RSS Twitter Contato

Minha Conta:

Esqueceu a senha?
  • (65) Comentários
  • Votação:

JOGOS HISTÓRICOS

O dia em que o Atlético venceu a Seleção

Em amistoso no Mineirão, Galo bateu a equipe formada por Pelé, Tostão e companhia

Thiago Madureira - Superesportes

Publicação:

12/12/2012 08:00

 

Atualização:

12/12/2012 13:58

Atlético venceu a Seleção Brasileira, no Mineirão, por 2 a 1; veja fotos da partida (Arquivo Estado de Minas )
Atlético venceu a Seleção Brasileira, no Mineirão, por 2 a 1; veja fotos da partida

Prestes a ser reaberto, o Estádio Mineirão viveu uma de suas noites mágicas em 3 de setembro de 1969. Em campo, para um amistoso, a Seleção Brasileira enfrentaria um clube mineiro.

Coube ao Atlético, de camisas vermelhas em alusão à Federação Mineira de Futebol (FMF), uma exigência da Confederação Brasileira de Desportes (CBD), a oportunidade de ser um dos adversários do escrete canarinho na preparação para a Copa do Mundo de 1970, no México.

Na ocasião, as "Feras de Saldanha", como a Seleção era conhecida, vinham de ótimos resultados. Nas Eliminatórias para o Mundial, foram seis jogos e seis vitórias, com 23 gols marcados e apenas dois sofridos. O Atlético, por sua vez, também vivia bom momento técnico, com a formação da base campeã do Brasileiro de 1971.

Para muitos que assistiram e participaram, o jogo de caráter amistoso tornou-se um dos mais importantes da história do estádio. “Foi o dia em que o Galo ganhou da melhor seleção de todos os tempos”, resume o ex-atacante do Atlético Dario.

Um dos destaques da partida, Dario estava com espírito amistoso até ouvir uma gravação do técnico da Seleção Brasileira, João Saldanha, descartando sua presença nas convocações. “Um repórter me mostrou uma entrevista do Saldanha afirmando que no Brasil existiam outros 10 atacantes melhores do que eu. Comprei briga com ele na hora. Eu xinguei o Saldanha e disse que a Seleção estava invicta porque não havia enfrentado o Atlético com Mineirão lotado”, relembra.

Baideirão do Atlético no gramado (Arquivo Estado de Minas )
Baideirão do Atlético no gramado
Com mais de 70 mil torcedores, o Mineirão viu Amauri Horta abrir o placar para o Galo aos 42 minutos do primeiro tempo. Na etapa final, Pelé empatou aos cinco minutos. Dario marcou o gol da vitória para o Atlético. Mesmo com equipe completa - com Gérson, Rivelino, Jairzinho, Tostão, entre outros -, o Brasil não conseguiu o empate.

“Acabei com a partida. Sabia que na minha casa não tinha seleção que ganhasse de mim. E olha que era a melhor seleção da história, talvez nunca tenha uma com essa qualidade”, observa o ex-atacante.

Dario considera essa como a mais significativa partida da sua carreira. “A vitória sobre a Seleção Brasileira, com todo respeito que tenho ao jogo do Maracanã que nos deu o título Brasileiro em 1971, é a mais valiosa porque me deu um status que eu não tinha”, destaca.

Após a vitória do Galo, o presidente Médici viria a público exaltar o bom momento do atacante do Atlético. Saldanha, que era comunista, rebateu dizendo que o presidente deveria se preocupar com os ministérios enquanto ele escalava a Seleção Brasileira. Pouco tempo depois, Saldanha seria demitido, e Zagallo assumiria o selecionado que se tornaria tricampeão mundial em 1970 com Dario no elenco.

Jogos entre Atlético e Seleção Brasileira

Anteriormente, o Atlético enfrentou o Brasil em 25 de março de 1956. No amistoso realizado em Belo Horizonte, o selecionado nacional venceu a partida por 1 a 0.



