Publicidade

MINEIRÃO 50 ANOS

Craques do futebol nacional no Mineirão

Relação não considera os craques do futebol mineiro, que merecerão destaque especial nessa série de reportagens

postado em 30/08/2015 11:00 / atualizado em 30/08/2015 13:18

Arte de Soraia Piva
Em seus 50 anos, o Mineirão viu desfilar em seu gramado craques brasileiros de várias gerações, por equipes que vieram jogar aqui. Logo nos jogos de inauguração, mostraram suas habilidades jogadores como o lateral-direito Djalma Santos, os volantes Ademir da Guia e Dudu, o goleiro Valdir de Moraes e o atacante Julinho Botelho, que atuavam no Palmeiras que representou a Seleção Brasileira no amistoso contra o Uruguai, com vitória por 3 a 0, em 5 de setembro.

Naquela mesma semana, estiveram por aqui os dois grandes times da década de 1960, Santos e Botafogo, para amistosos contra a Seleção Mineira. Já em fim de carreira, aos 31 anos, Garrincha fez seu penúltimo jogo com a camisa do alvinegro carioca na vitória por 3 a 2. No ano seguinte, ele voltaria ao Mineirão pelo Corinthians e marcou seu único gol no estádio na vitória por 2 a 1 sobre o Cruzeiro, em amistoso.

O Santos também voltou ao Gigante da Pampulha no ano seguinte, para quatro jogos contra a dupla Raposa e Galo, o mais famoso a goleada celeste por 6 a 2 na final da Taça Brasil. Estavam em campo nessas partidas Gilmar, Carlos Alberto, Mauro, Zito, Lima, Toninho, Mengálvio, Pepe, Coutinho, Edu e Pelé, que marcou seu primeiro gol no estádio na derrota por 4 a 3 para o Cruzeiro, em amistoso em março. Incluindo a Seleção Brasileira, o maior craque de todos os tempos disputou 17 partidas e fez cinco gols no Mineirão.

Em 1967, Atlético e Botafogo fizeram grandes duelos pela Taça Brasil e, na equipe carioca, estavam o goleiro Manga, o armador Gérson e o atacante Paulo César Caju. O Canhotinha de Ouro também defendia o São Paulo, na derrota por 1 a 0 para o Galo, pelo triangular decisivo do Brasileiro de 1971, conquistado pelo time de Telê Santana. Manga também marcaria presença em outro jogo histórico do estádio: a derrota do Internacional por 5 a 4 para o Cruzeiro, pela Copa Libertadores de 1976, considerado uma das maiores partidas disputadas no Mineirão, da qual também participou o volante Falcão.

A Seleção Brasileira, que conquistaria o tricampeonato no México em 1970, foi derrotada pelo Atlético por 2 a 1, em setembro de 1969, no Mineirão. Participaram desse amistoso Carlos Alberto, Rivelino, Gérson, Paulo César, Edu e Pelé, entre outros. Nos anos 1970, também atuaram no estádio pela Seleção Leão, Luís Pereira, Leivinha, Clodoaldo, Edinho e Roberto Dinamite.

Na década seguinte, com a camisa canarinha, estiveram no Mineirão o zagueiro Oscar, o atacante Serginho, os rubro-negros Júnior e Zico – o lateral-esquerdo também defendeu o Flamengo na final do Brasileiro de 1980, na derrota por 1 a 0 para o Atlético –, Sócrates e Casagrande. Curiosamente, os dois últimos estrearam no Mineirão antes de se consagrarem. Sócrates jogou pelo Botafogo de Ribeirão Preto contra o Cruzeiro em 1977, e Casão pela Caldense, diante do Atlético, em 1981.

Mais craques


No final dos anos 1990, o Mineirão foi palco de duas finais de Brasileiro seguidas. Em ambas, o visitante era o Corinthians. Em 1998, contra o Cruzeiro. No ano seguinte, diante do Atlético. Pelo Timão, atuaram Vampeta, Ricardinho, Marcelinho Carioca e Edílson. O armador Raí, que também marcou presença com a Seleção Brasileira na goleada por 4 a 0 sobre a Venezuela, em 1993, pelas Eliminatórias da Copa dos Estados Unidos, disputou uma de suas últimas partidas na carreira no Mineirão, a derrota por 2 a 1 para o Cruzeiro na final da Copa do Brasil de 2000.

