None

BOLADAS E BOTINADAS

Deu Cruzeiro, tchê!!!

"A Raposa soube competir sem abrir mão do regulamento"

postado em 26/08/2017 12:00 / atualizado em 26/08/2017 09:19

A classificação do Cruzeiro à final da Copa do Brasil foi mais do que merecida. Foi a equipe que soube competir sem abrir mão do que lhe proporcionou o regulamento. Já o Grêmio, nos últimos tempos, passou a demonstrar uma certa empáfia, passou a se achar acima de todos, mesmo sabendo que o Corinthians lidera o Brasileirão. Então, depois da vitória pelo placar mínimo em Porto Alegre, a turma achou que estava tudo resolvido, a passagem por Belo Horizonte seria apenas para carimbar o passaporte. Mas o time do Mano soube ser eficiente na decisão. Marcou muito, correu muito e, em determinados momentos, deixou o Grêmio sem rumo. O passe do time do Sul não funcionou e seus atacantes não tiveram espaço para as jogadas em velocidade. Sei que a disputa por pênaltis foi difícil, mas aí entra o fator emocional e, por fim, deu Cruzeiro com todos os méritos.

Tática


Mano Menezes não se arriscou, montou uma equipe equilibrada e com uma marcação que privilegiou a cobertura aos laterais. Com isso, o time do Renato Gaúcho tentou as jogadas pelo meio. Se deu mal. Méritos para a aplicação tática cruzeirense. Agora é pensar no Brasileirão e na decisão contra o Flamengo. Não acredito em vantagem quando o jogo é disputado em grandes estádios. O que me parece é que o time da Toca da Raposa está melhor montado, está mais entrosado que o time carioca.

Mudança


O Atlético fez uma modificação na direção do seu futebol, mesmo depois de o presidente do clube dizer que o André Figueiredo era de sua confiança. Mudou de ideia rapidamente. Ou será que ouviu conselhos? Na verdade, fica uma dúvida: se o Figueiredo era criticado pelo que errou na base, se não teve tempo no profissional, como é que ele volta para o antigo cargo? E mais, será que a culpa pelo insucesso do time é dele?

Grana


Não é difícil entender o que se passa no Atlético. Basta calcular o prejuízo que o clube teve ao ser desclassificado pelo Jorge Wilstermann, na Copa Libertadores, e pelo Botafogo, na Copa do Brasil. A coisa se complicou. Perdeu uma boa arrecadação, e para completar, o quadro financeiro. O dinheiro da venda do Lucas Pratto foi bloqueado. A lambança de não pagar ao Grêmio os direitos do Victor está refletindo agora. Resta saber como o clube irá honrar os altos salários do seu elenco até o final do ano?

TEM BASE?


O grande craque Rivelino mede 1,72m de altura, Romário mede 1,67m, Dirceu Lopes 1,62m, Tostão 1,72, Roberto Carlos 1,68m, Maradona 1,65m. Pois bem, então me digam se algum treinador pode se arriscar a dispensar um bom jogador, ainda em idade de categoria de base, por ser baixinho? É coisa de quem não sabe a história do futebol. É coisa de quem não tem visão. A teoria de que é preciso contar com jogadores altos e fortes, é coisa de empresário que sonha com tal padrão europeu. Mas o tamanho é menos importante. O que conta é a vocação, é  a intimidade com a bola. O que ocorreu com o Bernard na base do Atlético foi um erro. Felizmente o jogador teve como provar sua competência. Mas e os outros?

RISCO


O Atlético terá um parada indigesta contra a Ponte Preta. Um time bem montado e que disputa a bola com muita gana, com muita aplicação. Mas a realidade é que a equipe do Micale precisa da vitória. Outro resultado deixará o time à beira da zona do rebaixamento. Um vexame.

AMARELOU


Alguém pode explicar aquele cartão que o Fred levou no jogo contra o Fluminense? Jogador caro, jogador experiente, jogador importante. Não pode levar um amarelo de forma tão infantil. Saiu do banco para jogar poucos minutos, sabe que o time precisa dele, precisa pensar mais na equipe.

SEGURANÇA


Muita gente reclamando de assaltos aos veículos nas proximidades do Mineirão. O tal padrão FIFA acabou com os espaços mais próximos e o torcedor está pagando caro. Antes de ver uma partida de futebol muita gente que que participar de uma maratona. tem que gastar a sola do sapato.

Tags: americamg cruzeiroec atleticomg seriea nacional