ESTATÍSTICAS

Confira os números e recordes do 'Mineirazo'

Histórico 7 a 1 motivou a Fifa a divulgar uma série de estatísticas do confronto

postado em 09/07/2014 11:14

Redação /Superesportes

REUTERS/Marcos Brindicci

A goleada sofrida pelo Brasil nessa terça-feira foi surpreendente e ainda repercute ao redor do mundo. Com o vexame no Mineirão, o Brasil deu adeus ao sonho do hexacampeonato mundial e terá que se contentar com a disputa do terceiro lugar no sábado.

O histórico 7 a 1 motivou a Fifa a divulgar nesta quarta-feira uma série de estatísticas do confronto.

Confira o levantamento feito pela entidade máxima do futebol:

2.000 foi o número de gols atingido pela Alemanha após o tento anotado por Thomas Müller no Mineirão. Quem deu início a essa história foi Fritz Becker, que 106 anos atrás, mais especificamente no dia 5 de abril de 1908, abriu o marcador a favor da seleção alemã na vitória por 5 a 3 sobre a Suíça.

223 gols em Copas do Mundo é o recorde que os alemães alcançaram após o confronto com o Brasil. Até então, era a própria seleção brasileira que liderava o quesito, com 220. A marca foi quebrada por Sami Khedira, que marcou o quinto gol do dia.

76 anos separam a derrota desta terça-feira da primeira e até então única do Brasil em semifinais de Copa do Mundo — 2 a 1 diante da Itália em 1938.

39 anos se passaram desde a última derrota da Seleção dentro de casa em partidas válidas por competições, que curiosamente também aconteceu em Belo Horizonte. O Peru foi o carrasco na ocasião, batendo os brasileiros por 3 a 1 na semifinal da Copa América.

17 gols foram marcados pelos alemães no Brasil 2014 até o momento. Isso já representa a segunda campanha mais produtiva da Alemanha, atrás apenas de 1954, quando o país balançou as redes em 25 oportunidades na caminhada até a conquista do título. Já o Brasil sofreu 11 gols, igualando a sua pior marca da história, registrada em 1938.

16 é o novo recorde de gols marcados por um único jogador em Copas do Mundo. O autor da proeza é Miroslav Klose, atacante da Lazio que assumiu o lugar de Ronaldo oito anos depois de o brasileiro fazer 15 e tirar, em solo alemão, o posto de Gerd Müller. Desta vez, Klose fez o contrário e recuperou o recorde para a Alemanha em solo canarinho. Esse foi ainda o 19º tento do jogador de 36 anos em competições de grande porte, o que também é um recorde entre os europeus — a marca anterior, de 18, também era de Gerd Müller. Klose chegou a essas marcas no seu 23º jogo em Mundiais, igualando-se ao italiano Paolo Maldini e ficando atrás apenas do compatriota Lothar Matthäus. Por outro lado, ele chegou a 13 partidas de mata-mata na Copa do Mundo e passou Matthäus e Cafu no quesito.

10 é o número de vezes em que Thomas Müller foi às redes em partidas da Copa do Mundo. O atacante do Bayern de Munique é o 13º jogador a chegar à casa da dezena e, aos 24 anos e 298 dias de vida, é também o terceiro mais jovem, atrás de Gerd Müller (24 anos e 226 dias) e Sandor Kocsis (24 anos e 282 dias). Com cinco gols e três assistências até o momento, Müller terá na final a chance de se tornar o primeiro jogador a marcar e/ou criar nove ou mais em uma mesma Copa do Mundo desde Diego Maradona (cinco gols e cinco assistências) em 1986. Além disso, ele é apenas o terceiro da história a balançar as redes cinco ou mais vezes em duas edições diferentes do Mundial, seguindo o peruano Teófilo Cubillas (1970 e 1978) e Klose (2002 e 2006).

10 são as vitórias de Joachim Löw na Copa do Mundo. Na história da seleção alemã, apenas o emblemático Helmut Schön venceu mais vezes.

8 é a quantidade de finais alcançadas pela Alemanha, recorde absoluto. Os alemães voltam à grande decisão pela primeira vez desde 2002 e tentam ficar com um troféu que não erguem desde 1990, na Itália.

7 gols só tinham sido marcados contra o Brasil uma única vez na história, quando a Iugoslávia venceu por 8 a 4 um amistoso realizado no dia 3 de junho de 1934. Contudo, nenhuma seleção havia anotado tantos gols em uma semifinal de Copa do Mundo. O recorde anterior era de seis e havia sido registrado por três países, sendo o mais recente deles a Alemanha Ocidental de 1954. Os comandados de Joachim Löw conquistaram também a vitória mais elástica entre os quatro melhores colocados de um Mundial, superando o recorde de cinco tentos de diferença. Até então, apenas uma partida de mata-mata havia registrado sete gols. Foi em 1954, quando a Áustria bateu a anfitriã Suíça por 7 a 5 no jogo com o maior número de gols na história das Copas do Mundo. O confronto entre vizinhos tinha sido também a única vez na história em que a defesa dos donos da casa havia sido vazada sete vezes em um único confronto do Mundial.

6 foi a diferença de gols na vitória da Alemanha, igualando o recorde em triunfos sobre a seleção brasileira. A última derrota do Brasil de forma tão avassaladora datava de 1920, quando o Uruguai vencera por 6 a 0. A marca iguala também o segundo maior saldo de gols da Alemanha em uma partida de Copa do Mundo — 6 a 0 sobre o México em 1978 —, mas não supera o recorde de 8 a 0 sobre a Arábia Saudita em 2002.

5 gols foram marcados pelos alemães durante o primeiro tempo. A seleção de Joachim Löw é uma das apenas três que atingiram o feito na história da Copa do Mundo. As outras duas são Iugoslávia (6 a 0 na vitória por 9 a 0 sobre o Zaire em 1974) e Polônia (5 a 0 na vitória por 7 a 0 sobre o Haiti também em 1974).

Tags: alemanha brasil números mundial copa fifa estatísticas