Rio 2016
  • Oferecimento:

RIO 2016

Manifestações, emoção de atletas e mensagem de paz: começa o revezamento da tocha olímpica

Polícia chegou a agir em determinados momentos, para afastar manifestantes

postado em 03/05/2016 11:17 / atualizado em 03/05/2016 18:08

Divulgação
Enviado especial

Brasília - Em cerimônia no Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff acendeu na manhã desta terça-feira a primeira tocha em solo brasileiro dando início ao revezamento que passará por mais de 300 cidades, das cinco regiões do país, pelos próximos 94 dias. A presidente transferiu a chama olímpica – que foi recolhida no último 21 de abril, em Olímpia, na Grécia, berço dos Jogos –, para uma pira e, depois para a tocha, que foi entregue à mineira Fabiana, bicampeã olímpica e capitã da Seleção Brasileira Feminina de Vôlei.

“Dedico esse momento a todos atletas. Que batalham para representar o Brasil no Rio”, comentou Fabiana. Em seu discurso, Dilma falou em momento histórico. “Brasil se torna agora o país das Olimpíadas com o acendimento da Tocha Olímpica. A emoção desse dia vai ficar marcada na nossa memória, coração, na história do nosso país e na história dos jogos olímpicos. É com grande orgulho que dou, em nome do povo brasileiro, as boas vindas à essa chama-símbolo de grande esperança da humanidade”, disse a presidente, em discurso.

O primeiro trecho da tocha foi marcado pela emoção dos atletas, tumulto dos presentes e faixas de manifestação – a polícia teve que agir em certo momento para conter manifestantes. A mineira Fabiana deu início a uma sequência emocionante de revezamento, que teve a menina síria Hanan Daqqah, de 12 anos, que fugiu da guerra civil em seu país e vive com a família em São Paulo.

Pouco depois, a emoção ficou com Vanderley Cordeiro de Lima, que recebeu a tocha na Catedral de Brasília, das mãos da bicampeã olímpica Paula Pequeno. Ele repetiu o gesto com braços abertos, que fez ao entrar no Estádio Olímpico de Atenas’2004, na conquista do bronze, depois de ser agarrado por um fanático religioso, que o tirou da disputa do ouro. Adriana Araújo, primeira brasileira a conquistar medalha no boxe feminino, também carregou a tocha.

A chama olímpica desembarcou no início da manhã desta terça-feira em Brasília, depois de quase 12 horas de viagem, vinda da suíça Lausanne, sede do Comitê Olímpico. O voo fretado sobrevoou a capital federal, ladeada por dois caças da Força Aérea, e aterrissou às 7h30.

A chama foi transportada em quatro lamparinas de querosene. A equipe responsável por proteger as lamparinas é formada por flame keepers (espécie de guardiões da chama), além de membros da Polícia Federal e do Comitê Organizador dos Jogos.

A tocha chegará em Minas Gerais no sábado, em Araguari, vinda da cidade goiana de Goiandira. Passará por 35 cidades mineiras por nove dias. O revezamento termina em 5 de agosto, quando a tocha acenderá a pira olímpica, no Maracanã, sede da cerimônia de abertura dos Jogos.





*O repórter viajou a convite da Nissan

Siga, em tempo real, o caminho da tocha olímpica em Brasila:

Tags: rio2016 jogos Olímpicos Rio de Janeiro

O anunciante aqui presente não possui relação com os Jogos Rio 2016 e é patrocinador exclusivo da cobertura editorial dos Diários Associados MG para o evento.