RSS Twitter Contato

Minha Conta:

Esqueceu a senha?
  • (11) Comentários
  • Votação:

América 100 anos

Ídolo Jair Bala gostaria de comemorar o centenário do América dentro de campo

Ex-jogador espera dar o pontapé inicial do primeiro jogo do novo Independência

Ailton do Vale - Superesportes

| Tags: celular 

Publicação:

09/04/2012 19:04

 

Atualização:

09/04/2012 21:01

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
Artilheiro do Mineiro em 1964 e 1971, Jair relembra sua carreira como jogador do Coelho

Os ídolos do América são sempre lembrados com carinho pelos torcedores. Os heróis que vestiram o manto alviverde ao longo do Século XX foram imortalizados nas histórias contadas de pai para filho. Personagens memoráveis como aqueles que protagonizaram a conquista do Campeonato Mineiro de 1971, de forma invicta, honram os 100 anos do Coelho. Contudo, só um deles carregará eternamente o prestígio de ser o maior jogador americano de todos os tempos.

Jair Félix da Silva, o Jair Bala, jogou no Santos de Pelé, no Palmeiras de Ademir da Guia e no Botafogo de Garrincha, mas foi com a camisa do América que se consagrou e conquistou o coração de milhares de torcedores.

Arquivo Estado de Minas
Jair foi o maestro do título mineiro de 1971, quando marcou 14 gols
“É gostoso demais poder comemorar os 100 anos do América com esse carinho da torcida. Eles têm um respeito enorme por tudo o que fiz pelo clube. Quando vou ao estádio vejo avôs contando aos seus netos sobre o meu futebol e os jogos que disputei na década de 1960 e 1970. É um orgulho ver todo esse prestígio, fico muito emocionado”, disse Jair, em entrevista ao Superesportes.

Representante do América na bancada democrática do programa Alterosa Esporte, Jair Bala se considera um privilegiado por poder ensinar às novas gerações um pouco da história do Coelho.

“É importante mostrar para a torcida que temos muita tradição no futebol. Na TV eu tenho essa oportunidade de defender o clube do meu coração. Atleticanos e cruzeirenses também precisam nos respeitar. O América não nasceu ontem, nosso time é centenário”, ressaltou.

Jair Bala não esconde seu lado saudosista. Ele recorda dos tempos áureos do América com alegria, mas revela que gostaria de ser um jogador de futebol nos dias de hoje. ”No meu tempo tudo era muito difícil. Não ganhamos milhões jogando bola. Hoje qualquer craque já vale ouro. Sem contar que nós tínhamos disciplina. Você pega o Ronaldinho Gaúcho e o Adriano... Eles não são exemplos. Jogam muita bola, mas não seguem a carreira com profissionalismo. Tenho saudades de jogar, ainda mais quando vejo o estádio cheio de americanos. Dá muita vontade de vestir a camisa e colocar o América no topo novamente”, confidenciou.

Ficha do jogador:
Nome: Jair Félix da Silva
Naturalidade: Cachoeiro do Itapemerim-ES
Data de nascimento: 10 de maio de 1943
Período no América: 1964 a 1965 e 1970 a 1971

Comentar notícia

Verificando informações

Esta matéria tem:

(11) comentário(s)

Autor:

vinicius Botelho Botelho


Jair Bala e Euller merecem dar o pontapé inicial na inauguração do Novo IIndependencia,
Autor:

Ronaldo de Oliveira


Simbolo do America, ídolo da torcida. Tudo que se fizer de homenagem ainda é pouco,pela fidelidade e amor ao América. Merece!
Autor:

reinaldo moreira


Este eu vi jogar e muito,encontrava sempre com Ele debaixo da geral da Alameda quando treinava nas categorias de base do America.È grato ao America aquele que engrandece o seu pavilhao.Jair voce é o CARA.......
Autor:

Washington Teixeira


Fopi meu treinador nas divisões de base, de 1974 até 1976. Grande Mestre, saudações!
Autor:

sergio gandarela


Grande Jair, grato pelo que vc fez d entro e faz fora do gramado. Ídolo eterno, raça e coração.
Autor:

TONINHO RODRIGUES


acho que o euller ponta pe nao seria uma boa ele é meio atleticano declarado apesar de ter nos ajudado muito tambem,jair bala é americano puro e maior idolo de nossa gloriosa historia!
Autor:

TONINHO RODRIGUES


jair bala idolo eterno agradecemos tudo que fez e ainda faz divulgando o america por minas e pelo mundo..obrigado amigo idolo americano eterno!!!
Autor:

André Costa


Representa com muito orgulho o nossa América...grande Jair!
Autor:

Bárbara Martins


Seria uma imensa felicidade, tanto para os torcedores, fãs, jogadores, quanto para o próprio Jair dá o ponta pé inicial no jogo do centenário. Jogadores como Jair tem que ter prestígio sempre e sempre, eles sim representam o futebol, a paixão pelo time, pelo campo. Parabéns!
Autor:

Comil Web


O Jair Bala poderia dar o pontapé inicial juntao com o Euler, filho do vento. na inauguração do Novo Independência. Dois ídolos da história recente do América.
Autor:

Christiano Alves Meireles


Grande Jair Bala.

Enquete

Diferentemente de outros clubes, você acredita que o América conquistará algum título no ano do centenário?

Blogs e Colunas