ATLÉTICO 2 X 1 SELEÇÃO BRASILEIRA

Atlético: Mussula; Humberto Monteiro, Grapete, Normandes (Zé Horta) e Cincunegui (Vantuir); Oldair, Amauri Horta (Beto) e Laci; Vaginho, Dario e Tião (Caldeira). Técnico: Yustrich

Seleção Brasileira: Félix; Carlos Alberto, Djalma Dias, Joel e Rildo (Everaldo); Piazza, Gérson (Rivelino) e Pelé; Jairzinho, Tostão (Zé Maria) e Edu (Paulo César). Técnico: João Saldanha

Motivo:
Amistoso
Estádio: Mineirão
Data: 3 de setembro de 1969
Árbitro: Amílcar Ferreira (RJ)
Público: 71.533
Gols: Amauri (42) e Dario (65) para o Atlético; Pelé (50) marcou para a Seleção Brasileira

Comentar notícia

Verificando informações
{'nvoto': 0, 'tags': , 'url': 'app/noticias/especiais/novo-mineirao/2012/12/12/noticia_mineirao,236951/o-dia-em-que-o-atletico-venceu-a-selecao.shtml', 'id_aplicativo': 7, 'voto': 0.0, 'id_treeapp': 653, 'acesso': 17682, 'comentario': 65}

Esta matéria tem:

(65) comentário(s)

Autor:

az jr


e essa pag aqui eh do Galo , o q as moças fazem aqui ? procuram machos ? façam seus pontos na av. paraná depois das 22:00hrs , mariada ... aproveitem , assistam ao video e babem um pouquinho com a maior força de minas. relembrem q vcs ja foram a segunda força...antes de falirem.
Autor:

az jr


huahuahua o unico time a vencer a seleçao brasileira de 70. q inveja heim? nao vi ninguem comemorar vice campeonato , somente a vaga da libertadores. vi foi um mariada ano passado comemorando o escapamento da serie B , como se fosse titulo... mas papel aceita tudo ne , ate maria se dizer macho..kkkkk
Autor:

jair frois


DENNER BATISTA, EM MINAS QUEM REALMENTE SOFRE SÃO VOCÊS, MENINAS ROSADAS. NÃO TEM UM TÍTULO IMPORTANTE E QUALQUER COISINHA QUE GANHA, FAZEM UM FAROL, ATÉ VICE CAMPEONATO É MOTIVO DE FESTA. NÓS CRUZEIRENSES TEMOS O QUE MOSTRAR. NÃO PODEMOS TER INVEJA DE QUEM NÃO TEM NADA. MISÉRIA NÃO É COM O CRUZEIRO.
Autor:

jair frois


JOSÉ LUIZ LEITE, SEU TIME É TÃO GLORIOSO QUE TEM TÍTULOS IMPORTANTES COMO CAMPEÃO DO GELO, O BRASILEIRO DE 71, CAMPEÃO DA SÉRIE B EM 2006, ME PARECE UMAS DUAS COME-BOSTA E AGORA COMEMORA O VICE DO BRASILEIRO. QUE TIME GLORIOSO! O MAIOR EM VEXAMES NO FUTEBOL BRASILEIRO. JOSÉ LUIZ LEITE, TU ÉS TROUXA.
Autor:

jair frois


ESTA É PARA O CARA QUE SE IDENTIFICA COM O NOME DE TORCEDOR DO GAYLO: VOCÊ É MAIS UM ENGANADO HEIN SEU TROUXA! NUMA PELADA QUE NÃO VALIA NADA OS CRAQUES IRIAM DIVIDIR BOLA COM VARZEANOS? ALÉM DO MAIS, VOCÊS SÓ VIVEM DE PASSADO. SÃO VERDADEIROS MUSEUS.
Autor:

jair frois


O DARIO FOI CONVOCADO PARA A SELEÇÃO DE 70. QUANTOS JOGOS ÊLE FEZ E QUANTOS GOLS ÊLE MARCOU? O ZAGALO QUE ENTROU PELA PORTA DO FUNDO EM LUGAR DO JOÃO SALDANHA, JÁ PEGOU O PRATO FEITO. FOI SÓ DEGUSTAR. CONVOCOU O DARIO PARA FAZER NÚMERO E ENGANAR O PRESIDENTE MÉRDICE. ÔH GALINHADA TROUXA!
Autor:

jair frois


OS TROUXAS ATLETICANOS ATÉ HOJE AINDA COMENTAM A VITÓRIA NO AMISTOSO CONTRA A SELEÇÃO BRASILEIRA, JOGUINHO SEM A MENOR IMPORTÂNCIA. DEPOIS ACHAM RUIM QUANDO OS CRUZEIRENSES GOZAM DÊLES. É BOM DEMAIS TER ATLETICANOS, POIS SÃO VERDADEIROS MANÉS.JOGADORES DE NÍVEL IRIAM POR OS PÉS EM DIVIDIDAS?
Autor:

Marcio Antonio


O problema é que a inveja é um sentimento que envenena. Outra coisa é o problema da auto-estima, cruzeirense tem essa doença crônica que é baixa de auto-estima quando se trata de noticia sobre nosso Galoooooo!!!
Autor:

