Rio 2016
  • Oferecimento:

RIO 2016

Protegida por caças, chama olímpica desembarca no Brasil para dar início ao revezamento

Chama chegou a Brasília, de onde parte o revezamento para o resto do país

postado em 03/05/2016 09:06 / atualizado em 03/05/2016 16:15

Enviado especial*

Brasília - Depois de quase 12 horas de viagem, vinda da suíça Lausanne, sede do Comitê Olímpico Internacional (COI), a chama olímpica desembarcou no início da manhã desta terça-feira em Brasília, ponto de partida para o revezamento em solo brasileiro que vai durar 95 dias. O voo fretado sobrevoou a capital federal, ladeada por dois caças, e aterrissou às 7h30.

A lamparina contendo o fogo que nunca se apaga, um dos principais símbolos dos Jogos Olímpicos, foi conduzida pelo presidente do Comitê Organizador dos Jogos, Carlos Arthur Nuzman, e recebida pelo governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, e pelo ministro do Esporte, Ricardo Leyser, ainda no aeroporto.

Uma cerimônia no Palácio do Planalto, marcada para as 10h30, dará início à festividade: a presidente Dilma Rousseff acenderá a tocha em uma pira e passará para a mineira Fabiana, de Santa Luzia, bicampeã olímpica e capitã da Seleção Feminina de Vôlei, escolhida pela presidente para ser a primeira dos 12 mil condutores, que passarão por mais de 320 cidades, de todas as regiões do Brasil.

O voo que trouxe a chama que nunca se apaga ao Brasil foi cercada de cuidados. A chama que foi trazida da Grécia, antes da parada em Lausanne, foi transportada em quatro lamparinas de querosene. A equipe responsável por proteger as lamparinas é formada por flame keepers (espécie de guardiões da chama), além de membros da Polícia Federal e do Comitê Organizador dos Jogos.

“A gente revezou, principalmente os flame keepers e seguranças, para que sempre uma dupla se mantivesse acordada durante o voo. Foi tudo tranquilo, dentro do planejado”, afirmou Marco Elias, gestor do projeto de revezamento da tocha do Comitê Rio’2016.

A tocha chegará em Minas Gerais no sábado, em Araguari, vinda da cidade goiana de Goiandira. Passará por 37 cidades mineiras por nove dias. O revezamento termina em 5 de agosto, quando a tocha acenderá a pira olímpica, no Maracanã, sede da cerimônia de abertura dos Jogos.





O repórter viajou a convite da Nissan

Siga, em tempo real, o caminho da tocha olímpica em Brasila:

Tags: chama rio2016 olimpíada do Rio Rio de Janeiro

O anunciante aqui presente não possui relação com os Jogos Rio 2016 e é patrocinador exclusivo da cobertura editorial dos Diários Associados MG para o evento.