None

GALO CAMPEÃO!

Multidão invade a Praça Sete e festeja o Atlético pela conquista da Libertadores

Previsão inicial de Polícia Militar era que mais de 30 mil torcedores comparecessem ao Centro de BH, porém o número superou o dobro. Comemoração invadiu a madrugada desta sexta e ainda contou com shows no palco montado na Avenida Afonso Pena

postado em 02/08/2013 01:06 / atualizado em 02/08/2013 01:53

João Miranda/EM/D.A Press

Preto e branco. Esses foram os tons que pintaram as ruas do Centro de Belo Horizonte na virada de quinta para esta sexta-feira. Uma multidão alvinegra invadiu a Praça Sete, marco zero da capital mineira, para comemorar a conquista da Copa Libertadores de 2013, título mais importante dos 105 anos do Atlético. Torcedores, jogadores, dirigentes e funcionários compartilharam alegria, sorrisos, descontração e principalmente amor pelo clube do coração. O evento ocorreu oito dias após a vitória histórica sobre o Olimpia, nos pênaltis, por 4 a 3 (2 a 0 no tempo normal), no Mineirão.

A previsão inicial da Polícia Militar era que cerca de 30 mil torcedores comparecessem à Praça Sete nessa quinta-feira. Porém, o número foi bem maior. Superou as expectativas e ultrapassou 60 mil. Há quem diga que foi mais do que isso. Os primeiros atleticanos chegaram ao local bem antes das 15h, horário marcado para o início da festa. Desde esse momento, os alvinegros ocuparam parte dos arredores do obelisco e agitaram bandeiras e camisas brancas com listras negras.

A festa estava pronta. Os “Libertadores do Atlético”, que treinaram durante a tarde na Cidade do Galo, seguiram em direção ao Mineirão no começo da noite. De lá, eles partiram em carro aberto do Corpo de Bombeiros em direção à Praça Sete. Os carros que passavam pelas ruas e avenidas pararam para buzinar e celebrar os heróis da conquista. Nas mãos deles, a tão sonhada e cobiçada taça da Libertadores, que o clube procurava carregar para a sua galeria na sede de Lourdes há tanto tempo.

No embalo do hino alvinegro e de foguetes, o caminhão do Corpo de Bombeiros chegou à Praça Sete por volta de 20h30. Lá, o elenco campeão foi cumprimentado por sua fanática e apaixonada torcida. Os jogadores, claro, participaram da festa e mandaram recados aos atleticanos. Nenhum deles se importou com o peso – cerca de 15 quilos – do troféu da Copa Libertadores. Todos queriam segurá-lo, abraçá-lo e mostrar o quanto é mínima a força se comparado aos percalços que o Galo enfrentou ao longo da competição.

Bebida alcoólica para celebrar o título da Libertadores também não faltou. Uma empresa fabricante de cerveja parceira do Atlético distribuiu nada menos do que 100 mil latinhas para o público (cerca de 35 mil litros). Os alvinegros, porém, mataram a sede em copos de plástico, ao invés de utilizarem embalagens de alumínio.

No palco montado para receber os atleticanos, o cantor Tuca Fernandes, ex-vocalista da banda de axé Jammil e Uma Noites, e a dupla sertaneja Rick e Ricardo animaram todos os presentes na Avenida Afonso Pena, que suportaram o embalo de 15h de quinta até 4h desta sexta-feira.

Os torcedores ainda aproveitaram o momento para pedir que Ronaldinho Gaúcho, alvo do Besiktas da Turquia, e Bernard, praticamente negociado com o Shakhtar Donetsk da Ucrânia, permanecessem na equipe que disputará o Mundial de Clubes em dezembro, na cidade de Marrakech, em Marrocos. O Galo terá o Bayern de Munique, atual vencedor da Liga dos Campeões da Europa, como principal adversário na competição.

João Miranda/EM/D.A Press


Comemoração atleticana deixou trânsito mais lento em BH

Devido à interdição da Praça Sete por conta da comemoração atleticana, o trânsito apresentou lentidão na Avenida dos Andradas, Complexo da Lagoinha, no cruzamento da Avenida Amazonas com a Rua dos Tamoios (conversão à direita), e no entorno da Praça Afonso Arinos, próximo à Avenida João Pinheiro. Porém, após o fim do horário de pico (entre 17h30 e 19h30), o fluxo de veículos diminuiu e as vias próximas ao Centro de BH ficaram mais livres.

Torcedora sofreu acidente gravíssimo ao cair de ônibus

Uma jovem torcedora do Atlético foi internada em estado gravíssimo na noite desta quinta-feira depois de cair do teto de um ônibus em movimento na Avenida Cristiano Machado, próximo ao Túnel da Lagoinha. Graziele Alessandra Costa Santos, de 20 anos, saiu de casa no Bairro Maria Goreti rumo ao Centro da capital para se juntar aos milhares de torcedores alvinegros que comemoram com os jogadores a conquista da Copa Libertadores.

Dois guardas municipais presenciaram o acidente e prestaram os primeiros socorros enquanto aguardavam a chegada de socorro. Graziele foi levada ao Hospital de Pronto-Socorro João XXIII por uma equipe do Corpo de Bombeiros. Segundo a corporação, ela estava inconsciente e apresentava traumatismo craniano grave. A BHTrans e a Polícia Militar disseram desconhecer o ocorrido.

(Com informações de João Henrique do Vale, Daniel Silveira e Landercy Hemerson)

Tags: gc libertadores praça sete título comemoração campeão