Rio 2016
  • Oferecimento:

OLIMPÍADA

1952 - Helsinque

A edição finlandesa dos Jogos marcou a estreia da União Soviética, que passou a disputar a hegemonia olímpica com os Estados Unidos.

O Brasil foi representado por 108 atletas (103 homens e cinco mulheres) e competiu em 14 esportes: atletismo, basquete, boxe, esgrima, natação, pólo aquático, saltos ornamentais, futebol, hipismo, levantamento de peso, pentatlo moderno, remo, tiro esportivo e vela.

O destaque brasileiro foi Adhemar Ferreira da Silva, medalha de ouro no salto triplo com o recorde mundial (16,01m). A medalha quebrou um jejum de 32 anos, pois o último ouro do país havia sido conquistado por Guilherme Paraense, no tiro rápido (25m) individual, em 1920, na Antuérpia.

Os bronzes brasileiros foram conquistados por José Telles da Conceição, no salto em altura, e Tetsuo Okamoto, na natação, na prova 1.500m livre, com o tempo de 18min51s3.

Ainda abalado pela perda da Copa do Mundo de 1950, para o Uruguai, em pleno Maracanã, o futebol brasileiro estreou nos Jogos Olímpicos de Helsinque e ficou na quinta colocação.

O grande nome da Olimpíada na Finlândia foi o corredor Emil Zatopek, da antiga Tchecoslováquia. Ele se tornou o único atleta a ganhar os 5.000m, os 10.000m e a maratona em uma mesma edição.

Jogos Olímpicos

Tags: 1952 - helsinque

O anunciante aqui presente não possui relação com os Jogos Rio 2016 e é patrocinador exclusivo da cobertura editorial dos Diários Associados MG para o evento.