None

DA ARQUIBANCADA

Ufa! Será que agora vai?

Foi uma noite em que o América e seus torcedores brilharam dentro e fora de campo

postado em 09/06/2017 12:00

EM DA PRESS

Devido à expulsão de Zé Ricardo aos 8min do segundo tempo, que deixou o time jogando com um a menos até a expulsão de um atleta adversário, aos 35min, foi sofrida e heroica a vitória do América sobre o Ceará, com os jogadores americanos reprisando a luta e o empenho que demonstraram ao derrotar o Criciúma, em Santa Catarina. Esses seis pontos conquistados com garra e espírito de equipe deixaram para trás as frustrações dos torcedores nos empates com Náutico e Goiás e na derrota para o Paysandu.

Mesmo que a Segundona esteja na fase inicial, faltando ainda 99 pontos a ser disputados, essa vitória foi importantíssima para que o América não se distanciasse dos primeiros colocados. O Coelhão tem 8 pontos e os quatro clubes primeiros colocados estão bem próximos, com 11, 10 e 9 pontos; com uma vitória sobre o Vila Nova-GO hoje à noite, o Coelho chegará aos mesmos 11 pontos do Juventude, que lidera. Caso os concorrentes tropecem em seus jogos, o América poderá assumir uma das primeiras posições na tabela de classificação.

Voltando à vitória sobre o Ceará. Foi uma noite em que o América e seus torcedores brilharam dentro e fora de campo. Antes do jogo, a torcida homenageou o treinador Givanildo Oliveira, que conquistou vários títulos aqui e atualmente comanda o Vovô cearense. Civilizada, bonita e merecida homenagem. Em campo, vale a pena destacar a atuação do goleiro João Ricardo, que fez três defesas difíceis e evitou o que poderiam ter sido três gols do adversário. O sistema defensivo, com o zagueiro e capitão Rafael Lima à frente, foi perfeito, com os volantes Zé Ricardo e Willian cumprindo muito bem suas funções de marcação. No meio-campo, destaque para o retorno do experiente Gérson Magrão: com ele, o time fica mais encorpado e criativo. Luan ainda não está 100% em forma, mas cumpriu papel tático importante e fez o gol que definiu o placar favorável ao América.

Enderson Moreira acertou na escalação e também nas substituições. Jogo a jogo, parece que o treinador finalmente vai conseguindo formar um grupo de qualidade em campo e no banco, já que, em uma competição longa como o Brasileirão, é preciso que ao menos 18 atletas tenham condições de assumir a titularidade. Neste sentido, desde o ano passado os centroavantes contratados pelo clube não conseguem fazer os gols que são bem pagos para fazer: Michael e Borges fracassaram e Hugo Almeida e Bill (que demonstra estar fora de forma) estão em dívida com as redes adversárias. Dirigentes, diretor de futebol, treinador e preparador físico têm de encontrar soluções urgentes.

Para secar

Além de torcer por uma vitória do América sobre o Vila Nova-GO, nos jogos Criciúma x CRB, Santa Cruz x Londrina, Paysandu x Goiás, Boa x Juventude, Internacional x Náutico, Paraná x Guarani e Oeste x Luverdense, temos de ligar os secadores em cima de CRB, Santa Cruz, Paysandu, Juventude, Internacional, Guarani e Oeste. E para dar empate, uma secada dupla em Brasil de Pelotas x Ceará e ABC x Figueirense.

Tags: americamg