None

DA ARQUIBANCADA

Série A: missão possível

Para o América, somar três pontos será fundamental, pois manterá o clube como líder isolado do campeonato

postado em 11/08/2017 12:00 / atualizado em 11/08/2017 10:38

MARLON COSTA/FUTURA PRESS/ESTADAO CONTEUDO PE

A campanha do América no turno do Brasileirão da Série B foi muito boa. Imperfeita, com baixos e altos (nessa ordem), mas suficiente para conquistar 36 pontos e assegurar a liderança isolada, três pontos à frente do Internacional, segundo colocado, e cinco do Juventude, que está em quinto lugar e já jogou. Melhor do que isso, só se estivesse com os 47 pontos do Corinthians na Série A.

Mas, atenção, dirigentes, treinador e jogadores! Na 19ª rodada, a última do primeiro turno, foi esquisita a derrota para o CRB. Não pela derrota em si, que perder é parte do esporte e nenhum time ganha todas, mas nessa aí o Bill foi caçado pelo zagueiro Adalberto o tempo todo, tanto que chegou a abraçá-lo por trás e jogá-lo ao chão dentro da área, em pênalti escandaloso que árbitro e assistente não assinalaram. Quase ao final da partida, tudo indica que o centroavante Zé Carlos saiu do banco e entrou em campo com o propósito de tirar o Bill do jogo. Conseguiu. Mais que isso: expulsos, chamou-o para a briga e Bill aceitou, o que poderá acarretar a ele punição maior do que apenas um jogo de suspensão. Há trabalho a ser feito pelos advogados do América.

O quadro descrito acima leva a crer que malas brancas já começaram a voar do Sul para todo o território nacional, levando “incentivo” a times que podem ajudar o Internacional a se aproximar cada vez mais da primeira colocação. Não digo isso de maneira volúvel e irresponsável, extraindo do nada uma teoria conspiratória que determina prejuízos ao América. Tenho amigos em Porto Alegre, onde morei na juventude, e eles comentam que, a boca pequena, diz-se na cidade que o Inter quer ser, de todo jeito, o campeão da competição. O grande investimento feito – o maior entre os clubes da Série B – e o elenco recheado de jogadores famosos “obrigam” os dirigentes colorados a traçar esse objetivo. E salve-se quem puder.

O returno começa para o América hoje, em confronto com o Náutico. Com 22 pontos a menos do que o Coelhão, o time pernambucano segura a lanterna, mas está em ascensão e é quase óbvio que jogará todo armado atrás, com faca nos dentes e o coração na ponta da chuteira para impedir a vitória americana. Portanto, espera-se partida difícil, que exigirá paciência e o apoio da torcida. Para o América, somar três pontos será fundamental, pois manterá o clube como líder isolado. É parte da missão possível de subir à Série A.

Mais um centroavante

Tendo em vista a possibilidade de punição ao Bill, roga-se aos dirigentes americanos que contratem com urgência mais um centroavante calejado e com faro de gols. Hugo Almeida fez excelente campeonato gaúcho pelo Juventude, mas até hoje não repetiu aqui as boas atuações que teve lá. Rubens e Pilar não tiveram as chances que outros da base estão tendo na equipe principal. Logo, o América tem de contratar um goleador. Torço para que presidentes, diretor de futebol e treinador sejam ágeis e competentes ao fazer essa necessária contratação.

Tags: americamg