Haroldo Alves


Cruzeirense é igual a carrinho do Paraguai, basta brincar um pouquinho e ele solta a rodinha KKKKKKKKKKKKKKKK
Autor:

torcedor galo


Bom demais..né ..vencer a seleção de Ouro de todas as epocas...na foto se v a carinha de Um Jogador da Marias...o grande Tostão...
Autor:

Jose Luz Leite


Legal demais!!!!!!!!!!!!!!!!!Muito bom mesmo!!!!!!!!!!!!!!!!!! Só o GALO mesmo para vencer uma das maiores seleções de futebol que o mundo já viu. Parabens para quem teve a idéia de mostrar para todos, mais este capítulo da História do glorioso CLUBE ATLÉTICO MINEIRO.
Autor:

dener batista


O Antonio Carlos, ou tonim marinha, dor de cotovelo doi e como eu disse, falem bem, fale mal , mas falem do Galo. E como isto incomoda voçês, meninas azuis, sempre incodamos vçs.kkkkkkkkk
Autor:

Rafael Teixeira


se inveja matasse as marias já tinham virado purpurina! ahahahaha
Autor:

Peterson Veiga


Parabens frangas, ganharam o amistoso. Os nossos Tostao, Piazza e Jairzinho ganharam o tri mundial na maior selecao de todos os tempos.
Autor:

antonio carlos


Donizetti souza: você queria era expressar que um cruzeirense não sabe o que é amar um homem de verdade né? Sai fora baitola rosada. Aqui é ZEROOOOOOOOOOO.
Autor:

antonio carlos


Podiam perguntar pros jogadores que particiapram desse jogo e ainda estão vivos qual o orgulho da historia do 6 a 1. kkkkk
Autor:

antonio carlos


Dener Batista: isso não lhes pertence mais nem... kkkkk. Isso foi antes mesmo do festejado outrora e hora titulo de 71. Aliás seu deveria ser Chamado de MONOTITULO. Comédias rosadinhas. kkk
Autor:

luiz souza


É preciso lembrar que a partir daí a seleção nacional nunca mais se envolveu em amistosos contra times, pois sentiu o impacto e desgaste que representaria esse tipo de disputa. Para os que acham que para a seleção nada valia, é só prestar a atenção na vibração após o gol de Pelé.
Autor:

dener batista


Como sempre eles falam do glorioso. Morram de invejas meninas azuis. Falem bem, falem mal, mas falem do Galo. O dor de cotovelo danada só. Como é bom, rever estás imagens históricas do glorioso. Elas jamais irão entender o amor atleticano. Sofram marias e continuem falando do nosso Galo
Autor:

reginaldo santos


e mariada a inveja mata, falar nisso o galo ficou em segundo no brasileiro e as bicharadas em nono , o que lembramos nos 9x2 que vcs levaram na bundinha . CHUPA !!!
Autor:

Euseias pereira


nusaaaaaa que jogão deve ter sido esse. ou será que foi um jogo de uma seleção se preparando para Copa, com os jogadores dividindo a Bola na maciota pra não ficar fora. Se é amisto ou não vale nada, então é com o time rosa.
Autor:

Cícero Alvernaz


Me lembro bem deste jogo. Eu era muito criança e morava no municipio de Manhuaçu, minha terra natal. Pelé, impedido, marcou de cabeça e vibrou como se fosse uma final de copa do mundo e Carlos Alberto foi expulso, a torcida vibrou, o Galo ganhou e eu festejei muito, embora fosse apenas um adolescente
Autor:

André Machado


Qual a diferença de um torcedor do AttléticoMG e uma Roseira? Resposta: Aquele que abrir o Butão primeiro é o Atleticano.... kkkkkkkkkkkkkkkkkk Vão ganhar um título primeiro antes de falar fiado suas barbies...
Autor:

Jackson Oliveira


Amam tanto o time que queimaram várias camisas e bandeiras na goleada de 6 ano passado.
Autor:

Peterson Veiga


Qual time tem como jogador um homossexual? E camisa rosa?
Autor:

marcio muzzi


Ei Jose Costa, ; Qual o time que tem sede campestre na rua das CANARIAS, centro de treinamento ao lado do corrrego doS VIADOS e o centro de treinamento na enseada das GARÇAS ???/ Alquem sabe ????
Autor:

Peterson Veiga


Falou que é amistoso ou que nao vale nada as frangas se superam hehe
Autor:

Jackson Oliveira


Desde quando seleção se esforça para jogar amistoso. Nem com a grana que rola hoje esses jogadores se esforçam, imaginem em 1969! Abriram as pernas para dar uma alegriazinha as franguetes. Quero ver ganhar brasileiro em cima do santos de pelé, e de 6 ainda. 6 lembram!? KKKKKKK
Autor:

