INIMIGO SEM PERDÃO

Zuñiga é alvo de racismo e ofensas na Internet

Enquanto algumas montagens brincam com a situação, torcedores disparam xingamentos contra a família de colombiano. Há até ameaça de morte

postado em 06/07/2014 11:39 / atualizado em 06/07/2014 11:40

Thiago Ventura /Portal Uai

Reprodução/Instagram

Os torcedores brasileiros já têm um inimigo número um: após a falta dura que tirou Neymar da Copa do Mundo, o lateral colombiano Juan Camilo Zúñiga virou alvo da fúria nacional nas redes sociais. A conta oficial do jogador no Instagram foi invadida por milhares de comentários questionando a jogada desleal que custou ao craque do time brasileiro a chance de disputar a semifinal e a final (ou a decisão do terceiro lugar) da Copa. Muitos usuários, no entanto, provocam Zúñiga com xingamentos e ofensas racistas.

Foto postada pelo jogador antes da partida com o Brasil foi “invadida” por mais de 163 mil comentários, com críticas ao lance e até insinuações sobre envolvimento com drogas e ameaças de morte. Alguns torcedores colombianos e brasileiros comentam em defesa de Zúñiga e são repreendidos por usuários revoltados.

A situação fica pior em fotos de família, onde o jogador aparece com a esposa e a filha. Usuários fazem ofensas de cunho sexual contra a menina, de apenas quatro anos. As imagens acabaram retiradas do perfil.

Reprodução/Instagram


Numa montagem em que aparece nos ombros do Cristo Redentor, mais de 12 mil comentários criticam o uso de um ponto turístico brasileiro, entre outros xingamentos. Numa tentativa de acabar com a situação, Zúñiga voltou a afirmar que não teve intenção de lesionar o craque e estimou melhoras ao brasileiro. O lateral Juan Cuadrado fez também ontem um post no Twitter em defesa do companheiro: “Todos nós sabemos a grande pessoa que é Zúñiga e que não teve má intenção. Sentimos muito pelo povo brasileiro. Neymar, estamos juntos”, disse.

No Twitter e Facebook, a imagem de Zúñiga também foi abalada. O colombiano recebeu até ontem mais de 341 mil referências no microblog. Boa parte pede para que o atleta deixe o Brasil o quanto antes e o acusam de ser covarde. Outros chegam a chamá-lo de “macaco” e “preto”.

Reprodução/Instagram


Além dos comentários, várias imagens provocam o jogador. Vídeo no Instagram mostra um torcedor tirando a figurinha de Zúñiga do álbum da Copa e jogando na privada. Numa outra montagem, o atleta assume a figura de um demônio. Há ainda cartazes de “procurado” e fotos de traficantes armados e lutadores de MMA querendo dar o troco no colombiano.

Reprodução/Instagram


Reprodução/Instagram

Tags: zuñiga racismo ofensas redes sociais