None

UM MOMENTO NA HISTÓRIA

21 de abril histórico para o Coelho

postado em 23/04/2015 08:08 / atualizado em 09/12/2015 15:48

Arquivo EM
O dia 21 de abril de 1960 está na história do país pela inauguração de Brasília, capital idealizada pelo presidente Juscelino Kubitschek. Mas também marca um grande feito do América: naquele dia, o Coelho enfrentou o Corinthians, no Estádio da Alameda, e aplicou uma goleada histórica: 4 a 1. “O América marcou um dos mais expressivos feitos do futebol mineiro, nestes últimos anos, abatendo o Corinthians pela contagem de 4 a 1”, definiu o Estado de Minas.

O amistoso foi anunciado com toda a pompa, já que o Corinthians vinha de vitória sobre o Palmeiras (1 a 0, em 14 de abril) e empate com o Vasco (1 a 1, três dias depois), pelo Torneio Rio-São Paulo, e contava com dois campeões mundiais de 1958, o goleiro Gilmar e o lateral-esquerdo Oreco – Gilmar, no entanto, não veio para Belo Horizonte. “Os craques do Corintians (grafia da época) amanhã na Capital, para o grande jogo na Alameda. Um dos maiores espetáculos dos últimos tempos”, anunciou o EM, na véspera da partida.

Desde o início, o time americano, comandado pelo técnico Djalma, jogou de igual para igual com o alvinegro paulista. Logo aos 8min, num contra-ataque, Zuca marcou, depois de rebote do goleiro Cabeção num chute de Capeta. O Corinthians partiu para o ataque, em busca do empate. O Coelho aproveitou para ampliar ao 40min, com Capeta. O Timão descontou somente aos 20min da etapa final, com Joaquinzinho, mas o América não demorou a voltar a marcar, com Zuca, aos 28min, e Capeta, no minuto seguinte.

A vitória americana foi exaltada pelo EM: “O cotejo agradou bastante e serviu como mais uma prova de que o futebol mineiro não está à beira da falência e, pelo contrário, soergue-se a olhos vistos, tudo indicando que o campeonato deste ano será um dos melhores dos últimos tempos, uma vez que os grêmios estão trabalhando ativamente no sentido de arregimentar elementos de reais possibilidades”.

Os corintianos também enalteceram o futebol apresentado pelo América. “Parece-me que houve uma subestimação do adversário e, em todas as vezes que isso ocorre, o castigo é severo”, comentou o técnico Alfredo Ramos. “Vê-se falar que o futebol mineiro está mal, quando o que ocorre é justamente o contrário, baseando-me no nosso primeiro jogo. Os americanos estão realmente muito bons, correndo com disposição.”

MAIS INTERCÂMBIO
O jogador Oreco apontou o que acreditava faltar ao futebol mineiro na época: “O que está ocorrendo com o futebol montanhês é falta de um intercâmbio mais efetivo. Minas não tem se projetado no país, com mais proveito, exatamente porque não promove maior número de interestaduais (como os amistosos entre equipes de diferentes estados eram conhecidos na época)”.

O Corinthians continuou em Belo Horizonte e, no domingo, 24, fez amistoso contra o Atlético, no Independência, que terminou empatado por 1 a 1.

Tags: mnh