Fiuza jr


As marias são escandalosas mesmo, fofoqueiras e gostam de dar pitaco em tudo. Hehehehehe, era tão amistoso insignificante que Carlos Alberto apelou e foi expulso, e olha direitinho que o gol do Pelé ele estava impedido, rs. Galo Doido, chora mariada sem vergonha simpatizantes. Galo é Galo, fregueses.
Autor:

donizetti souza


Desculpe, mas só podia ser comentário de Cruzeirenses, vocês não sabem o que é amar um time, vocês só amam os títulos. Pura inveja.......
Autor:

Euseias pereira


nooooosssssaaa kkkkkkkkkkkkkkkkk A Seleçõ deve te jogado muita bola nese dia, pois era u amistoso contra um modesto clube do rasil,sem expressãonenhuma. Realmnte devem te corrido muito pra perderem de um insignficante como esse.
Autor:

Geraldo Magela


A inveja é uma merda !!!!!
Autor:

joao neto


jose costa dê as costas para mim e dê ré no kibe seu boiola!
Autor:

joao neto


Quantas marias a seleção tinha. Três. Galo 2x1 nas marias! O freguês está de volta!
Autor:

Samuel Pires


É imprensão minha ou a página do cruzeiro não tem noticia!? O cruzeiro deveria se chamar anti-Galo pq não tem torcida e os poucos que tem só se preocupam com o maior e melhor de minas... Galooooooooooo... Não to vendo nenhum atleticano se importando com o time ridículo das smurfetes...
Autor:

Baltazar Junior


Imagino que a seleção tenha jogado essa partida como se fosse uma final de copa do mundo... ou não...
Autor:

Jackson Oliveira


Olha a alegria delas. vencer amistoso em 1969, e brasileiro de 1971! de lá pra cá foi só ferro na cloaca.KKKKKK
Autor:

Jackson Oliveira


ATENÇÃO!!!!!! MINISTÉRIO PÚBLICO PROIBIU FAIXAS, BANDEIRAS,CHARANGAS E CAMISAS DA GAYLOUCURA. PORTANTO NA TOCA 3 NÃO ENTRA LIXO MAIS. KKKKKKKKKK
Autor:

Jackson Oliveira


Leandro, se me lembro bem ,o último título do patético foi em 1971! ou não? Portanto, o seu tem 41 anos. PARABÉNS!!! KKKKK
Autor:

Jackson Oliveira


O Galo tem feitos históricos. Toma de 5, de 6. 6 lembram!?KKKKKKKKKKKK
Autor:

Jackson Oliveira


Desde quando seleção se esforça para jogar amistoso. Nem com a grana que rola hoje esses jogadores se esforçam, imaginem em 1969! Abriram as pernas para dar uma alegriazinha as franguetes. Quero ver ganhar brasileiro em cima do santos de pelé, e de 6 ainda. 6 lembram!? KKKKKKK
Autor:

Emerson Santos


AQUI SÓ UMA COISA AOS CRUZ9IRE2SES...... VCS GANHARAM ESTE ......NADA ...NADA ...NADA...NADA...SRSRSRS
Autor:

Emerson Santos


TENHO PENA DE CR9ZEIR2NSE., EU REFORÇO SÃO IGUAIS PUTAS VELHAS NÃO TEM O QUE OFERECER , E FALAM MAL DA PUTA NOVA... CHUPA NEYMARZETES..... KKKKKK 4° LUGAR NO RURAL E 9° NO BRASILEIRÃO ....KKKKKKKK AH BARCELONA DAS AMÉRICAS...KKKK
Autor:

João Campos


Despeito, hein Gazelas...Se preparem para serem ainda mais humilhadas em 2013. Acho que vão sumir das páginas alvinegras.
Autor:

Vinícius Natividade Gomes


Parabéns ao 6alo de Vespasiano, ganhou qual taça mesmo nesse jogo? O título de campeão do Gelo, foi dado por qual Federação de futebol? Ah é, foi dado por um jornalista né... Operação ressucita Franga em pelno curso...
Autor:

Haroldo Alves


A raposa levou mais de 30 anos para ter o seu primeiro campeonato brasileiro. Sendo assim, só daqui uns 25 anos para ser de novo. Não vejo nenhuma vantagem nisso...
Autor:

Messias Barreto


que time é esse cruzeiro.... já tá na hora de mudar de nome.... por exemplo, as gazelas saltitantes...
Autor:

