None

DA ARQUIBANCADA

A 10 pontos da Série A

Mas faça o favor de brilhar e ficar na Série A, Coelhão. Chega de subir e descer!

postado em 20/10/2017 12:00 / atualizado em 20/10/2017 12:26

Albari Rosa/Gazeta do Povo

O fato de estar na vice-liderança, com 55 pontos, ainda não é garantia de que o América disputará a Primeira Divisão do futebol brasileiro no ano que vem. A turma dos especialistas em cálculos matemáticos e em definir a chance percentual de cada time nesta reta de chegada da Série B mais disputada dos últimos anos informa que “o Coelho precisa de quatro vitórias nas oito rodadas finais para conquistar o acesso” à Série A. De acordo com projeção feita pelo Departamento de Matemática da UFMG, “um clube que somar 67 pontos terá 99,7% de probabilidade de ficar entre os quatro primeiros”.

Como não sou formado em matemática e não sei fazer tais cálculos e chegar à conclusões tão precisas quanto esse percentual de 99,7%, vou dar aqui o meu palpite de leigo no assunto e cravar que o América não precisa de 12 pontos, mas apenas de 10, três vitórias e um empate, para chegar lá. E, quem sabe, até mesmo três vitórias (9 pontos) já serão suficientes? Espero que estejamos vivos para ver a classificação final da Série B e, se for o caso, comemorar com muita alegria o sucesso do Coelhão, esteja o time em que posição estiver, quarto lugar ou campeão.

O próximo adversário do América é o Paraná, quarto colocado, com 52 pontos. Por tudo o que estará em disputa entre os clubes amanhã à noite, no Independência, o jogo será mais uma das muitas decisões que ambos enfrentaram na competição. Se o América vencer, chegará aos 58 pontos, garantirá sua posição como vice-líder e se aproximará mais três pontos de conquistar uma vaga à Primeirona’2018. Se o Paraná vencer, empatará em pontos com o Coelhão, mas terá uma vitória a mais (16 a 15) e será o vice-líder. Portanto, é aquele famoso jogo de seis pontos, teste forte para torcedores apaixonados e cardíacos. Vamos subir, Coelhô!

Subir para ficar
Parece que vai dar tudo certo. Porém, nada de comemorar antes da hora o que ainda não ocorreu e correr o risco de tirar zero na lição do provérbio que ensina que “prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém”. Dirigentes, diretor de futebol, treinador, jogadores e torcedores do América têm de focar seus esforços nestas oito partidas que restam na competição.

A partir do momento em que a classificação se provar garantida – e tomara que seja bem antes da 38ª rodada –, aí será hora de a diretoria dar início ao planejamento para 2018, uma vez que já saberá o valor da cota de TV e dos patrocínios, somados aos R$ 4,6 milhões da segunda parcela da venda de Richarlison ao Watford. Mais: sabendo quais serão seus adversários na Série A, poderá projetar a renda média dos 19 jogos em casa.

Não vou ensinar padre a rezar missa, mas não custa lembrar que os confrontos América x Corinthians, América x Grêmio, América x Flamengo e América x Palmeiras interessam muito mais aos torcedores do que América x ABC, América x Náutico e América x CRB, por exemplo. É hora de encher o estádio e faturar.

Mas faça o favor de brilhar e ficar na Série A, Coelhão. Chega de subir e descer!

Tags: americamg