RSS Twitter Contato

Minha Conta:

Esqueceu a senha?
  • (0) Comentários
  • Votação:

NATAÇÃO

Cielo e Fratus ensaiam dobradinha brasileira nos 50 metros livre

Após Gustavo Borges e Fernando Scherer, Brasil volta a ter dois nomes fortes numa mesma prova de natação com possibilidade de conquistar medalhas olímpicas em Londres

Agência Estado

| Tags: celular 

Publicação:

18/07/2012 17:53

O Brasil inteiro conta com uma medalha de ouro de Cesar Cielo nos 50 metros livre. Mas um outro torpedo nacional trabalha discretamente para alcançar o pódio olímpico: Bruno Fratus. Dessa forma, o País volta a ter dois nomes fortes numa mesma prova da natação, o que não ocorre desde a década passada, quando Gustavo Borges e Fernando Scherer tinham resultados e capacidade para se encontrar no pódio dos 100 metros livre.

Infelizmente, os dois antigos astros da natação brasileira não conseguiram se consagrar simultaneamente numa prova individual olímpica. Fernando Scherer conquistou o bronze nos 50 metros livre em Atlanta, enquanto Gustavo Borges, naquela mesma edição de 1996, foi prata nos 200 metros livre e bronze nos 100 metros livre - nesta última, o compatriota ficou em quinto lugar.

Cogitações sobre a sonhada "dobradinha" formaram um dos temas dominantes da última entrevista coletiva concedida pela seleção brasileira de natação até o início dos Jogos de Londres. Bruno Fratus não descarta sequer a possibilidade de que a ordem seja invertida - ou seja, com ele em primeiro lugar e o supercampeão Cielo em segundo. "Ficaria bem feliz se a ordem fosse a oposta", afirmou.

Bruno Fratus, de 23 anos, chegou a despertar grandes expectativas de medalha, até mesmo de vitória, ao se classificar para a final dos 50 metros livre, no Mundial de Xangai, no ano passado, com o melhor tempo: 21s76, três centésimos mais rápido do que o rival nacional. Mas na decisão, Cielo venceu em 21s52, enquanto Fratus cravou 21s96 e terminou em quinto lugar.

Concentrado na busca do bicampeonato olímpico dos 50 metros livre, Cielo enxugou sua agenda de compromissos com a imprensa e concedeu apenas entrevistas coletivas, promovidas por patrocinadores, na reta final da preparação para Londres. Fratus foi ainda mais discreto e também não se expôs, evitando participar de muitas provas preparatórias. "Foi uma época de amadurecimento, reclusão e treino", explicou o nadador.

Esse isolamento se mostrou produtivo no Torneio Sette Colli, no mês passado, em Roma. Fratus chegou apenas em quinto lugar, com 22s37 - Cielo venceu com 22s17. O resultado não é expressivo, mas sua performance nos primeiros 15 metros agradou em cheio ao seu treinador, Arílson Soares - o início de prova era o ponto fraco do nadador.

Em Roma, o tempo que Fratus fez nesse trecho foi melhor do que aquele que obtivera na semifinal do Mundial de Xangai. "Ele nadou em Roma sem estar treinado o suficiente e sem se raspar e conseguiu melhorar", apontou Arílson Soares.

Durante a coletiva desta quarta-feira, Fratus deixou escapar uma ou outra frase que revelam não serem pequenas suas ambições em Londres. "Qualquer um dos oito que entra na final pode estragar a festa de qualquer um", disparou.

Mas a confiança de Cielo tampouco é pequena. Em sua visita anterior ao Crystal Palace, em junho, ele se irritara com seu desempenho nos treinos. Mas sente que progrediu nas últimas semanas. "A gente vai treinando e tudo ficou mais alegre e positivo. Estou bem empolgado e feliz. Acho que estou no caminho de fazer os melhores tempos da minha vida", afirmou.

Favorito ao ouro nos 50 metros livre, Cielo fala até mesmo em lutar por medalha nos 100 metros livre, a despeito de se localizar em sétimo lugar no ranking de 2012, com o tempo de 48s28, registrado em abril, no Troféu Maria Lenk - o líder na prova é o australiano James Magnussen, com 47s10. "Não vou nunca desprezar minha chance de brigar por medalha nos 100 metros. Vou fazer o meu melhor e torcer para que seja o suficiente para conseguir duas medalhas", avisou. Mesmo que não consiga, Fratus estará por perto, reforçando as chances dos velocistas do Brasil

Comentar notícia

Verificando informações

Esta matéria tem:

(0) comentário(s)

Não existem comentários ainda


Infográficos

Modalidades Olímpicas

Blogs e Colunas