RSS Twitter Contato

Minha Conta:

Esqueceu a senha?
  • (8) Comentários
  • Votação:

América 100 anos

Amaury Horta relembra começo no América e experiência como dirigente

Depois de defender o alviverde nas décadas de 1960 e 70, ídolo dirigiu clube em 1997

Ailton do Vale - Superesportes

| Tags: celular 

Publicação:

10/04/2012 15:00

 

Atualização:

10/04/2012 10:40

Arquivo/Estado de Minas
Ex-jogador fez parte do glorioso América campeão mineiro de forma invicta em 1971

Aos 69 anos, Amaury Horta relembra com carinho o seu início de carreira com a camisa do América. Revelado na categoria de base, o ex-armador começou no time juvenil, em 1958, e depois de duas temporadas se tornou titular do profissional durante uma excursão do Coelho na Europa.

“Já tenho 54 anos de convivência com o América. É um clube que guardo no coração. Quando eu tinha 17 anos fui para a Europa em uma viagem do América e me tornei titular da equipe principal. Fiquei no profissional de 1960 a 1963. Depois joguei em outros times, mas voltei em 1971 para ser campeão invicto do Campeonato Mineiro”, afirmou, em entrevista ao Superesportes.

Mesmo depois de ter encerrado a carreira, Amaury Horta procurou ajudar o América. Por meio de uma boa relação com os dirigentes, o ex-jogador assumiu a diretoria de futebol do clube em 1997.

“Fui diretor de futebol em 1997 e 1998. Comecei o meu trabalho com o Campeonato Mineiro em andamento. Chegamos nas semifinais, mas o Cruzeiro nos eliminou. Depois fizemos uma breve excursão para a Europa. Jogamos contra times como Estrela Vermelha, da Sérvia, e Roma, da Itália. Em seguida, participamos da Copa Centenário e não perdemos nenhum jogo: empatamos com Milan, Corinthians e Atlético. Entramos na Série B com uma equipe preparada, conquistamos o título e o acesso à divisão de elite”, contou.

Atualmente, Amaury Horta trabalha na Fundação Renato Azeredo, instituição jurídica, sem fins lucrativos, que apoia a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Apesar de não se envolver mais com a administração do América, o ex-meia se encontra semanalmente com os dirigentes do alviverde.

“Temos uma pelada que tem 37 anos de tradição. Participam Afonso Celso Raso, Marcus Salum, Caio Salum, Renato Vasconcelos, entre outros. Nós temos um vinculo de amizade com todas as pessoas que fizeram parte da história do América. Todo sábado essa turma joga futebol”, disse.

Entre as várias partidas que disputou pelo alviverde, Amaury Horta destaca o duelo com o Atlético, em 1961, pelo Estadual, quando ele marcou três gols diante do Galo.

“Eu tive jogos marcantes. Mas o que na memória foi um jogo entre América e Atlético. Nós ganhamos de 3 a 1, marquei os três gols. O primeiro foi de cabeça, o segundo de bicicleta e o terceiro entrei no gol com bola e tudo”.

Ficha do jogador:
Nome: Amaury Alves Horta
Naturalidade: Sabará-MG
Data de nascimento: 21 de agosto de 1942
Período no América: 1960 a 1963 e 1971

Comentar notícia

Verificando informações

Esta matéria tem:

(8) comentário(s)

Autor:

Marco Pereira


Quem viu jogadores como eu vi e assistir futebol brasileiro hoje em dia, é de dar pena. Estamos numa safra ppéssima de jogadores jamais vistos neste país. Tem time grande suando para empatar com timinhos na Copa do Brasil. Amaury e tantos outros craques devem estar horrorizados com os atuais.
Autor:

Marco Pereira


Eu com 12 anos em 1971, lembro até antes do craque Amaury. Década de 70...só vi fera jogra em todo o Brasil. Hoje, só tem perna de pau e raríssimos os jogadores que joga futebol. Nem aos estádios vou mais e só vejo pela TV dependendo do jogo. Jogador atual é só aparência.
Autor:

José Maria Ribeiro


bateu na trave. Foi um jogão.Botafogo completo e Garrincha estava no alge praça. Depois eu os ví na Boate Almanara onde a Elza do Garricha estava dando um Show e toda a equipe do Bota estava na Boste.
Autor:

José Maria Ribeiro


Lembro com muita clareza, 1 gde jogada do Amaurí em 1amistoso AFC contra o Bota RJ na Alameda. Jg. 1x1 gols de Amoroso p/ o Bota em um lançtº do Didi e gol do AFC, do "Capeta. Centro da direita o AmaurY deixou a bola passar por baixo das suas pernas e de letra a remessou p/ o gol q caprichosament ba
Autor:

Carlos Freitas


Lembro-me de um gol marcado pelo Amauri e seguindo a este, uma rádio local colocou uma paródia cantada assim: "Vesti uma camisa listrada e sai por ai...depois de fazer boa jogada, foi gol de Amauri..." Nunca mais me esqueci Lá se vão mais de 40 anos. Parabéns, grande jogador, grande carácter.
Autor:

vinicius Botelho Botelho


Amaury esse eu também vi jogar,aquele time de 1971,campeão invicto,jogou junto com o Spencer ,bem lembrado pelo Washington Teixeira.
Autor:

joao oliveira


O Amaury foi um dos melhores meias que eu vi jogar. Com a bola no pés, não tinha pra ninguém. Parabéns Amaury. Saudações Americanas
Autor:

Washington Teixeira


Esse eu vi jogar. Junto com Spencer, um dos melhores "meias" que tivemos.

Enquete

Diferentemente de outros clubes, você acredita que o América conquistará algum título no ano do centenário?

Blogs e Colunas