além disso, o estádio, Allianz Parque, é belíssimo, de primeiro mundo. Por isso mesmo, acho que a Arena MRV será um sucesso e transformará o Atlético num gigante maior do que ele já é. Ter a casa própria é o primeiro caminho para uma grande equipe disputar todos os títulos das competições. O Galo está no caminho certo.

Sem crise

O presidente, Gilvan de Pinho Tavares disse que não há crise nenhuma e que já está tudo em paz no Cruzeiro. Que ótimo, pois o clube deve e merece curtir a conquista da Copa do Brasil, que lhe rendeu vaga na Libertadores 2018, além de uma boa premiação. É hora de celebrar, não de guerrear por bobagem.

Tags: cruzeiroec americamg atleticomg