BASTIDORES

Shakhtar define Arena Lviv como sua casa

Clube decidiu transferir as partidas que fará como mandante na Liga dos Campeões

postado em 23/07/2014 12:30 / atualizado em 23/07/2014 12:33

Gazeta Press

Divulgação

O Shakhtar Donetsk decidiu transferir as partidas que fará como mandante na Liga dos Campeões da Donbass Arena, seu estádio, para a Arena Lviv, localizada a 1.200 quilômetros de Donetsk. A mudança atende a uma orientação da Uefa, que definiu apenas quatro cidades ucranianas como aptas a sediar jogos das competições europeias: Kiev, Dnipropetrovsk, Odessa e Lviv.

A cidade de Donetsk fica perto de Grabovo, local onde um avião comercial da Malaysia Airlines caiu na última quinta-feira, após ser atingido por um míssil. O atentado matou 298 pessoas e aumentou a tensão na Ucrânia, dividida entre pessoas favoráveis e contrárias à aliança com a Rússia.

A diretoria do Shakhtar também pretende mandar partidas válidas por competições nacionais na Arena Lviv, que sediou a final da Supercopa Ucraniana nesta terça-feira, vencida por 2 a 0 pelo time de Donetsk.
A equipe ucraniana ainda espera o retorno dos jogadores sul-americanos que recusaram retornar ao país após a queda do avião: os brasileiros Douglas Costa, Alex Teixeira, Fred, Dentinho e Ismaily e o argentino Facundo Ferreyra.

"Estamos na fase de persuasão, dizendo que a Ucrânia é segura o suficiente para se jogar e viver. É a nossa principal tarefa neste momento, já que muitos deles estão com medo. Espero resolver isso. Se não, nós temos outros mecanismos para lidar com isso”, ameaçou Sergei Palkin, CEO do Shakhtar.

A Ucrânia vive uma situação de tensão desde novembro de 2011, quando o então presidente do país, Viktor Yanukovich, desistiu de assinar um acordo de livre-comércio com a União Europeia e estreitou os laços com a Rússia. A decisão deu início a uma onda de protestos, que dividiram o país entre simpatizantes e opositores dos russos.

Tags: ucl mandante shakhtar liga dos campeões Arena Lviv