None

COLUNA DO JAECI

Cruzeiro favorito. Se vai confirmar, é outra história

Além de campeão da Copa do Brasil, Cruzeiro ocupa melhor posição na tabela

postado em 22/10/2017 12:00 / atualizado em 22/10/2017 11:08

Ramon Lisboa/EM
Cruzeiro e Atlético fazem o último clássico entre eles, neste ano, em situações opostas. O primeiro, campeão da Copa do Brasil e no G7, que garante vaga na Libertadores 2018, embora não precise, pois já está assegurado pela conquista. O segundo, vivendo péssimo momento, com jogadores produzindo muito pouco ou quase nada, derrotas e mais derrotas no terreiro, onde era quase imbatível. No Mineirão, conforme determinam os tempos modernos, apenas 10% da carga de ingressos será para os alvinegros. Em país violento, onde se mata por tudo e por nada, tem que ser assim mesmo, infelizmente. Se bem que os bandidos, aqueles que não torcem para o clube e sim para eles mesmos, se digladiam em qualquer lugar. Marcam pontos de encontro, de agridem e se matam. São lixos humanos, jamais torcedores. O torcedor de verdade é aquele que paga seu ingresso, torce, xinga, chora, vibra e sorri sem agredir ninguém. Aquele que leva o filho, o pai, o avô. E olha que eu tiro o chapéu para quem leva um filho a um campo de futebol hoje. Eu não levaria.

O Cruzeiro vive excepcional momento. Ainda mais agora que renovou com Mano Menezes, por dois anos, conforme antecipei neste espaço e no blogs.uai.com.br/alterosanoataque. Mais um furo para a coleção. Quem tentou desmentir se deu mal, como sempre. Como temos péssimos profissionais na imprensa! Gente despreparada, que mal sabe falar o português. Não hesito em apontar o Cruzeiro como favorito. Tem aquela máxima de que em clássico não há favorito, mas para mim sempre tem, principalmente quando um vive momento melhor. O Cruzeiro tem mais time, mais grupo, mais motivação, mais futebol que o Galo.

Já disse que o próximo presidente alvinegro terá muito trabalho para ajeitar a casa e mandar embora os medalhões, que ganham fortuna e não deram certo. E não me venham culpar Nepomuceno. Ele contratou jogadores que todos queriam, mas não deu liga. Isso é do futebol. Errou em um ou outro, mas pecou por excesso e não omissão. Juntar num mesmo time vários jogadores ricos e consagrados nunca deu certo. Tem que ter um craque, pode ser até veterano, mas vários carregadores de piano. O Galo de agora tem muita “perna” e pouca bola, na linguagem dos boleiros.

O próprio Robinho perguntou ao volante da Chapecoense: “Jogou onde?”, ao sofrer forte marcação. Uma atitude ruim do Robinho, que é um cara muito legal e do bem. O jogador da Chape poderia muito bem perguntar também, já que Robinho fracassou no Real Madrid, no Milan e no Manchester City. Mas eu entendo Robinho. Cabeça quente, time mal, perdendo mais uma em casa. Não é o Robinho que conheço. Ele sempre foi humilde e bacana. Deve ter se arrependido.

O Atlético ainda corre riscos de rebaixamento, embora eu não acredite nisso. Tem de fazer os 45 pontos logo e depois se concentrar em somar o maior número de pontos para tentar G-7 ou G-8, caso o Flamengo ganhe a Copa Sul-Americana. O momento, porém, é de pensar em escapar da queda. Depois, o que vier será lucro. Já o Cruzeiro está soberano, pela conquista da Copa do Brasil e a garantia da vaga na Libertadores. Tem um bom time, mas não é essa “Brastemp” toda. Tem carências em posições como a lateral direita, a zaga e o ataque. Vai precisar se reforçar se realmente quiser conquistar o tri da Libertadores.

Que seja um grande jogo, da paz e com muitos gols. O futebol está precisando disso, ninguém aguenta mais tanta mediocridade e tanto nível técnico baixo, de norte a sul do país. Precisamos resgatar os velhos e bons tempos, para que o torcedor de hoje, que tem menos de 30 anos, entenda o que é o verdadeiro futebol. O que estamos vendo é tudo, menos futebol. Jogadores que não sabem dominar a bola, técnicos que nada sabem de esquema tático e por aí afora. Que Raposa e Galo deem uma aula, hoje, de um grande futebol. Estamos carentes disso.

INJUSTIÇA


Mais uma convocação da Seleção Brasileira, para os amistosos contra Japão e Inglaterra, e nada de vermos o melhor goleiro do Brasil na relação. Já desisti, pois uma fonte me revelou que Tite não dará mesmo chance a Fábio. Quem perde com isso é a Seleção e o torcedor, pois ter um goleiro experiente e campeão como Fábio é o primeiro caminho para quem sonha com o hexa. Tite sempre disse que Seleção é momento. Se alguém me provar que Alisson, Cássio e Ederson estão em melhor momento, juro que não falo mais nada. Como é impossível alguém me provar isso, vou continuar batendo na tecla de que Fábio deve ser o goleiro no Mundial da Rússia. As seleções europeias valorizam seu ídolos e goleiros experientes. Aqui, como em tudo, estamos na contramão da história.

Tags: cruzeiroec atleticomg