LEGADO

A Copa acabou, mas as obras estão longe disso: 23 seguem em construção

Trinta e seis dias depois do torneio, intervenções prometidas estão paradas país afora

postado em 18/08/2014 10:06

Amanda Martimon

Beto Magalhaes/EM/D.A Press

Mais de um mês depois do fim da Copa do Mundo do Brasil — vencida pela Alemanha em final contra a Argentina no Maracanã —, construções prometidas como legado do evento seguem atrasadas. Das 32 obras de mobilidade urbana que restaram na Matriz de Responsabilidades, 23 não estão concluídas. Entre as situações mais complicadas, Natal e Fortaleza têm empreendimentos paralisados, e Belo Horizonte e Cuiabá enfrentam interdições em viadutos.

Mesmo figurando como a cidade que mais entregou obras, cinco de sete prometidas no documento, a capital de Minas Gerais amargou o desabamento de um viaduto (lado sul) que fazia parte das melhorias ligadas ao evento. O acidente, no qual morreram duas pessoas, ainda durante o Mundial, segue causando transtorno. Decisão recente da Justiça local impediu a demolição do lado norte do viaduto e instruiu o governo municipal ao diálogo com os moradores antes de novas intervenções no local. Ao Correio, a prefeitura informou que, por segurança, transferiu os moradores de edifícios próximos e aguarda o laudo oficial da Polícia Civil, enquanto avalia todas as possibilidades envolvendo a alça norte do viaduto.

Em Cuiabá, a promessa de VLT (veículo leve sobre trilhos) — inicialmente prevista para dezembro de 2013 — foi adiada para dezembro de 2015. Por fissuras, um dos viadutos da obra está interditado para que o consórcio responsável avalie a situação. A Secretaria Extraordinária da Copa de Mato Grosso afirma que os atrasos aconteceram por necessidade de adequações do projeto e por problemas com desapropriações e licenciamento. Ainda de acordo com a Secopa-MT, em certos pontos da linha — o VLT é uma espécie de metrô de superfície — foram necessários “meses de trabalho adicional” para o serviço de drenagem.

Apontados como soluções para o transporte, BRTs (sistema rápido de trânsito) e VLTs representam 40% das obras de mobilidade que constam na Matriz. Na prática, contudo, não foram entregues ou estão sendo usados parcialmente, ainda com intervenções. Brasília, Manaus e São Paulo tinham planos de fazer parte do grupo, mas retiraram os projetos durante a preparação do evento.

Nos acréscimos
Trinta e cinco dias depois de o juiz apitar a partida entre Alemanha e Argentina, Natal e Fortaleza estão com construções paradas. Sem concluir nenhuma das obras no setor de mobilidade, a capital do Ceará interrompeu os trabalhos durante a Copa. Ainda não retomou, por exemplo, a construção do VLT. Diante dos atrasos, os contratos com as construtoras acabaram suspensos. Agora, um mês pós-Copa, o governo do estado fará novo processo de licitação para concluir o empreendimento.

Por entraves burocráticos, também não há movimentação nas obras de Natal, entre elas a de acesso ao novo aeroporto. O problema seria a falta de repasse para a construtora. Procurada pela reportagem, a Secopa de Natal confirmou a paralisação e disse que daria maiores esclarecimentos por meio do secretário da pasta, o que não ocorreu até o fechamento desta edição.

Obras de mobilidade urbana que não estão concluídas
(ou entregues, mas ainda em obras)

Belo Horizonte
BRT: Antônio Carlos/Pedro I
Obras complementares nos BRT Carlos Pedro I e Cristiano Machado

Cuiabá
VLT Cuiabá/Várzea Grande

Curitiba
Corredor Aeroporto/Rodoferroviária
BRT Linha Verde
Requalificação do Terminal Santa Cândida
Vias de integração Radial Metropolitanas
Requalificação da Rodoferroviária
Requalificação do Corredor Marechal Floriano
Sistema integrado de monitoramento

Fortaleza
VLT Parangaba/Mucuripe
Eixo Via Expressa/Raul Barbosa
Estações: Padre Cícero e Juscelino Kubitschek
BRT Avenida Dedé Brasil
BRT Avenida Paulino Rocha
BRT Avenida Alberto Craveiro

Natal
Acesso ao novo aeroporto de São Gonçalo do Amarante
Eixo 2 — implantação da via Prudente de Morais
Corredor Estruturante — Zona Norte/Arena das Dunas

Recife
BRT Norte/Sul
BRT Leste/Oeste
Corredor Caxangá

Rio de Janeiro
BRT do Corredor Transcarioca