RSS Twitter Contato

Minha Conta:

Esqueceu a senha?
  • (9) Comentários
  • Votação:

América 100 anos

Fred relembra gol que mudou sua carreira e revela que esteve em lista de dispensa

Mesmo sem títulos, Fred é considerado um dos maiores ídolos recentes do América

Thiago Madureira - Superesportes

Publicação:

11/04/2012 13:01

 

Atualização:

11/04/2012 13:49

Paulo Filgueiras/Estado de Minas
A carreira do atacante Fred mudou após marcar gol do meio de campo pela Copa São Paulo


Fred fez sucesso no Cruzeiro, conquistou fãs na França e é ídolo no Fluminense. Mesmo com o status adquirido no futebol, o atacante ainda relembra com apreço o início da carreira no América: “Foi o começo de tudo e uma escola de vida que eu tive. Com todo respeito que tenho pelos clubes por onde passei, ainda na base, mas foi o América que me revelou para o futebol brasileiro. Tenho um carinho imenso por tudo o que o clube fez por mim”, disse, em entrevista ao Superesportes.

O atacante chegou às categorias de base do América em 2000 por intermédio do amigo Bruno Barros. Em 2003, participou do elenco que disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Na ocasião, Fred estava desacreditado por alguns dirigentes, que o taxaram de descomprometimento. O próprio jogador revela que seria dispensado caso não tivesse bom desempenho no torneio.

Na estreia, contra a Ponte, Fred foi expulso. Cumpriu suspensão e voltou no último jogo diante do Vila Nova-GO. O América perdeu a partida por 5 a 1 e foi eliminado da competição. O gol de honra foi marcado por Fred, aos três segundos, com um chute do meio de campo. Esse foi considerado o gol mais rápido do mundo - recorde quebrado em 2009 pelo saudita Nawaf Al Abed, do Al-Hilal, que marcou aos dois segundos de partida -  e mudou a trajetória profissional do atacante.

“Foi um gol fundamental na minha carreira. Eu tinha sido expulso no primeiro jogo da Copa São Paulo, já diziam que eu estava na lista de dispensas e aquele gol foi importante para que eu continuasse no clube. Na preleção, o Hamilton, que era o nosso treinador, tinha dito que o goleiro deles jogava adiantado. Por isso, quando fomos iniciar o jogo, cheguei para o Émerson, meu companheiro de ataque, e pedi para ele rolar a bola que eu iria chutar direto. Ele tocou e eu fiz o gol. Pena que perdemos aquele jogo (risos)”, conta.

No ano seguinte, ingressou na equipe titular e logo se destacou. Ficou no clube até 2004. No Coelho, fez 34 gols em 57 jogos – média de 0,6. Dos tempos de América, Fred guarda “amizades sinceras, como o seu Zé Promessa, mãos de fada; o Sílvio, massagistas; o Adílson, da rouparia; além de companheiros de clube, e dirigentes, como o Alexandre Faria”.

“Queria parabenizar o América pelo centenário e agradecer pela oportunidade de mostrar o meu trabalho ao futebol brasileiro. Se hoje eu tenho espaço nesse cenário, é graças às bençãos de Deus, o apoio da família e sem dúvidas ao América. Tomara que continue sendo o mesmo clube de tradição forte e também revelador de grandes talentos, com uma boa infra-estrutura e, com certeza, vai contar com a minha torcida na Série B desse ano”, encerrou o atacante.

TV ALTEROSA



Frederico Chaves Guedes
Naturalidade: Teófilo Otoni
Nascimento: 03/10/1983
Período no América: 2002 a 2004
Feitos: Gol do meio de campo, pela Copa São Paulo

 

Comentar notícia

Verificando informações

Esta matéria tem:

(9) comentário(s)

Autor:

Ivan Capdeville Junior


Solenidade na Câmara 24/04 19h, aberta a todos. Conf presença por tel. 3555-1448 ou cerimonial@cmbh.mg.gov.br Atrações: - "Diploma do Centenário" para todos os presentes; Fotos COELHÃO e MUSA; Placas a pessoas e instituições importantes na história do América; Hino do América no plenário; Coquetel.
Autor:

Carlos Freitas


Para mim o recorde dele não foi quebrado. Impossível o jogador saudita tê-lo feito, salvo se o campo não tivesse o comprimento mínimo de 45m ou que, ele batesse na bola meio segundo após o apito. Para isto, ao apito teria que correr uns 3m e chutá-la à velocidade de um Roberto Carlos,108km/h
Autor:

vinicius Botelho Botelho


É muito bom ver jogador como Fred reconhecer o valor do nosso America,tantos jogagadores foram revelados e poucos lembram com carinho,quem foi o time que o revelou.Abraços p/ nossa torcida e vamos festejar os 100 anos do nosso coelhão.
Autor:

Rogério Maia


Parabéns ao Fred de reconhecer o valor do América ... Diferente de alguns que nem se lembram daqui como o Eder mentiroso , Alex mineiro , Fael, Gilberto Silva e etc...
Autor:

Júlio Oliveira


Esclarecendo melhor... ido para a Europa no caso.. quero dizer : Já pertencia a um time Europeu...o Feneyoord.
Autor:

Júlio Oliveira


Na verdade.... se não tivesse ido para o Cruzeiro.... teria ido para outro clube. Assim como aconteceu com o Éder que foi para o Grêmio... O Euler... que foi para o São Paulo... Palhinha... etc... etc... Quem revelou foi o Coelho !!! Ele foi para a toca depois de ter ido para a Europa...e voltar...
Autor:

cristiano Pereira


Parabens ao América. Chora Cruzeirense
Autor:

Rodrigo Andrade


Um clube que comemora "decacampeonato MINEIRO" de 100 anos atrás nunca será levado a sério e nunca vai ganhar título de expressão.
Autor:

Talles Macieira


Mas ele jogou mesmo foi no Cruzeiro. Dai ele ganhou o mundo. Esse gol do meio de campo foi importante mesmo, mas a visibilidade com a camisa estrelada foi fundamental

Enquete

Diferentemente de outros clubes, você acredita que o América conquistará algum título no ano do centenário?

Blogs e Colunas