None

BOLADAS E BOTINADAS

Como falta definição no Atlético, estamos assistindo ao noticiário das dicas de atletas

O jogador 'top' precisa ter uma história, um nome, senão vira adivinhação

postado em 18/01/2017 12:56 / atualizado em 18/01/2017 13:01

Edesio Ferreira/EM/D.A Press


COMO É QUE É?

Fase complicada. Todo mundo querendo falar das contratações do Galo e elas não chegam. Falo dos cabeças de área. Então, estamos assistindo ao noticiário das dicas. É isso! Na falta de uma definição, ficam jogando nomes ao vento. Tipo: o jogador que virá para o meio-campo do Atlético é um brasileiro que joga no exterior. Raios! O que tem de jogador brasileiro no exterior é um exagero. Ou então vem aquela outra pista: o jogador que irá para a cabeça de área do Atlético atua na América do Sul, já passou por vários clubes e é um jogador top. Meu Deus! Esse cara top precisa ter um nome, precisa ter uma história. Do contrário, dará espaço para a adivinhação. Ainda vamos chegar ao dia em que o noticiário do período de férias do nosso futebol ficará por conta dos videntes.

GRANA

O Huracán segue cobrando do Cruzeiro a grana do Ábila. Acho que, com a saída do Willian, ele passa a ser uma boa opção. Acho até que a presença do Bigode atrapalhou um pouco a sequência dele. Mas há uma certa indecisão, há quem diga que o seu futuro poderá ser a China. Há quem pense em seu envolvimento numa negociação. Mas, pelo jeito, acredito que ele irá permanecer. Há uma insatisfação exagerada sobre ele. Todo atacante perde gols. É bom lembrar que outros também perderam. Mas como ele começou atropelando, marcando em muitas partidas, deixou o torcedor numa tremenda expectativa. Agora é recomeçar com tranquilidade. Quanto às ameaças de cobrança na Fifa, o Cruzeiro pode dar o troco, pode ameaçar ir ao Procon. Afinal, os gols sumiram...

METEOROLÓGICO

Em rede social, muita gente anunciando neve em Belo Horizonte. Como a nossa cidade anda mais para forno que para freezer, muita gente comemorou. Mas era tudo uma brincadeira. É que o Thiago Neves chegou para aquecer o meio de campo do Cruzeiro. Jogador experiente, será importante para o sistema de jogo cruzeirense.

É ISSO

E por falar em rede social, a cada dia vejo que alguém inventou um método de ensinar inglês em 90 dias. Não sei se com sotaque ou naquele jeito do Joel Santana. Mas a verdade é que virou moda. Então, fiquei aqui pensando: será que um desses gênios não poderiam inventar métodos para os clubes de futebol? No caso do Atlético, seria como contratar um cabeça de área em 90 dias. No caso do Cruzeiro, poderia ser como trazer o Marcelo Moreno de volta em 90 dias. Já no caso do América, poderia ser como se livrar de uma lanterna em 90 dias. Mas, neste caso, ela ficará nas mãos do Coelhão até o final do ano.

NA PISTA!!!

O STF se reuniu e acabou com o sonho de muito brasileiro. Muita gente que vive de uma aposentadoria minguada, sonhou com a desaposentação. Foi um duro golpe, afinal, quem contribui tem o direito de ser compensado. Mas a turma votou contra. Ocorre que alguém conseguiu burlar a determinação dos senhores da Justiça. Isso mesmo, alguém se aposentou e voltou. O único brasileiro a conseguir a desaposentação foi o Felipe Massa. Resta saber se o Supremo não vai tentar impedir sua volta às pistas através da Williams. E para completar a festa do piloto brasileiro, vem a notícia de que o Valtteri Bottas irá para a Mercedes.

MUDOU!!!

O bicho vai pegar na China! Agora a farra vai diminuir. Cada clube poderá contar com três estrangeiros numa partida. Pode parecer bobagem, mas é que até aqui os asiáticos não eram considerados estrangeiros. A boquinha acabou. E o mais interessante e que acho uma medida correta é que o time terá que colocar pelo menos um jogador com idade sub-23 em campo. Isso mostra que eles estão trabalhando dentro de um projeto que visa revelar bons jogadores orientais. Ou seja, os chineses estão de olhos bem abertos.

LEÃO

O Villa Nova, de Nova Lima, está fazendo o trabalho certo. Se concentrou em Bragança Paulista e, aos poucos, o treinador Leston Junior vai acertando o time. Pelo jeito o Leão está buscando uma postura mais profissional, dando uma melhor condição aos seus jogadores. Vai entrar no Campeonato Estadual pronto para disputar a ponta de cima da tabela.

BEBETO E O ESPORTE

Bebeto de Freitas pensa em repatriar o futebol de base. Realmente se trata de uma medida importante, que certamente não irá apenas fortalecer a revelação de jogadores nos grandes clubes, mas sim de dar mais uma opção para a juventude, numa idade em que as opções são poucas. Vejam o caso do Campo do Pompeia, que tem uma história tão bonita e que há alguns anos está servindo de depósito de entulho, matagal e lixo. E ninguém busca uma solução. Então será preciso muita criatividade e apoio de patrocinadores. A verdade é que o futebol é importante, assim como outros segmentos esportivos. Muitas vezes você tem uma academia de judô, de karatê ou de jiu-jitsu ao lado de uma escola, ou próximo dela, e não se faz um convênio, não se utiliza uma estrutura que já está ali ao lado.

Quanto ao futebol, a situação é um pouco diferente, porque deixou de ser visto como esporte para ser um caixa eletrônico. Todo mundo só pensa em ganhar dinheiro revelando um jogador, mesmo que ele não seja craque. A meninada não tem espaço nos grandes clubes. Falam das peneiradas, mas não acredito nelas. Me parecem aqueles jogos de cartas marcadas. Mas com a experiência do Bebeto de Freitas, pelo menos o esporte passa a ter uma chance. Tomara que dê certo.

NÃO DEU

Os mineiros na Copa Cidade de São Paulo foram um fiasco. O Cruzeiro levou um gol em impedimento, mas não pode dizer que está fora só por isso. O Atlético foi com um time muito jovem, e América e Villa também tropeçaram. Cada um, à sua maneira, dançou.

Tags: nacional seriea atleticomg