 | |
| Ídolo Ditinho ganhou bandeira com rosto e assinatura como homenagem da torcida da URT |
Em 1997, Ditinho começou a fazer história com a camisa da URT. Passados mais de 14 anos, o atacante vai protagonizar o seu encerramento da carreira justamente no clube e no campeonato que mudaram a sua vida. O camisa 9 se prepara para ser decisivo no Módulo II do Campeonato Mineiro de 2012.
“Tudo começou a dar certo no futebol para mim no Módulo II de 1998, quando fui artilheiro da competição. Vencemos a desconfiança da torcida e ficamos com o vice-campeonato” relembra ao
Superesportes.
Ditinho terá a oportunidade de fazer história novamente pelo Trovão Azul, de Patos de Minas. “Quer bater a marca de 200 jogos e 100 gols pelo clube. Além disso, vamos buscar novamente o acesso para a elite”, afirma. Atualmente, o atacante tem 195 partidas e 95 gols pela URT.
Não fosse a oportunidade dada pelo clube no fim dos anos 90, Ditinho poderia ter encerrado a sua carreira precocemente e a URT poderia ter perdido um dos seus maiores ídolos da história. O atacante, desiludido com o futebol, estava trabalhando como frentista na sua cidade natal, São José dos Campos.
“Havia passado por quatro clubes e fiquei muito tempo sem receber nenhum salário. Com família para criar, você precisa receber. Pensei em abandonar o futebol. Mas o Ivan Silva veio trabalhar em Patos de Minas e me convidou. Depois de pensar muito, acabei aceitando”, recorda o centroavante.
Ivan Silva foi o treinador com quem Ditinho já havia trabalhado no Guarulhos. Em 1997, a dupla chegou na URT. A partir de então, o camisa 9 encontrou o seu lugar, aos 24 anos.
Artilheiro da elite mineira em duas temporadas
 | |
| Atacante em foto de 1999, quando foi artilheiro do Estadual |
A história de Ditinho passa de forma fundamental pelo Módulo II do Estadual. Mas o auge do atacante foi na elite do futebol mineiro. Nas temporadas 1999 e 2000, ninguém fez mais gols do que o “Diamante Negro”, como é conhecido pela torcida de Patos de Minas.
“Em 1999, foi o primeiro ano que disputei um campeonato de primeira divisão. Só havia jogado a segunda de São Paulo pelo Paulista, de Jundiaí, e Noroeste, de Baurú. Eu era um desconhecido e jogava contra grandes clubes, como Atlético e Cruzeiro”, lembra Ditinho, que marcou 12 vezes na oportunidade.
No ano seguinte, o camisa 9 ainda aumentou a sua marca. Ele marcou 14 vezes e dividiu a artilharia com Joãozinho, do Ipatinga.
Nas duas temporadas, Ditinho, no seu auge, ainda ajudou a URT a se sagrar bicampeã da Taça Minas Gerais. E o bom desempenho garantiu uma chance de disputar a Copa do Brasil. A URT enfrentou Fluminense em 2000. “Tive a oportunidade de fazer um gol no Zetti, goleiro de Seleção Brasileira. Foi muito importante”.
Em 2006, em outra passagem pelo clube, Ditinho marcou novamente contra um grande do Brasil e, desta vez, foi ainda mais especial. “Enfrentamos o Santos, que é o meu clube de criança. Também deixei a minha marca. Fomos eliminados, mas foi um grande momento para mim”.
Contrato com o Atlético
 | |
| Foto recente do camisa 9 defendendo o Trovão Azul |
Ditinho foi contratado pelo Ipatinga em 2001, depois de tanto sucesso em Patos de Minas. “Não tive tanta sorte lá”, confessa. Mesmo assim, na temporada seguinte, ele conseguiu fazer um contrato com o Atlético.
Mas a diretoria alvinegra não apostou no camisa 9 para o seu time principal e Ditinho acabou sendo emprestado. “Foram vários jogadores que saíram emprestado para equipes menores e eu fui junto. Não tive oportunidade de jogar no Galo”, lembra.
A partir de então, o atacante rodou pelo Brasil e chegou a defender os rivais de Campinas, Guarani e Ponte Preta.
Hoje, aos 39 anos, de volta a URT, Ditinho planeja uma aposentadoria em grande estilo no Módulo II do Estadual. Depois, ele cogita ser candidato a vereador em Patos de Minas. “Minha moradia é aqui. Não volto mais para São Paulo. Quero ajudar a cidade”, afirma.
Mas, antes, ele sonha com um jogo de despedida, para depois do Módulo II. “Quem sabe a gente não marca algo com um dos grandes de Belo Horizonte”.
Comentar notícia
Verificando informações
Esta matéria tem:
(9) comentário(s)
Autor:
ROMEU ARAUJO DE SOUSA
DITINHO É UM JOGADOR DIFERENCIADO, COM TÉCNICA, VELOCIDADE E RACIOCÍNIO RÁPIDO, E QUE MANTEM ESTAS VIRTUDES MESMO PRÓXIMO AOS 40 ANOS. SERÁ ETERNAMENTE LEMBRADO PELA TORCIDA DA URT, E MERECE SIM UM JOGO DE DESPEDIDA. SUGIRO CONTRA O MAMORÉ, EM QUEM SEMPRE FAZ GOLS E MANTÉM UM TABU DE 10 ANOS PRÓ-URT!
Autor:
Alexandre Oliveira
Primeiramente parabéns pela Matéria. Tive o prazer e conhecer o Ditinho nesta temporada de 2011. O cara é nota 10. Ele jogou o segundo semestre 2011 pelo Paranaíba Esporte Clube do Carmo do Paranaíba MG disputando o Camp. Regional Amador. Foi o artilheiro com 14 gols. Felizmente narrei vários deles.
Autor:
Netto Netto
Humildade e bom futebo, assim caracteriza o Ditinho o cara é muito bom mesmo, mereceu uma chance em um time grande. Ele jogou alguns anos no Funorte aqui de Montes Claros, ia ao estádio só pra ver ele jogar. Ele merece uma grande festa na sua despedida. Parabéns Ditinho
Autor:
Marcos Santos
boa materia sobre os idolos do presente como do passado.
parabens pelas materias vinculadas neste site
Autor:
joao Alves Cunha
DITINHO MERECIA UMA CHANCE NOS TIMES DA CAPITAL POIS FOI ARTILHEIRO VARIAS VEZES DO INTERIOR. E O CRUZEIRO COM FARIAS, ANDRE DIAS, SEBÁ, REINALDO ALAGOANO ETC... ETC... ETC...
Autor:
joao Alves Cunha
No classico da cidade contra o Mamoré, ele é o maior artilheiro, no ultimo ele marcou 3 vezes e a torcida gritava. REI, REI, REI, Ditinho é nosso rei. Pena que vai aposentar.
Autor:
fabricio ramos
ah e essa foto de um jogador com camisa branca e calçao azul da URT ae nao é o ditinho nao era o volante Davi q atuou na URT junto com o ditinho no fim dos anos 90 e inicio de 2000,mas vlw a materia, relembrar idolos do nosso futebol, e o ditinho tem historia aki em patos,ele é rei !!!
Autor:
Carlos Eduardo Silva
Isso acontece sempre, tanto no Galo como em outros grandes clubes. Insistem com umas marmotas pernas-de-pau e não dão chances pra outros que poderiam render alguma coisa.
Autor:
fabricio ramos
Maior Atacante do interior mineiro !! Da-lhe URT ,ano q vem nos seremos campeoes mineiro da 1º.