RSS Twitter Contato

Minha Conta:

Esqueceu a senha?
  • (7) Comentários
  • Votação:

América 100 anos

Gilberto Silva demonstra gratidão aos conselhos recebidos na base do América

Volante tem como principal título da carreira a conquista da Copa do Mundo de 2002

Luiz Martini - Superesportes

Publicação:

13/04/2012 09:00

 

Atualização:

09/04/2012 11:00

Emmanuel Pinheiro/Estado de Minas
Gilberto Silva marcou história no América
A vida dá voltas. O ditado popular serve bem para explicar a carreira de Gilberto Silva no América. Revelado pelo Coelho, o volante chegou a Belo Horizonte aos 16 anos, após ser aprovado para integrar a categoria juvenil. Depois de alguns meses, sem garantia de ter sucesso no futebol, o jogador teve que voltar para Lagoa da Prata – cidade natal -, para ajudar a família, que passava por problemas financeiros. Então, três anos depois, aos 19, o meio-campo teve outra oportunidade no clube. Ele disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior, em 1996. Gilberto fez parte do grupo que conquistou a competição. A partir daí, ele se firmou entre os profissionais do América.

“Quando estava no juvenil aconteceu um episódio que eu lembro até hoje. Um dia cheguei para o Edson Gaúcho, treinador da categoria, e pedi para ir embora. Ele conversou comigo e disse o seguinte: ‘você tem talento para ajudar toda a sua família com o futebol. Tenha paciência. Lá em Lagoa da Prata você vai ficar limitado’. Apesar de ter saído e depois voltado, aquelas palavras foram importantes para mim. Quando voltei, aos 19 anos, ainda lembrava disso. No tempo em que fiquei fora, trabalhei por dois anos numa fábrica de doce. Mas isso nunca saiu da minha cabeça”, disse ao Superesportes.

Figura marcante na história do América, Gilberto Silva (2002) é, ao lado de Tostão (1970), um dos jogadores formados pelo alviverde que conquistou o título Mundial. Questionado qual o caminho para o Coelho garantir de vez um lugar na Primeira Divisão, o volante ponderou sobre a importância da estabilidade econômica.

“É difícil tentar dar uma opinião sobre o que realmente precisa. Ter uma equipe competitiva e gerar receita. Tudo fica difícil quando não se tem isso. Quanto mais hoje em dia, que o investimento no futebol é muito alto. Pelo o que eu entendo do América, o clube sempre foi tido como um clube formador. Isso poderia ser bem explorado. Só que precisa da conquista de títulos para atrair recursos e atrair grandes jogadores”, afirmou.

Atualmente, Gilberto Silva defende o Grêmio. Ele tem atuado como zagueiro, função já exercida em outras equipes. Além do Alviverde, o volante jogou no Atlético, Arsenal e Panathinaikos. Entre os títulos conquistados na carreira, o ex-capitão da Seleção foi bicampeão mineiro (uma vez pelo América e outra com o Atlético), campeão da Copa Sul-Minas (América), Premier League, Copa da Inglaterra e a Supercopa da Inglaterra (todos pelo Arsenal), campeão grego e da Copa da Grécia.

Com a camisa Canarinho, Gilberto levantou a Copa do Mundo’2002, a Copa das Confederações 2005 e 2009 e a Copa América’2007. Foram 93 jogos pela Seleção Brasileira e três gols marcados.

Ficha do jogador:
Nome: Gilberto Aparecido da Silva
Naturalidade: Lagoa da Prata-MG
Data de nascimento: 7 de outubro de 1976
Período no América: 1993 – 1996 a 2000

Comentar notícia

Verificando informações

Esta matéria tem:

(7) comentário(s)

Autor:

Roberto Rocha


E ainda tem os jogadores daquele fantástico time de 1979 que venceu o Cruzeiro por 5 x 0. Entre eles, Lucio, Mateus, Ludo, Wagner(artilheiro do campeonato), Giba, Eraldo...
Autor:

Washington Teixeira


Concordo com o Márcio. Ainda incluiria Café, Sabará, Silvinho e outros tantos que quase nunca são lembrados!
Autor:

Roberto Rocha


Seria fantástico encontrar Samuel. Quem não se lembra deste ataque Robson, Mosquito, Samuel e Nilo.
Autor:

Marcio Carneiro


Pelos 100 anos, o América não pode esquecer de lembrar do Pedro Omar, Samuel, Spencer, Milagres, Neneca, Tostão, Jair bala, Juca Show, Gilberto Silva, Dirceu Alves, Vander e Givanildo. Além disso deveriam entregar Placas Especiais pela memória dos saudosos Orlando Fantoni e Yustrick.
Autor:

vinicius Botelho Botelho


É isso aí Márcio Lima,seria muito bom se o EM localizar o Samuel grande atacante,jogou em l967,68 e 69,se não me engano.
Autor:

Márcio Lima


O EM podia fazer um esforço pra tentar localizar o Samuel. Foi a primeira grande injustiça contra o América ele nunca ter ido na seleção. Foi da década de 1960. Que fim levou?
Autor:

Roberto Ribeiro


E ainda tem torcedor do "zelador do Independência" que acha que o Gilberto Silva foi revelado lá. Coisa de sofredor mesmo ...

Enquete

Diferentemente de outros clubes, você acredita que o América conquistará algum título no ano do centenário?

Blogs e Colunas