TROFÉU TELÊ SANTANA

Troféu Telê Santana comemora 15 anos de sucesso no principal palco do futebol mineiro

Premiação é considerada o Oscar do esporte em Minas Gerais

postado em 01/02/2016 08:37 / atualizado em 01/02/2016 10:09

Euler Junior/EM/D.A Press
Ainda dentro das comemorações de seu cinquentenário, o Mineirão, maior símbolo do futebol mineiro, será palco da mais cobiçada premiação do futebol de Minas Gerais: o Troféu Telê Santana. Uma união perfeita para celebrar também a histórica marca de 15 edições do evento que faz parte do calendário esportivo nacional. A cerimônia será no Lounge Vip do Gigante da Pampulha, nesta segunda-feira, a partir das 20h, e vai reunir desportistas, atletas, autoridades, imprensa e convidados ilustres.

Criado em 2001 pela Alterosa Esporte, programa da TV Alterosa, emissora do grupo Diários Associados, a maior premiação do esporte mineiro rende homenagem a um dos maiores campeões do futebol brasileiro, o “Mestre Telê”, sinônimo de garra, determinação, sucesso e paixão pelo futebol, associando-o aos melhores de Minas Gerais.

Com apresentação de Leopoldo Siqueira, a cerimônia conta com participação da Bancada Democrática e os representantes dos times mineiros: os atleticanos Dadá Maravilha e Fael, os cruzeirenses Vibrantinho e Serginho, e os americanos Toledo e Jair Bala.

“Fizemos antes da Copa do Mundo um troféu com tema Mineirão, levando o estádio, de certa forma, para dentro do Palácio das Artes. E foi um grande sucesso, muito marcante mesmo. Agora estamos fazendo o caminho inverso. E nada melhor do que aproveitar o maior palco do futebol mineiro para receber a principal premiação do esporte de Minas Gerais”, comemora o jornalista Leopoldo Siqueira.

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
O apresentador acrescenta que o Mineirão é o habitat natural da comunidade esportiva, o que também contribuirÁ para criar um clima especial para o evento. “O Troféu Telê Santana sempre foi marcado pela descontração, apesar de ser uma noite de gala. Agora, no Mineirão, um ambiente de encontro da comunidade esportiva, ficará ainda mais legal em um ano especial, quando teremos os três grandes clubes da capital na Série A do futebol brasileiro”.

RELEVÂNCIA

Ao longo de seus 50 anos, o Mineirão sempre foi a casa dos grandes acontecimentos do futebol mineiro. Foi palco de inúmeras manifestações da sociedade belo-horizontina e, agora, abre novamente suas portas para mais um acontecimento histórico. O diretor comercial do Mineirão, Samuel Lloyd, destaca que o Troféu Telê Santana entra para o portfólio de eventos do estádio com alta relevância. "O Mineirão está de portas abertas para receber eventos. É muito importante para a casa do futebol mineiro receber uma premiação de tanta relevância para o esporte no estado, como o troféu Telê Santana".

VOTAÇÃO

A disputa por uma vaga na Seleção do Troféu Telê Santana começou no início do ano, no Campeonato Mineiro, quando os internautas iniciaram as votações pelo site e, por meio da Bolsa de Craques. Antes, são contabilizados os votos da crônica esportiva dos Diários Associados e do Conselho de Notáveis, composto por craques que fizeram história como ícones do cenário esportivo de Minas. E após vários milhões de cliques no Superesportes, site do Portal Uai, os pontos foram somados e divulgados os finalistas em cada posição para a disputa final.

TELESPECTADORES

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
Na linha de chegada, a escolha dos melhores passa pelos milhares de telespectadores do programa Alterosa Esporte, que participam ativamente, ligando e escolhendo em cada uma das posições o seu jogador preferido. Ou seja: o representante do seu time do coração. Além de formar a seleção, o Troféu Telê Santana premiará também atletas de outras modalidades esportivas que foram destaques no cenário nacional e internacional.

A cerimônia no Mineirão será restrita a convidados, mas a entrega da premiação poderá ser assistida pelos internautas no Portal Uai, transmitida ao vivo. A festa é uma realização da TV Alterosa, do Alterosa Esporte e é uma promoção do Superesportes. Este ano, o Prêmio conta com o apoio da Keropé e, nesta etapa final tem o oferecimento da Fiemg.

Relação dos candidatos ao Troféu Telê Santana 2015

Goleiros
Fábio (Cruzeiro)
Victor (Atlético)
João Ricardo (América)

Laterais-direitos
Marcos Rocha (Atlético)
Ceará (Cruzeiro)
Walber (América)

Zagueiros
Leonardo Silva e Jemerson (Atlético)
Wesley Matos (América)
Manoel (Cruzeiro)
Fabrício Soares (Tupi)

Laterais-esquerdos
Xavier (América)
Fabrício (Cruzeiro)
Douglas Santos (Atlético)

Volantes
Ariel Cabral e Henrique (Cruzeiro)
Rafael Carioca e Leandro Donizete (Atlético)
Leandro Guerreiro (América)

Meias
De Arrascaeta (Cruzeiro)
Kaio (Tupi)
Marcelo Toscano e Tony (América)
Giovanni Augusto, Luan e Dátolo (Atlético)

Atacantes
Lucas Pratto e Thiago Ribeiro (Atlético)
Richarlison (América)
Willian (Cruzeiro)

Técnicos
Leonardo Condé (Caldense)
Levir Culpi (Atlético)
Givanildo Oliveira (América)
Mano Menezes (Cruzeiro)
Leston Júnior (Tupi)

Revelação
Richarlison (América)
Alano (Cruzeiro)
Eduardo (Atlético)

Destaque do Interior
Tupi

Destaque Nacional
América

Destaque Estadual
Atlético

Destaque Internacional
Cruzeiro

Destaque Especial
Tenista Marcelo Melo

Craque do Campeonato Mineiro

Craque do Brasileirão

Craque da Série B

Tags: cruzeiro atlético américa selefut interior mercadobola seriea americamg atleticomg cruzeiroec