O Mineirão voltou a ver craques com a camisa canarinha nos duelos contra a Argentina pelas Eliminatórias das Copas de 2006 e 2010, como o armador Kaká, o zagueiro Lúcio e o atacante Adriano. Mais recentemente, na Copa das Confederações de 2013 e na Copa do Mundo do ano passado, pisaram o gramado do novo Mineirão jogadores como Neymar, Daniel Alves e o goleiro Júlio César, que também atuou pela Seleção em 2008 e pelo Flamengo na decisão da Copa do Brasil de 2003, contra o Cruzeiro.

Há jogadores que não jogaram no Mineirão com a camisa da Seleção Brasileira, mas tiveram jogos importantes por clubes. Os laterais Leandro e Leonardo estavam no Flamengo que derrotou o Galo por 3 a 2 na semifinal do Brasileiro de 1987. Romário defendeu o Vasco na semifinal da Copa João Havelange 2000, quando eliminou o Cruzeiro. Careca jogou pelo Guarani e pelo São Paulo, e Robinho participou de jogos com muitos gols nos Brasileiros de 2002 a 2004 pelo Santos. E o goleiro Rogério Ceni, do São Paulo, tem uma ligação direta com o Mineirão: foi lá que estabeleceu o recorde mundial de 64 gols, no empate por 2 a 2 com o Cruzeiro, em 2006; e também se tornou o atleta com mais jogos pelo tricolor paulista, 618, em julho de 2005, no 0 a 0 com o Atlético.

50 CRAQUES BRASILEIROS

Pelé - Seleção Brasileira e Santos

Garrincha - Botafogo, Corinthians, Flamengo

Gilmar - Santos

Carlos Alberto – Seleção Brasileira, Santos, Botafogo, Fluminense e Flamengo

Mauro
– Santos

Zito - Santos

Lima – Santos e Fluminense

Toninho – Santos, São Paulo e Flamengo

Pepe - Santos

Coutinho – Santos, Vitória e Bangu

Djalma Santos - Seleção, Palmeiras e Atlético-PR

Ademir da Guia - Seleção e Palmeiras

Gérson - Seleção, Botafogo, São Paulo e Fluminense

Rivellino - Seleção, Corinthians e Fluminense

Paulo César Lima - Seleção, Botafogo, Fla, Flu, Grêmio, Vasco, Corinthians e Grêmio

Clodoaldo - Seleção e Santos

Edu - Seleção, Santos e Corinthians

Luís Pereira - Seleção e Palmeiras

Leão - Seleção, Palmeiras, Vasco, Grêmio, Corinthians, Palmeiras e Sport

Leivinha - Seleção, Palmeiras e São Paulo

Bellini - Seleção, São Paulo e Atlético-PR

Manga - Seleção, Botafogo, Internacional, Coritiba, Grêmio e Operário-MS

PC Carpegiani - Internacional e Flamengo

Falcão - Internacional

Zico - Seleção e Flamengo

Sócrates - Seleção, Botafogo-RP, Corinthians, Flamengo e Santos

Casagrande - Seleção, Caldense, Corinthians, São Paulo e Flamengo

Júnior - Seleção e Flamengo

Oscar - Seleção, Ponte Preta e São Paulo

Roberto Dinamite - Seleção, Vasco e Portuguesa

Edinho - Seleção, Fluminense, Flamengo e Grêmio

Serginho - Seleção, São Paulo, Santos, Corinthians

Careca - Guarani e São Paulo

Romário - Vasco, Flamengo, Fluminense

Bebeto - Seleção Olímpica, Vitória, Flamengo, Vasco e Botafogo

Branco - Seleção, Fluminense, Grêmio, Corinthians, Flamengo, Internacional

Raí - Seleção, São Paulo

Cafu - Seleção, São Paulo, Palmeiras

Roberto Carlos - Seleção, União São João e Palmeiras

Marcelinho Carioca - Flamengo, Corinthians, Santos e Vasco

Rogério Ceni - São Paulo

Robinho - Santos

Kaká - Seleção e São Paulo

Adriano - Seleção, Flamengo

Leonardo - Flamengo e São Paulo

Lúcio - Seleção, Internacional, São Paulo, Palmeiras

Júlio César - Seleção, Flamengo

David Luiz - Seleção Brasileira

Thiago Silva - Seleção Brasileira e Fluminense

Neymar - Seleção Brasileira e Santos

Tags: mineirão50anos mineirão50 50anos mineirão craques nacionais