Leandro Guimarães


Sabe o que é engraçado? É que última vez q o cruzeiro teve um time e um título foi em 2003. Ano que vem fará 10 anos.... acho que elas não podem mais ficar falando de títulos antigos do galo.... rsrs
Autor:

miguel MARQUES SILVA


Coitada da Raposinha chupadoara de ovos,NUNCA VAI TER ESTE PRIVILÉGIO DE GANHAR DA SELEÇÃO BRASILEIRA.KKK
Autor:

miguel MARQUES SILVA


As meninas da toca,moorrendo de INVEJA.KKK
Autor:

Roberto Ribeiro


Ainda nem tinha foto a cores ... Eles tentam rescucitar essa franga a todo custo ...
Autor:

jose costa


Quanto a Libertadores, ganhem 2... depois conversamos. E quanto ao 9x2 existe alguem vivo que viu?? 6x1 EU VI !!! 2005 EU RI !!!! Rosanas chacota nacional!! Piada pronta!!!!
Autor:

jose costa


Rosanas iludidas ! E não é de hoje. Brasil veio treinar. De ilusão em ilusão, 41 anos sem titulos e chacota nacional!
Autor:

Fernando Espeschit


Um detalhe : O gol do PELÉ foi em impedimento claro, com risadas totais dos presentes. O zagueiro Djalma Dias era do GALO, vendido após para o Santos. Imprensa Carioca/Paulista menosprezaram nossa vitória.
Autor:

Alessandro Silva


LIBERTADORES É REALMENTE SÓ PARA OS FORTES! E É EXATAMENTE POR ISSO QUE O GALÃO TÁ LÁ, ENQUANTO AS MARIAS FICAM BEM LONGE! E MAIS UMA VÊZ AS RECALCADAS VÊEM AQUI CHORAR AS MÁGOAS DE INVEJA! HAHAHA... CHORA MARIADA!!! JÁ QUE ESTAMOS NUM MOMENTO DE NOSTALGIA, VAMO RELEMBRAR OS 9 X 2 QUE METEMOS NELAS!
Autor:

alexandre salim


Ai sujou.. o lado rosa da lagoa das marias, não têm nada pra ler do time delas, pode invejar, como disse o glorioso KALIL AGUENTA 10 ANOS, AGORA VÇS TÃO NO LUGAR CERTINHO 2º OU 3º DE MINAS, PODEM LER O GALO É O UNICO QUE GANHOU DESSA CELEÇÃO BABA BABA LADO ROSINHA.......
Autor:

Bruno Barroca


Sou América-Mg e confesso que esse jogo deve ter sido empolgante.
Autor:

cláudio mesquita


.....é assim que funciona a imprensa mineira!!!! é de dar dó!!! fazer o que!!!.............esse não tinha nada que fazer e .............deixa pra lá!! só lamento!!
Autor:

João Campos


Sujou... Tem gazela na área...
Autor:

Artur Chernicharo


Sem dúvidas um grande título. Está no top 3 de conquistas do glorioso galão da massa.
Autor:

José Lara


ALÔ FRANGAS ROSAS DE VESPASIANO, ANTIGAMENTE ERA MINEIRÃO. AGORA É TOCA 3, TÁ? E LEMBREM-SE: LIBERTADORES É PARA OS FORTES. VO6 NÃO GANHAM NADA. INFORMO-LHES QUE O TUPI, DE JUIZ DE FORA, EMPATOU COM ESTA MESMA SELEÇÃO, TRÊS DIAS ANTES.
Autor:

José Lara


ALÔ FRANGAS ROSAS DE VESPASIANO, ANTIGAMENTE ERA MINEIRÃO. AGORA É TOCA 3, TÁ? E LEMBREM-SE: LIBERTADORES É PARA OS FORTES. VO6 NÃO GANHAM NADA. INFORMO-LHES QUE O TUPI, DE JUIZ DE FORA, EMPATOU COM ESTA MESMA SELEÇÃO, TRÊS DIAS ANTES. NÃO SE ESQUEÇAM !!!!
Autor:

João Campos


Memórias de um time glorioso... O Galo tem feitos históricos que se fossem no Rio ou S. Paulo, seriam exaltados todos os dias.
Autor:

NALDO PEMPEM


Seleção ganhando de seleção. .!!. .quando seu time ganhar de seleção comente aqui nesta pagina. .!! ..vamo galooooo. .!
Autor:

NALDO PEMPEM


Esse é o galão da massa. . !! ..carimbou a coroa do pelé. .kkkkkkkkkk

Blogs e Colunas