RSS Twitter Contato

Minha Conta:

Esqueceu a senha?
  • (3) Comentários
  • Votação:

JUDÔ

Felipe Kitadai conquista bronze para o Brasil no judô, categoria até 60kg

Kitadai não era um dos favoritos na categoria

| Tags: maisesportes  celular 

Publicação:

28/07/2012 12:11

 

Atualização:

28/07/2012 12:18

AFP PHOTO / FRANCK FIFE
Nos instantes finais, brasileiro deu golpe que decidiu a luta e garantiu o bronze


GUSTAVO MARCONDES

ENVIADO ESPECIAL

Londres - O paulista Felipe Kitadai conseguiu a medalha de bronze na categoria até 60kg dos Jogos Olímpicos de Londres. Na luta decisiva contra o italiano Elio Verde, ele se mostrou mais cansado e teve que se defender bastante para levar o combate para o “golden score”, quando qualquer pontuação encerra a luta. Um yuko do judoca paulista levou o público brasileiro ao delírio no Excel Center. Décimo quarto do ranking mundial, Kitadai não era um dos favoritos na categoria, mas lutou com muita garra e conseguiu o espetacular resultado em sua primeira participação olímpica.

Com o resultado, o judô passa a ser o esporte brasileiro com mais medalhas na história olímpica brasileira, passando à frente da vela e do vôlei (quadra e praia juntos), que somam 16. Com o pódio assegurado por Sarah Menezes, o judô já soma 17, Além de ser a única modalidade que traz conquistas há oito Jogos seguidos: Los Angeles-1984, Seul-1988, Barcelona-1992, Atlanta-1996, Sydney-2000, Atenas-2004, Pequim-2008 e, agora, Londres-2012.

Kitadai, que foi ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no ano passado, fez dois bons combates no começo do dia, contra Tumurkhuleg Davaadorj, da Mongólia, na primeira rodada, e Eisa Majrashi, da Arábia Saudita, nas oitavas de final. Na primeira, aplicou um yuko, um wasari e depois administrou a luta, enquanto na segunda já tinha vantagem quando conseguiu finalizar o adversário no minuto final.
AFP PHOTO / FRANCK FIFE
Muita emoção por medalha na estreia em Jogos Olímpicos

O brasileiro, porém, não resistiu ao bicampeão mundial e líder do ranking da categoria, Rishod Sobirov, nas quartas de final. Apesar de ter tentado ser agressivo no começo da luta – e até ter posto o uzbeque em dificuldade em alguns momentos -, Kitadai levou um ippon a pouco menos de um minuto do fim. Os árbitros chegaram a marcar um wazari, mas em seguida mudaram a decisão para o golpe vencedor.

Após ser derrotado por Subirov, Kitadai enfrentou o coreano Gwang-Hyeon Choi na repescagem. Em luta equilibrada, ambos os judocas estiveram perto de aplicar golpes, com Felipe tendo se defendido bem das seguidas investidas do rival. O empate levou a disputa para o “golden score”. E pouco depois de quase levar um golpe – que os juízes chegaram a se consultar -, ele aplicou um yuko para ir à disputa do bronze.

PERFIL

Felipe Eidji Kitadai

Nascimento: 28/7/89, em São Paulo, SP
Altura: 1,64m
Peso: 60kg
Principais títulos: Campeão dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara (2011); Vice-campeão no Mundial por Equipes de Paris (2011); Campeão da Copa do Mundo de Roma (2010); Ouro nos Jogos da Lusofonia (2009)
Categoria: Ligeiro (60kg)
Clube: Sogipa/RS
Kumikata: Destro
Principal Golpe: Ouchigari e Taeotoshi
Ranking Mundial: 14o (11o com descartes)
Participação Olímpica: estreia

Pontuações do Judô
Shido: Advertência que não gera pontos ao adversário, mas que, se repetido, equivale a um yuko.
Yuko: Golpe mais simples do judô, que garante a pontuação mínima. É anotado quando oponente cai de lado.
Wazari: Segunda pontuação do judô, caracteriza-se quando o rival é derrubado parcialmente de costas ou imobilizado entre 20 e 24 segundos. Dois wazaris significam o fim do combate.
Ippon: Golpe perfeito, o ippon é conferido quando um judoca derruba o adversário de costas no chão por completo ou o imobiliza por 25 segundos, finalizando a luta.

Comentar notícia

Verificando informações

Esta matéria tem:

(3) comentário(s)

Autor:

cesar pereira


Porque PAULISTA Felipe Kitadai conquista bronze para o Brasil e não PIAUIENSE Sarah Menezes CONQUISTA OURO para o Brasil! Parabéns Sarah Menezes pena a mídia bairrista não ter destacado o ESTADO DO PIAUI COMO DEVIA !
Autor:

Paulo 170 Costa


Kidatadi transforma, com seu esforço, merda em ouro. O Congresso brasileiro, com sua corrupção e irresponsabilidade, transforma ouro -a riqueza do país - em merda.
Autor:

Paulo 170 Costa


Kitadai merece estátuas nas praças:transformou merda (pelo esforço) em ouro. Os políticos transformam ouro (riqueza) em merda. Merecem a forca em praças. Nisso o Brasil perde para a China da bala na nuca dos corruptos indenizada PELA FAMÍLIA. Aqui os terroristas traidores são indenizados pelo povo.

Infográficos

Modalidades Olímpicas

Blogs e Colunas