América
None

ESPECIAL

O adeus às chuteiras pretas

O tradicional modelo preto de chuteiras perde espaço em um mercado mais integrado ao milionário mundo do marketing. Jogadores viram "vitrines" de poderosas marcas

postado em 16/09/2014 07:00 / atualizado em 16/09/2014 10:30

Thiago Madureira /Superesportes



Ela, aos poucos, vai se despedindo. A chuteira preta, quase uma norma para os jogadores do passado, definitivamente perdeu espaço nos campos de futebol. É fácil observar esse fenômeno. Nem um dos 23 melhores atletas do mundo, segundo votação para a Bola de Ouro da Fifa, utiliza o tradicional calçado negro. Em Minas, o cenário é parecido. Todos os jogadores estampam nos pés as mais diferentes cores. A exceção é Guilherme, do Atlético, que alterna preto e verde limão.
Rodrigo Clemente/EM/D. A Press

A extinção do preto se deve à forte ligação do futebol com o marketing. Hoje, as grandes fornecedoras de materiais esportivos ‘controlam’ o que será usado em campo. Tudo é regido por acordos com a maioria dos atletas. Remunerados, eles seguem a cartilha à risca.

Segundo a nova tendência, os calçados, necessariamente, precisam luzir em campo. Ser visível para quem está bem acomodado no sofá assistindo ao jogo em casa e para os torcedores nas arquibancadas passou a ser essencial.

“A tendência do mercado é a opção por chuteiras com cores cada vez mais chamativas, que facilitam a visualização dos jogadores dentro do campo de jogo, tanto em jogos durante o dia quanto à noite. Faz parte da modernização do futebol”, explica o diretor de comunicação da Nike no Brasil, Alexandre Alfredo.

Rodrigo Clemente/EM/D. A Press
De acordo com as grandes fabricantes, as cores cada vez mais vivas também fazem parte de uma integração do esporte com novos elementos sociais. “Hoje, tanto jogadores profissionais quanto consumidores estão muito mais antenados sobre moda, música, cultura e demandam produtos diferenciados, até mesmo personalizados”, afirmou o gerente de calçados e acessórios de futebol da Adidas no Brasil, Victor Blecker.

A gama de cores e combinações é capaz de impressionar até mesmo as mentes mais criativas. Do branco ao prata, do verde limão ao laranja, do roxo ao vermelho. Até chuteiras com pares de cores distintas são usadas. No Cruzeiro, Neilton utiliza rosa no pé direito e azul, no esquerdo. É o modelo EvoSpeed, da Puma.

As cores mais usadas pelos atletas do Galo são verde e laranja. Maicosuel, um dos que abusam dessa extravagância, diz que muitas vezes o atleta não tem escolha. “Comecei a ver que as novas chuteiras lançadas eram em cores brilhantes. E todo jogador da Nike teria que usar aquele modelo, da mesma cor. Você tem que seguir o contrato. Mas eu não me incomodo, eu até gosto”.

Embora em menor número, os modelos mais discretos fazem a cabeça de outros jogadores. Os goleiros Fábio e Victor vestem o mesmo modelo (Adidas Predator Instinct), preto com detalhes vermelhos. Já o volante Henrique, do Cruzeiro, usa azul nos pés. “Cada perfil tem um tipo de chuteira, e o meu não é chamativo. Não gosto muito. Prefiro chuteira branca, preta ou azul. Quando há cores brilhantes eu não gosto. No meu caso, eles mandam o material que eu peço. A exigência que eles fazem é quando chega o modelo novo, que a gente use o mais rápido possível”.

Rodrigo Clemente/EM/D. A Press

O único atleta de Cruzeiro e Atlético a atuar com a chuteira preta é o armador Guilherme. Neste mês, o jogador ficou sem patrocínio. Para não expor a marca, ele pintou o calçado na cor preta e agora aguarda novas ofertas. Contra o Grêmio, usou verde limão.

Rodrigo Clemente/EM/D. A Press

Assédio começa cedo

Sondadas, as marcas não revelam números desse mercado competitivo e lucrativo. Certo é que representantes, com livre acesso aos clubes, abordam os atletas cada vez mais cedo. O assédio começa na base e em torneios de categorias inferiores. Foi o que ocorreu com o cruzeirense Judivan, de 19 anos. Ele chegou ao profissional este ano, mas desde 2012 já trabalha com materiais da Nike. "Eles me viram jogar na base, se interessaram e acertamos tudo. Pra mim foi uma realização profissional porque sempre me inspirei no Ronaldo Fenômeno, que sempre usou Nike”. O contrato dele vai até 2017.

Na base, quem não tem patrocínio também acaba se influenciando pelas marcas. O atacante Bruno Sávio, campeão e artilheiro da última Taça BH, com nove gols, usa modelos caros, coloridos, mesmo sem receber por isso. "Tenho chuteiras da Nike e da Adidas que são compradas pelo meu empresário. Prefiro usá-las porque são mais confortáveis e todo grande jogador as utiliza”.

Edesio Ferreira/EM/D.A Press

Polarização das marcas
O mercado brasileiro está polarizado entre Nike e Adidas. Em Minas, não é diferente. Na última partida contra o São Paulo, nove titulares do Cruzeiro usaram Adidas (Fábio, Mayke, Leo, Ceará, Nilton, Lucas Silva, Ricardo Goulart, Marcelo Moreno e Alisson) e dois Nike (Dedé e Everton Ribeiro). Pelo lado alvinegro, a Nike liderou no duelo com o Grêmio: Marcos Rocha, Emerson Conceição, Leandro Donizete, Tardelli, Luan, Carlos e Dátolo. A Adidas tem quatro clientes: Victor, Leonardo Silva, Claudinei e Jemerson.

{'id_site': 1, 'imagem_destaque': 'ns1/app/foto_126510467054/2014/09/15/5945/20140915215618936339u.JPG', 'id_content': 2907404L, 'url': 'https://www.mg.superesportes.com.br/app/fotos/futebol/futebol-nacional/2014/09/15/galeria_futebol_nacional,5945/as-chuteiras-dos-dias-de-hoje.shtml', 'titulo_destaque': 'As chuteiras dos dias de hoje', 'id_pk': 5945L, 'id_conteudo': 2907404L, 'id_aplicativo': 11, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'As chuteiras dos dias de hoje', 'id_treeapp': 155, 'descricao_destaque': 'Novos cal\xe7ados do futebol s\xe3o Leves, coloridos, confort\xe1veis e personalizados', 'schema': 'foto_126510467054'}

{'id_site': 1, 'imagem_destaque': 'ns1/app/foto_126510467054/2014/09/15/5944/20140915214830697067u.jpg', 'id_content': 2907387L, 'url': 'https://www.mg.superesportes.com.br/app/fotos/futebol/futebol-nacional/2014/09/15/galeria_futebol_nacional,5944/as-chuteiras-que-ficaram-no-passado.shtml', 'titulo_destaque': 'As chuteiras que ficaram no passado', 'id_pk': 5944L, 'id_conteudo': 2907387L, 'id_aplicativo': 11, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'As chuteiras que ficaram no passado', 'id_treeapp': 155, 'descricao_destaque': 'Cal\xe7ado usado no futebol evoluiu na qualidade dos materiais', 'schema': 'foto_126510467054'}

Tags: selefut americamg interiormg futinternacional seriea serieb ligadoscampeoes ligaeuropa seriec seried copadobrasil cruzeiroec atleticomg