None

COLUNA DO JAECI

Brasil elimina Chile e vai à Copa com chave de diamante

'O Brasil fez sua última apresentação em solo brasileiro antes da Copa e agora vai ver o que os europeus têm'

postado em 11/10/2017 12:00

AFP

São Paulo –
Um belíssimo Allianz Parque, lotado. Com 1 minuto de jogo aqui, o alto-falante anuncia gol do Equador contra a Argentina. Parecia um gol brasileiro, tamanha a manifestação de alegria da torcida. Os chilenos, então, se deliciavam, pois com o resultado ruim para os Hermanos se classificariam para o Mundial da Rússia até com derrota. O Brasil era o único que não precisava de resultado, mas apenas jogar bem e alegrar a torcida. Confesso que senti um misto de alegria e tristeza com o gol do Equador. Eu pensei: não quero a Argentina na Copa, mas Messi não merece um castigo desses. Aqui, o Brasil pressionava, e cada vez que Neymar caía pela esquerda era um frisson. O gol de empate da Argentina foi um balde de água fria na torcida. O empate aqui com o empate lá ainda dava Chile. O Brasil quase marcou, mas o goleiro chileno fez grande defesa. Gol da Argentina: 2 a 1. Com esse resultado, o Chile ainda estava na Copa, pois Peru e Colômbia estavam empatando. Era um olho no peixe, outro no gato.

Aqui era um jogo de poucas oportunidades. O Chile muito fechado, pois sabia que se tomasse um gol não conseguiria empatar. Vez ou outra o time chileno chegava, mas sem preocupar Ederson. A torcida brasileira só voltou a se empolgar quando Gabriel Jesus cabeceou e o goleiro do Chile segurou firme. O jogo caminhava para o 0 a 0 na fase inicial. Não havia mesmo muita inspiração. E para não passar em branco, Neymar levou cartão amarelo desnecessário. O árbitro apitou e os jogadores foram para o vestiário diante de uma torcida que vibrava mais com o jogo da Argentina do que com o daqui. A expectativa era saber se o Equador faria mais gols. O 2 a 1 favorável no primeiro tempo garantia os Hermanos na Copa. O empate entre Peru e Colômbia era ótimo para o time de Messi.

Será que as emoções dessa partida estavam reservadas para o segundo tempo? O Chile voltou com Pulgar na vaga de Aránguiz. Vidal, suspenso, fazia muita falta para os chilenos. Os 41.008 pagantes proporcionaram o recorde de renda no futebol brasileiro, R$ 15.118.391. O Chile estava acomodado, garantido pelo resultado de empate de Peru e Colômbia. Porém, se um gol saísse lá, os chilenos iriam ao desespero, precisando da vitória. E, para piorar, Daniel Alves cobrou falta, o goleiro Bravo rebateu e Paulinho fez Brasil 1 a 0. Restava saber se o Chile agora iria para cima ou se continuaria com a retranca que não o levaria a lugar algum. O medo de perder tirava do Chile a vontade de ganhar . Porém, mesmo perdendo por 1 a 0,  o Chile estava na repescagem, beneficiado pelo empate entre Peru e Colômbia. Mas o castigo veio rapidamente. Contra-ataque brasileiro, Neymar invadiu a área e tocou para Gabriel Jesus, livre, fazer Brasil 2 a 0. A torcida começou a cantar, “Adeus, Chile, adeus, Chile”, de forma equivocada, pois mesmo com a derrota os chilenos ainda estavam respirando. O Chile começou a tumultuar a partida, querendo briga. E quando o placar anunciou Colômbia 1 a 0 no Peru, os chilenos ficaram mais aliviados. Até ali, a repescagem estava garantida. Enquanto isso, Messi fazia seu terceiro gol sobre o Equador, e garantia totalmente seu time na Copa. O Uruguai vencia a Bolívia por 3 a 1 naquele momento, e também estava na Copa. O Chile queria mais é que o tempo passasse aqui e em Lima, para pegar a Nova Zelândia na repescagem. Porém, o castigo veio a cavalo. O Peru empatou com a Colômbia – e com esse resultado deixava os chilenos fora da repescagem. Ainda houve tempo para o terceiro gol, marcado por Gabriel Jesus, quando o goleiro Bravo estava fora da meta. O Brasil fez sua última apresentação em solo brasileiro antes da Copa e agora vai ver o que os europeus têm. Antes, porém, pega o Japão, em Lille, dia 10 de novembro, e, quatro dias depois, em Wembley, a Inglaterra. Valeu, Brasil: uma campanha espetacular, coroada com chave de diamante. Brasil, Uruguai, Argentina e Colômbia estão na Copa. O Peru vai duelar com a Nova Zelândia na repescagem, pois ficou em quinto lugar. O Chile deu adeus ao Mundial. Uma pena.

Tags: selefut