None

SÉRIE B

Com técnico mais longevo da Série B, América visita ABC, que estreia 7º comandante no ano

Enquanto Coelho quer seguir no G-4, time potiguar tenta milagre de sair do Z-4

postado em 17/10/2015 08:00 / atualizado em 16/10/2015 20:25

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press

A sequência de trabalho do técnico Givanildo Oliveira é um dos motivos da boa campanha do América na Série B do Campeonato Brasileiro. Em sua quarta passagem no Lanna Drumond, o pernambucano de 67 anos lidera o time que começa a 31ª rodada na terceira posição, com 51 pontos, e tenta hoje diante do ABC, às 16h30, no Frasqueirão, sua 16ª vitória no campeonato. Contra a equipe potiguar, o Coelho disputará o 60º jogo desde o retorno de Givanildo, em setembro de 2014. O retrospecto é positivo: 31 vitórias, 16 empates e 12 derrotas, com 61,5% de aproveitamento.

Com quase 400 dias seguidos de trabalho em Belo Horizonte, o técnico americano é o mais longevo da Série B. Todas as outras equipes mudaram o comando ao menos uma vez. Quem mais se aproxima de Givanildo são Dado Cavalcanti, do Paysandu, e Júnior Rocha, do Luverdense. Os dois trabalham em seus respectivos clubes desde fevereiro de 2015. Há, por outro lado, os que começaram há poucos dias: Charles Fabian (Bahia), Renan Freitas (Oeste), Roberto Cavalo (Criciúma) e Sérgio China (ABC). Veja a lista completa logo abaixo da ficha técnica

Até Botafogo e Vitória, primeiro e segundo colocados da Série B, modificaram suas comissões técnicas este ano. O clube carioca demitiu René Simões, em julho, e contratou Ricardo Gomes. Já o rubro-negro abriu mão de Claudinei Oliveira e trouxe Vágner Mancini. Com a experiência de quem já foi demitido do próprio América em 2012, Givanildo comenta as situações dos colegas de trabalho.

Ramon Lisboa/EM D.A Press
"O negócio ficou de um jeito bagunçado. Por que bagunçado? Por que em três ou quatro jogos (sem vitórias) já querem mandar embora. Deixa ver na competição. Se não for bem, na próxima não querem mais. E não é assim. Isso dificulta muito, por isso o exemplo citado de times que trocaram muitas vezes de treinador nesse período que estou aqui no América. Tem time que já fez isso e continua fazendo", afirma.

Rival do Coelho, o ABC é o clube da Série B que mais demitiu treinadores em 2015. Sérgio China, estreante no comando do alvinegro, aparece como sétimo da lista. Treinaram a equipe antes dele Roberto Fonseca, Josué Teixeira, Gilmar Dal Pozzo, Toninho Cecílio, Ademir Fesan e Hélio dos Anjos. Nenhum conseguiu emplacar bons números, e o time nordestino amarga 19 partidas sem vitória e a penúltima posição, com 24 pontos. "É difícil segurar treinador quando o resultado não vem. Começa pela torcida, depois passa pelos dirigentes, que são cobrados, e aí eles não aguentam. Em vez de tirarem 25 jogadores, vão tirar um treinador", diz Givanildo, ao avaliar o elevado número de troca de técnicos no futebol brasileiro.

Sincero, o comandante alviverde diz que em muitos casos o treinador recebe propostas mais vantajosas de outros clubes e precisa mudar os ares, mas ressalta a importância de valorizar um projeto de conquistas de títulos. "No meu contrato, desde que trabalho como treinador, tem uma cláusula que permitem os dirigentes me mandarem embora quando eles quiserem. Não há nada de multa, apenas a exigência de pagar os dias trabalhados. E da mesma forma que aparecer um time e eu achar que devo ir, eu vou. Mas entre o dinheiro e a possibilidade de ser campeão ou subir, eu prefiro ser campeão ou subir. Não há dinheiro que pague isso", conclui Givanildo Oliveira.

Time

Para encarar o ABC em Natal, o América tem algumas mudanças em relação à equipe que venceu o Macaé por 1 a 0, no Independência. Suspensos, o zagueiro Anderson Conceição e o volante Rodrigo Souza dão lugar a André e Tony. Já na ala direita, Walber, recuperado de lesão na coxa esquerda, reassume a titularidade na vaga do lesionado Pablo. No banco de reservas, a principal novidade é Bryan, livre de grave lesão muscular na coxa esquerda que o tirou dos gramados por três meses.

ABC X AMÉRICA

ABC
Saulo; Ednei, Adriano Alves, Suéliton e Marcílio; Fábio Bahia, Rafael Miranda, Erivélton, Ronaldo Mendes e Bismark; Rafinha
Técnico: Sérgio China

AMÉRICA
João Ricardo; André, Alison e Wesley Matos; Walber, Leandro Guerreiro, Tony, Mancini e Xavier; Marcelo Toscano e Richarlison
Técnico: Givanildo Oliveira

Motivo: 31ª rodada da Série B
Estádio: Frasqueirão, em Natal (RN)
Data: sábado, 17 de outubro de 2015
Horário: 16h30
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Assistentes: Neuza Inês Back (RS) e Elio Nepomuceno de Andrade Júnior (RS)

Longevidade dos técnicos da Série B do Brasileiro

1- Givanildo Oliveira: no América desde setembro de 2014
2- Dado Cavalcanti: no Paysandu desde fevereiro de 2015
3- Júnior Rocha: no Luverdense desde fevereiro de 2015
4- Leonardo Condé: no Sampaio Corrêa desde maio de 2015
5- Vagner Mancini: no Vitória desde junho de 2015
6- Marcelo Martelotte: no Santa Cruz desde junho de 2015
7- Mazola Júnior: no CRB desde junho de 2015
8- Ricardo Gomes: no Botafogo desde julho de 2015
9- Vagner Lopes: no Bragantino desde julho de 2015
10- Gilberto Pereira: no Atlético-GO desde julho de 2015
11- Nedo Xavier: no Boa desde julho de 2015
12- Josué Teixeira: no Macaé desde agosto de 2015
13- Gilmar Dal Pozzo: no Náutico desde setembro de 2015
14- Fernando Miguel: no Paraná desde setembro de 2015
15- Lisca: no Ceará desde setembro de 2015
16- Márcio Goiano: no Mogi Mirim desde setembro de 2015
17- Charles Fabian: no Bahia desde outubro de 2015
18- Renan Freitas: no Oeste desde outubro de 2015
19- Roberto Cavalo: no Criciúma desde outubro de 2015
20- Sérgio China: no ABC desde outubro de 2015

Tags: abcrn serieb futnacional técnico América Coelho Givanildo Oliveira