None

BOLADAS E BOTINADAS

Presidente do Santos falou mais que devia

Dirigente santista foi contestado pelo diretor de futebol do Atlético, Eduardo Maluf

postado em 10/01/2017 12:00

Bruno Cantini/Atlético
Pois é, sempre ouvi dizer que o peixe morre pela boca. O presidente do Santos confirmou o ditado. Fala muito, joga com possíveis contratações, e muita gente embarca na conversa dele. Ocorre que o Maluf (foto) voltou em grande estilo e mostrou que o presidente santista faz pose de amiguinho do Nepomuceno, mas na verdade vive tentando levar vantagem às custas do Galo. Penso até que o Modesto Roma tenta competir com o Palmeiras, que contrata a torto e a direito, porém sem ter o patrocinador para bancá-lo. Então, lhe resta a falação, a pantomima.

Maluf passou muita confiança durante a coletiva. Garantiu que o Atlético trará jogadores para o meio-campo e que o torcedor poderá ficar tranquilo. Porém, não cometeu o erro de garantir a permanência de jogadores. Disse que basta pagar a multa para levar o jogador. Aí, deve dizer que essa regra vale para qualquer clube. Chegou, pagou a multa, acertou com o jogador, levou. É assim.

O único equívoco em sua fala foi dizer que o Atlético abriu mão do Pierre e trouxe substituto à altura. Embora respeitando o ponto de vista do competente diretor, não vi o Atlético com a força de marcação dos tempos em que contava com Pierre e Leandro Donizete. Prova disso é o grande número de gols que o Galo levou. Na verdade, o Atlético insiste em escalar o Rafael Carioca, que tem estilo de um meia, como cabeça de área. Com isso, a defesa fica fragilizada. Junior Urso foi uma experiência ruim, não jogou o que se esperava. Mas vejo que a presença do Maluf talvez seja o grade reforço que faltava.

O Cruzeiro começa o ano melhor estruturado que seus concorrentes mineiros. Mantém o treinador, não mexeu tanto na estrutura da equipe e terá apenas que reforçar seu meio-campo, sem ter que reconstruí-lo. Mano Menezes sabe muito bem o que precisa, e mostrou que sabe arrumar o time. O segundo turno do time da Toca foi muito bom. Tivesse contado com o treinador desde o começo. Certamente estaria classificado para a Libertadores. Mas isso agora não conta, o que vejo é um Cruzeiro competitivo e com alguns reforços de boa qualidade.

O ataque azul ainda é uma dúvida. Marcelo Moreno faz de conta que sonha em voltar ao Cruzeiro, mas quer um salário bem acima do que o clube pretende pagar. O Ábila é uma dúvida. acho que o time não entendeu sua forma de jogar. Ele é aquele centroavante que erra muitos gols, mas que costuma ser decisivo. Então, num dia é herói, no outro é criticado. Mas se tiver quem jogue a bola para ele dentro da área, certamente voltará a ser um grande artilheiro.

Sobre Thiago Neves, acho que será um dos pilares do time azul. Além de um bom toque de bola, é aquele jogador que sabe cobrar faltas. Uma raridade em nosso futebol. Com ele o Cruzeiro terá também um pouco mais de equilíbrio entre o meio-campo e a zaga. Ótima contratação.

Quem poderá jogar mais em 2017 é o Sobis. Tem muito mais a mostrar. Agora, já adaptado e com uma boa fase de preparação, poderá se destacar. Por melhor que seja um atleta, a mudança de clube, ainda mais em meio a uma disputa, pode dificultar seu trabalho. Então acho que ele poderá render o que o torcedor espera.

E a Fifa quer a Copa do Mundo com 48 equipes. Se der dinheiro, se for bom politicamente... O calendário dos clubes pouco importa, a Fifa quer é mais. Com isso, talvez as Eliminatórias sejam transformadas em uma piada. Ou seja, de 10 seleções, vão se classificar sete ou oito equipes. E com tantas seleções, as chamadas datas Fifa talvez ocupem um espaço maior do calendário. É bom lembrar que a partir do momento em que abrirem espaço para tantas seleções, terão que abrir espaço também para as seleções sub-15, sub-17, sub-20... Vai ser uma farra. E os clubes certamente serão prejudicados.

Pelo visto, não demora muito, a entidade maior do futebol mundial, vai acabar com as Eliminatórias. Vai todo mundo, e como diria uma amigo meu "quem ganhar, vence"...

Orozimbo me liga e quer saber se existe a chance de o Bruno Henrique, que foi vendido pelo Corinthians ao Palermo, ser contratado pelo Atlético. Acho difícil. Foi adquirido em agosto, é pouco tempo. Mas como o jogador tem alternado entre a titularidade e a reserva, quem sabe?

Muito boa a matéria do nosso Estado de Minas sobre cobradores de faltas. Sei que alguns jogadores mostram uma certa aptidão para os tiros livres diretos. Mas resta saber se eles querem evoluir, se eles querem aprimorar o dom. A impressão que fica é a de que eles não treinam tanto. Interessante é que os clubes insistem no treinamento de cobrança dos pênaltis. Se de perto é preciso tanta aplicação, imaginem quando a cobrança é de longe e com barreira?

Tags: seriea mercadobola nacional atleticomg santossp cruzeiroec serieb